Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Sequência de AULAS sobre Biodiversidade e Biomas


AULAS 1 e 2 “Biodiversidade”
- Biodiversidade está relacionada com a diversidade de vida (seja do Reino Animal/Vegetal/Monera/Fungi/Protista/Vírus)
- A Biodiversidade está presente em qualquer lugar do Planeta Terra, mas os locais com muita biodiversidade são chamados de Mananciais de Megadiversidade Biológica.
> estão concentrados na área Inter-Trópicos (ou Zona Tropical do globo) e um pouco na zona Temperada.
> 12 países do planeta Terra concentram de 60% a 70% da Biodiversidade Mundial: Brasil, Colômbia, Peru, Equador, México, Madagascar, República Democrática do Congo, Índia, China, Indonésia, Malásia e Austrália.

> Mapa dos “Locais com Megadiversidade Biológica”.
(http://profwladimir.blogspot.com.br/2014/09/atividade-mapa-dos-locais-com.html)
1) Título: “Locais com Megadiversidade Biológica no Mundo”.
2) Escala: 1 = 30.000.000
3) Escrever o nome dos 5 Paralelos (Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Antártico)
4) Legenda:
[] Países com Megadiversidade Biológica (Brasil, Colômbia, Peru, Equador, México, Madagascar, República Democrática do Congo, Índia, China, Indonésia, Malásia e Austrália).
[] Zona Climática Tropical (fazer linhas entre os Trópico de Câncer e de Trópico de Capricórnio)

AULAS 3 e 4: “Biomas e Ecossistemas”

- Biomas = uma região de biodiversidade com grupos similares.
- Ecossistemas = designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades, ou seja, leva em conta a biodiversidade e elementos como temperatura, pressão, salinidade, umidade, luz, chuva, vento, etc. Dentro de um bioma podemos ter ecossistemas diferentes, caso da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica (presentes no bioma das Florestas Tropicais).
-  Os Biomas já estão muito degradados pelo ser humano, mas os principais são:
> Floresta Tropical = Américas do Sul e Central, Centro da África, Índia e Sudeste Asiático.
> Floresta Temperada = sul do Chile, EUA, Europa Ocidental e Lesta da China.
> Taiga, Floresta boreal ou de coníferas = Canadá/Rússia/Finlândia/Suécia/Coréias.
> Tundra e Alpino = N do Canadá/Rússia
> Deserto e Semi-desertos (ou Subarbustivo Desértico) = patagônia, Atacama, Saara, caatinga, angola e Namíbia, Austrália, oriente médio, centro da Ásia, México e sul dos EUA.
> Cerrado ou Savana = centro do Brasil e Venezuela, centro-norte e centro-sul da África, sul da Índia, norte da Austrália.
> Pradaria de Clima Temperado (Estepes) ou Campo Temperado = sul do Brasil, Uruguai, oeste dos EUA, sul da Rússia e Mongólia, Norte da China, norte dos EUA e sul do Canadá.
> Vegetação de Montanhas (arbustos?) = Andes, Monte Quilimanjaro, Montanhas Rochosas dos EUA, Himalaia.
> Vegetação Mediterrânea e florestas e Bosques Esclerófilos = oeste dos EUA, norte do Chile, sudoeste da África do Sul, sul da Austrália e região do Mar Mediterrâneo (entre norte da África e sul da Europa).
> Área Úmida ou Brejos, Mangues e Pântanos = pântanos, planícies, lagos e deltas pelo mundo.

> Exercício com Mapa sobre Biomas e Ecossistemas do Brasil.
Pode ser no mapa abaixo também:

"Mapa de Biomas Brasileiros"
Escala (1: 7.000.000)
"Mapa dos Ecossistemas Brasileiros"
Escala (1: 7.000.000)

AULAS 5 e 6:Desmatamento”
- Os Biomas e Ecossistemas do Planeta Terra estão cada vez mais degradados.
- As florestas estão perdendo boa parte de sua vegetação original.
- Todas as sociedades desmatam, mas a sociedade Capitalista é a que mais desmata, pois as florestas significam lucro e custo de produção.
- As florestas são transformadas em matéria-prima de produtos industrializados (para as indústrias madeireiras, de celulose, etc), sendo que em seus locais são construídos cidades, plantações agrícolas, pastos para a pecuária, etc.

- Importância de se preservar as florestas: preservam a biodiversidade local (mantém a cadeia alimentar, etc), mantém a permeabilidade do solo e diminui riscos de enchentes, impede a erosão (que pode até assorear um rio) e o desmoronamento de terras de encostas, deixa o ar com mais Oxigênio, mantém a umidade relativa do ar alta,  reduz danos de desastres ambientais (ex: a força de um tsunami é menor em um local com floresta original preservada, servindo de “para-choque natural”), etc.
Mapa das Florestas Originais e Florestas Remanescentes
Fonte: http://www.unep-wcmc-apps.org/forest/original.htm



Cobertura florestal no estado de SP

> Atividade sobre desmatamento da Mata Atlântica em SP (http://profwladimir.blogspot.com.br/2014/09/atividade-sobre-mata-atlantica.html)

AULAS 7 e 8: “Desenvolvimento Sustentável”
- O Desenvolvimento Sustentável é uma idéia que só pode surgir na sociedade capitalista, sendo incompatível numa sociedade que não concebe a natureza como recurso natural (como a indígena e a socialista).
- o capitalista criou esta idéia de Desenvolvimento Sustentável porque estava destruindo muito a natureza e porque percebeu que a “sustentabilidade” é um rentável nicho de mercado.
- o termo “desenvolvimento sustentável” não é um conceito, mas uma idéia que pretende encontrar soluções para problemas de esgotamento, poluição das riquezas naturais, num futuro... Idéia genérica que abstrai a realidade, oculta a complexidade, a reflexividade do modo de produção de mercadorias, cria uma espessa cortina de fumaça sobre a apropriação dos territórios, a existência de classes sociais, dificulta a análise crítica.
- A idéia de Desenvolvimento Sustentável é insustentável, nunca ocorrerá numa sociedade capitalista e o indígena não precisa deste conceito porque isso já faz parte de sua existência. Impossível no capitalismo se desenvolver sem destruir (mantendo as coisas).
-A Idéia de Desenvolvimento Sustentável começa a ser formatada na Primeira Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (em 1978) e sofreu forte influência do “Clube de Roma” (formado no final da década de 1960, dizendo que a terra tinha recursos naturais limitados e defendia como solução o controle de natalidade e do crescimento econômico dos países pobres). Estas idéias elitistas e preconceituosas foram amenizadas no relatório “Nosso Futuro Comum” (publicado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1987) ao dizer que não são os países pobres os maiores responsáveis pela devastação do planeta, mas os países mais ricos, que consomem mais recursos e geram mais poluição. O relatório “Nosso Futuro Comum” foi assinado pelos representantes dos países na Eco-92, já com nome de Agenda 21. A idéia de Desenvolvimento Sustentável foi consagrada no ECO-92, sendo entendida como meta a ser atingida pelos países e está presente até os nossos dias.
- A idéia de desenvolvimento sustentável utiliza-se de uma idéia equivocada de meio ambiente, pois separa o meio externo do homem, retirando a sociedade de suas análises. É uma lenda, um mito, uma idéia para o futuro.
-Este ideário mantém o modo de produção de mercadorias e atribui “os problemas aos desvios do “modelo” de cada país, e não ao modo de produção dominante”. (...) um ajuste das “responsabilidades”, pois todos passaram a ser responsáveis pelos problemas de esgotamento e poluição dos recursos.
-Na Agenda 21 temos a idéia de que a “preservação e a conservação” dos recursos naturais poderão provocar a “inclusão” social.
- Um dos grandes questionamentos a serem colocados é de que o Desenvolvimento Sustentável e uma relação sustentável entre Sociedade-Natureza só poderá se realizar em uma sociedade que não seja capitalista. Temos de nos perguntar que tipo de sociedade tem de ser construído para se atingir tal objetivo?

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Duas atividades com Mapa sobre Negros no Brasil


 Mapa da Distribuição Espacial da População, segundo a cor ou raça – Pretos e Pardos
Segundo o Censo do IBGE de 2010, 43,1% da população brasileira declararam pardos e o maior percentual desse contingente estava na Região Norte (66,9%), sendo que todas as regiões revelaram percentuais acima dos 35%, exceto o Sul, com 16,5%. Ainda segundo o censo, 7,6% dos entrevistados se declararam pretos, e seu maior percentual estava no Nordeste (9,5%), com o Sudeste (7,9%) a seguir, enquanto a Região Sul mostrou o menor percentual (4,1%).
Em cima deste mapa, bolei esta atividade:
"MAPA DA POPULAÇÃO DE PELE PRETA E PARDA NO BRASIL"
[] Até 10,00% (RS e SC)
[] De 10,01% a 25,00% (PR)
[] De 25,01% a 50,00% (SP, RO, MT)
[] De 50,01% a 75,00% (MS, GO, DF, RJ, PA, AM, RR)
[] De 75,01% a 100% (AC, MG, TO, ES, BA, SE, AL, RN PE, PB, CE, MA, PI, AP)



1) Título: "Mapa da População de Pele Preta no Brasil"
2) Legenda:
[] 15 - 20% (Ba)
[] 10 - 15% (RJ)
[] 7 - 10% (MG, ES, MT)
[] 5 - 7% (SP, GO, DF, TO, RO, RR, AP, Ma, Pi, Pe, AL)
[] 3 - 5% (RS, MS, AC, Pa, Se, RN, PB)
[] 0 - 3% (SC, PR, AM, Ce)

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

PERGUNTAS do FILME “WARRIORS – os selvagens da noite”

PERGUNTAS do FILME “WARRIORS – os selvagens da noite”

____


1) Por que estava ocorrendo a Reunião de Gangs? O que eles queriam?

2) Quem participava das Gangs? Por que estas pessoas participavam?

3) Explique porque os Warriors fugiam? Para onde eles iam?

4) Qual o significado da pixação?


5) Explique porque os Warriors tinham dificuldade de chegar ao seu bairro? Relacione resposta com a discussão de território.

6) Faça um mapa do filme.
> os Warriors passaram pelo território de muitas gangs (TurnBull ACs, Orphans, Beisebol Furies, Lizzies e Rollers), além de policiais.


____


PS: Os Warriors moravam em Coney Island e os Rogues mataram o Cyrus dos Riffs.