Trabalhar estas sequências de aulas com o 6 ano do Ensino Fundamental. Alguns conteúdos podem ser trabalhados em outras séries do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, com a devida adaptação.
Aulas: Paisagem da Sociedade Capitalistas (trabalhar vários conceitos)
Desenvolver habilidades de observação, descrição, análise e síntese.
https://profwladimir.blogspot.com/2012/05/atividade-de-paisagem-regionalizacao-e.html

Passar esta paisagem e exercícios (https://profwladimir.blogspot.com/2012/05/atividade-de-paisagem-regionalizacao-e.html) para falar sobre paisagem da sociedade capitalista e a relação campo-cidade.
1) Descreva a paisagem humana (ou cultural ou humanizada).
2) Descreva a paisagem natural.
3) Diga o que há no Campo.
4) Diga o que há na Cidade.
5) Quais são as atividades produtivas:
a) do Campo =
b) da Cidade =
6) Observando a imagem, diferencie:
a) agricultura familiar =
b) agricultura mecanizada =
7) Diga quais são as desigualdades sociais do Campo e na Cidade.
8) Relate os problemas ambientais.
9) Dê soluções para os problemas ambientais.
Dá para trabalhar com estes materiais também:
https://profwladimir.blogspot.com/2014/11/atividade-descricao-da-paisagem.html
https://profwladimir.blogspot.com/2012/09/mudancas-de-paisagem-charge-de-robert.html
Aulas: Paisagem e Sociedade
Trabalhar "conceitos de sociedade e natureza" ao descrever "paisagem natural" e "paisagem humanizada ou cultural".
Trabalhar significado de urbano e rural, campo e cidade, desigualdades sociais no campo e na cidade.
O que define a razão de ser "cidade" ou "campo" são as "atividades produtivas" realizadas nestes territórios, sendo que esta distinção somente surgirá na sociedade capitalista.
Aulas: Paisagem do entorno da escola
Aulas: Problemas Ambientais
Trabalhar significado do conceito de natureza, meio ambiente, seres humanos, problemas ambientais (desmatamento e os tipos de poluições).
Aulas: Conceito de Natureza
https://profwladimir.blogspot.com/2018/09/exercicios-do-documentario-entre-rios.html
1) Qual o nome dos 2 RIOS que São Paulo foi construída no meio?
2) Qual era a inovação de saneamento básico que tinha nos bairros-jardins dos ricos?
3) O que os prefeitos fizeram com os rios de São Paulo no início do Século 20?
4) Quando a cidade de São Paulo cresceu no início do Século 20, ela ficará presa entre quais outros 2 rios?
5) O que há embaixo da maioria das avenidas e ruas de São Paulo? O que acontece com eles quando chove muito?
6) Qual a diferença do Plano de Avenidas de São Paulo com as que ocorreram em outras cidades do mundo (Paris, Viena e Moscou)?
Exercícios de Lateralidade, Localização e Referência.
Aulas: Paisagem da Sociedade Capitalistas (trabalhar vários conceitos)
Desenvolver habilidades de observação, descrição, análise e síntese.
https://profwladimir.blogspot.com/2012/05/atividade-de-paisagem-regionalizacao-e.html
Passar esta paisagem e exercícios (https://profwladimir.blogspot.com/2012/05/atividade-de-paisagem-regionalizacao-e.html) para falar sobre paisagem da sociedade capitalista e a relação campo-cidade.
1) Descreva a paisagem humana (ou cultural ou humanizada).
2) Descreva a paisagem natural.
3) Diga o que há no Campo.
4) Diga o que há na Cidade.
5) Quais são as atividades produtivas:
a) do Campo =
b) da Cidade =
6) Observando a imagem, diferencie:
a) agricultura familiar =
b) agricultura mecanizada =
7) Diga quais são as desigualdades sociais do Campo e na Cidade.
8) Relate os problemas ambientais.
9) Dê soluções para os problemas ambientais.
Dá para trabalhar com estes materiais também:
https://profwladimir.blogspot.com/2014/11/atividade-descricao-da-paisagem.html
https://profwladimir.blogspot.com/2012/09/mudancas-de-paisagem-charge-de-robert.html
Aulas: Paisagem e Sociedade
Trabalhar "conceitos de sociedade e natureza" ao descrever "paisagem natural" e "paisagem humanizada ou cultural".
Trabalhar significado de urbano e rural, campo e cidade, desigualdades sociais no campo e na cidade.
O que define a razão de ser "cidade" ou "campo" são as "atividades produtivas" realizadas nestes territórios, sendo que esta distinção somente surgirá na sociedade capitalista.
Atividade sobre paisagem do entorno da escola e suas atividades produtivas.
Saia dos alunos da sala de aula e peça para eles observarem a paisagem do entorno e responder as seguintes questões:
1) Quais são os elementos naturais da paisagem do entorno da escola?
2) Quais são os elementos humanos/culturais da paisagem do entorno da escola?
3) Observe o entorno e assinale com um X nos parênteses o que estiver presente:
( ) Igreja
( ) Escola
( ) Pecuária
( ) Agricultura
( ) Mercado
( ) Posto de Saúde
( ) Hospital
( ) Extrativismo Mineral
( ) Extrativismo Vegetal
( ) Shopping Center
( ) Biblioteca
( ) Indústria
( ) Padaria
( ) Moradias
( ) Rio
( ) Vegetação
( ) Supermercado
( ) Museu
( ) Posto de Gasolina
( ) Oficina Mecânica
4) Desenhe a paisagem visualizada no entorno da escola.
5) Observe a imagem abaixo e diga quais desse problemas ambientais existem no lugar aonde você mora? Identifique-os e proponha soluções a eles.
6) Pinte a paisagem da gravura acima.
Aulas: Problemas Ambientais
Trabalhar significado do conceito de natureza, meio ambiente, seres humanos, problemas ambientais (desmatamento e os tipos de poluições).
Aulas: Conceito de Natureza
- O planeta Terra é um conjunto de partes autônomas e integradas, reunidas pela lei da gravidade, lei da unidade do planeta, extensiva à unidade do universo.
- Definição de Natureza = são as 4 esferas (biosfera, atmosfera, litosfera, hidrosfera), que são autônomas, mas interdependentes/articuladas.
- Ser Humano é e não é natureza ao mesmo tempo, pela sua condição racional. Homem faz parte da Biosfera e da Natureza, pois é Fauna (animal racional). Fazem parte da Biosfera todas as construções que o Homem realiza, seja um computador, prédio, carro, etc. O Ser Humano é e não natureza ao mesmo tempo, pois é uma natureza racional (“o homem é a natureza que toma consciência de si mesma”).
ATIVIDADE
ATIVIDADE
Ø Divisão dos alunos em 4 grupos:
- BIOSFERA;
- ATMOSFERA;
- LITOSFERA;
- HIDROSFERA.
- Grupos farão Cartolinas com colagens de imagens relativas às esferas.
Os alunos poderão fazer esta atividade individualmente, pedindo para eles recortarem em revistas imagens das 4 esferas da natureza e colar em folhas de sulfite de forma a distingui-los e diferenciá-los.
Aulas: Paisagem, Identidade e Memória
Debater que os seres humanos possuem uma Identidade Territorial, além de que a paisagem não é fixa ou imutável, pois o ser humano e a natureza a modifica com o tempo.
Trabalhar com a música, fotos da Avenida Paulista e fazer alunos refletirem sobre identidade territorial deles (observarem e lembrarem as mudanças espaciais no bairro aonde moram).
1) A música fala de qual lugar?
2) Qual é a reclamação ou lamentação presente na música “Tradição” de Geraldo Filme?
3) Apesar das mudanças, o que de positivo persistiria na música “Tradição” de Geraldo Filme?
4) Descreva a paisagem da fotografia de 1891?
2) Qual é a reclamação ou lamentação presente na música “Tradição” de Geraldo Filme?
3) Apesar das mudanças, o que de positivo persistiria na música “Tradição” de Geraldo Filme?
4) Descreva a paisagem da fotografia de 1891?
5) O que mudou da foto de 1891 para a de 1952? Quais são os dois meios de transporte encontrados na segunda foto?
6) O que mudou da foto de 1891 para 2013?
7) Como era pautada a economia do Brasil no século XIX? Qual era a característica da Avenida Paulista em 1891?
8) Tinha condições da Avenida Paulista (e do Brasil) continuarem como eram nos dias de hoje? Por que a Avenida Paulista mudou?
8) Tinha condições da Avenida Paulista (e do Brasil) continuarem como eram nos dias de hoje? Por que a Avenida Paulista mudou?
"Tradição (vai no Bexiga pra ver)" - Geraldo Filme
Quem nunca viu o samba amanhecer
Vai no Bexiga pra ver, vai no Bexiga pra ver
O samba não levanta mais poeira
Asfalto hoje cobriu o nosso chão
Lembrança eu tenho da Saracura
Saudade tenho do nosso cordão
Bexiga hoje é só arranha-céu
E não se vê mais a luz da Lua
Mas o Vai-Vai está firme no pedaço
É tradição e o samba continua.
av paulista 1891 - inauguração
av-paulista-1905
av Paulista_1952
av paulista 2013
Aulas: Significado do Conceito de Ser Humano e de Tempo Humano e da Natureza/Geológico
Passar ou Trabalhar com este texto: https://profwladimir.blogspot.com/2013/07/trecho-de-livro-sobre-tempo-geologico.html
"Neste caso – se conseguíssemos espremer todos os 5 bilhões de anos em apenas um - , os primeiros seres vivos só surgiriam pela metade deste ano hipotético, mais precisamente em junho, e os mamíferos não apareceriam antes de se iniciar a segunda quinzena de dezembro. Os antropóides, precursores da nossa espécie, só apareceriam no último dia desse ano, e do Homo Sapiens só teríamos notícia quando faltassem pouco menos de 10 minutos para a meia-noite do dia 31 de dezembro.
Nesses minutos finais, aconteceria tudo aquilo que diz respeito à história dos homens. As primeiras cidades, por exemplo, só se constituiriam no último minuto, o Império Romano não teria durado mais de que 6 segundos e, quando faltassem apenas 3 segundos para terminar o ano, Colombo teria chegado à América. Menos de 2 segundos antes do final do dia 31, a geologia, ciência que estuda a Terra, teria sido fundada por James Hutton, e a descoberta da radioatividade, graças à qual foi possível estabelecer a própria escala geológica de tempo, só aconteceria no último segundo desse ano tumultuado, que no tempo normal corresponderia ao início do século XX.
Como se vê, a história dos homens, comparada à história da natureza, tem um significado equivalente ao que alguns segundos têm para um ano inteiro."
(CARVALHO, Marcos Bernardino de. O que é Natureza?. São Paulo: Brasiliense, 2003, p. 18-19).
Trabalhar com música do Raul Seixas.
1) A música fala de tempo humano ou tempo geológico/natural?
2) Descreva de 6 eventos históricos descritos na música.
3) Diga o que é mentira na música.
4) Explique a história da música.
5) Como era o Brasil à 10 mil anos atrás.
Aulas: Filme Croods com exercícios
EXERCÍCIOS do filme "CROODS".
1) A família Croods representa qual fase da Pré-História?
2) O personagem Guy representa qual fase da Pré-História?
3) Explique como os primeiros humanos registravam suas ações? E geralmente qual tema eles representavam?
4) O pai da família Croods gostava de proteger a sua família. Do que ele tinha medo?
5) Explique os seguintes conceitos:
a) Nômades.
b) Sedentários.
c) Caçadores.
d) Coletores.
6) Onde viviam/moravam os Croods?
7) Por que a filha mais velha dos Croods não gostava de morar lá?
8) Como os Croods chamavam as estrelas na primeira vez que eles viram o céu à noite?
9) No final do filme o que o pai da família Croods desenha nas paredes da caverna onde ele se encontra após a explosão?
10) O personagem Guy domina alguma coisa que fascina a Eep e sua família. O que é? E por que isso muda a forma de viver dos homens pré-históricos?
11) Para onde Guy e a família CROODS estavam indo? Porque?
12)Qual foi a sua cena preferida? E por que?
13) Exponha sua opinião sobre o filme de animação.
Aulas: Formação da Vida no Planeta Terra
Passar este vídeo para os alunos: https://www.youtube.com/watch?v=ZQOg9ywNTxA
Aulas: Evolução do Ser Humano no Planeta Terra
Trabalhar conceitos de Pré-História, Sedentarismo, Nomadismo e Evolução dos Seres Humanos.
Alunos poderão ser divididos em grupos e representarem evolução para o Homo Sapiens Sapiens.
Aulas: Análise da Paisagem na História (ampliar reflexão sobre sociedade e paisagem)
1) Descreva a paisagem da primeira fotografia?
2) Quais elementos da paisagem sofreram modificações entre 1887 e 1892?
3) Na fotografia tirada em 1920 podemos notar a presença de um novo modo de transporte. Qual é ele?
4) Descreva o largo São Bento em 2008. O que mudou na paisagem desde 1887?
5) Por que o largo São Bento mudou?
Aulas: Formação da Cidade de São Paulo (introdução)
Aulas: Filme "Entre Rios" (com exercícios)
1) Qual o nome dos 2 RIOS que São Paulo foi construída no meio?
2) Qual era a inovação de saneamento básico que tinha nos bairros-jardins dos ricos?
3) O que os prefeitos fizeram com os rios de São Paulo no início do Século 20?
4) Quando a cidade de São Paulo cresceu no início do Século 20, ela ficará presa entre quais outros 2 rios?
5) O que há embaixo da maioria das avenidas e ruas de São Paulo? O que acontece com eles quando chove muito?
6) Qual a diferença do Plano de Avenidas de São Paulo com as que ocorreram em outras cidades do mundo (Paris, Viena e Moscou)?
Aulas: Linguagem dos Mapas
Aulas: Exercícios de Lateralidade, Localização e Referência
Dá para realizar esta atividade na escola ou com este material abaixo:
Aulas: Orientação, Localização e Referência (com Exercícios)
Aulas: Linhas Imaginárias
Paralelos e Meridianos (conceito)
Aulas: Meridianos e Paralelos
Aulas: Coordenadas Geográficas
Paralelos e Meridianos (conceito)
Alunos farão círculo com compasso em uma ou duas folhas de sulfites e o recortarão identificando os hemisférios/linhas imaginárias e a localização do Brasil.
Também dá para entregar esta cópia ao alunos, só pedindo para eles recortarem e identificarem o Brasil:
Aulas: Exercícios de Coordenadas Geográficas
https://profwladimir.blogspot.com/2019/12/exercicios-de-coordenadas-geograficas.html
https://profwladimir.blogspot.com/2019/12/exercicios-de-coordenadas-geograficas.html
Latitude Longitude a b c d e f g h i
Aulas: Título e Legenda dos Mapas
Aulas: Exercícios do Mapa de um País Imaginário
Pedir para alunos fazerem um "Mapa de um País Imaginário", criando fronteiras do país, das cidades, legenda de cores e legenda de símbolos.
Aulas: Escala
Escala Geográfica: https://profwladimir.blogspot.com/2012/02/mapas-com-diferentes-escalas.html

1: 1.000.000
1: 250.000
1: 100.000
1: 50.000
Escala Cartográfica
Aulas: Exercícios de Escala Cartográfica
Qual a distância em linha reta entre os pontos A e B.
Resposta:
12.000cm X 6cm = 720Km ou 720.000cm
Aulas: Continentes e Oceanos (com atividade de Mapa)
- O Planeta Terra possui cerca de: 3/4 de água (71%) e 1/4 de terras emersas (29%).
- O Hemisfério Norte possui 40% de terras emersas e 60% de água.
- O Hemisfério Sul possui 19% de terras emersas e 81% de água.
- Destes 29% de terras emersas no Planeta Terra = 15% é deserto e terra gelada, 7% de florestas boreais e tropicais e somente 7% é modificada pelo homem, sendo uma participação muito pequena.
- Destes 29% de terras emersas no Planeta Terra = 15% é deserto e terra gelada, 7% de florestas boreais e tropicais e somente 7% é modificada pelo homem, sendo uma participação muito pequena.
- As terras emersas se dividem em ilhas e em 6 continentes (Oceania, Antártida, América, África, Ásia e Europa).
- Dos 71% de água = somente 2,06% é de água doce e 97,04% é água salgada.
- Somente 0,01% da água doce serve para aproveitamento humano.
- Água doce são = rios, lagos, geleiras e água subterrânea/lençol freático.
- Água Salgada são 5 oceanos (Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico) e mares (que podem ser aberto/costeiro, interior/continental ou fechado/isolado).
> Realizar Mapa:
Aulas: Atividade com Cartolina sobre Continentes
Dividir alunos em grupos e pedir para cada grupo representar o mapa de 1 dos 6 continentes do planeta Terra e destacar 5 bandeiras de cada país.
Aulas: Atividade sobre Continentes
Os países de cada continente:
- A Ásia tem 47 países e 3 territórios de soberania nacional
- A América tem 35 países e 20 territórios de soberania nacional
- A África tem 54 países e 4 territórios de soberania nacional
- A Europa tem 43 países e 10 territórios de soberania nacional
- A Oceania tem 14 países e 11 territórios de soberania nacional
Responder questões sobre qual continente tem mais ou menos países, qual tem maior ou menor área, qual tem mais e menos população
ATIVIDADE 4
- O planeta Terra é um conjunto de partes autônomas e integradas, reunidas pela lei da gravidade, lei da unidade do planeta, extensiva à unidade do universo.
Texto completo em:
- Os Biomas e Ecossistemas do Planeta Terra estão cada vez mais degradados.
Fonte: http://www.unep-wcmc-apps.org/forest/original.htm
Influencia o ser humano: cultivos agrícolas, costumes, alimentação, modo de vestir, etc.
É determinado pelo Sol, Oceanos, Vulcões, Formato do Planeta Terra, Inclinação do Planeta Terra em Relação ao Sol, Massas de Ar, Seres Humanos, Movimentos do Planeta Terra, Barreiras topográficas (como relevo), Maritimidade, Altitude do Relevo, etc.
Ø Atividade sobre Tempo: descrever as condições de tempo (anotando horário, dia, vento, nuvens, temperatura, chuva, umidade relativa do ar) e interpretar uma imagem de satélite.

https://www.infoescola.com/meteorologia/massas-de-ar/
Mostrar as Massas de Ar Brasileiras e relacionar com ciclo hidrológico e tipos de chuva.
Exercícios sobre o tema.
- O Aquecimento Global e o Efeito Estufa também influenciam o Clima do Planeta Terra.
- Divisão da Atmosfera (“esfera do ar” com cerca de 1.000 Km da superfície terrestre até o Universo):
Aulas: Filme "As aventuras de Azur e Asmar" (com exercícios)
ATIVIDADE 1
1) Aonde se passa o filme no começo? Como era lá?
2) Como Azur e Asmar viviam na casa do pai de Azur?
3) Por que Asmar e sua mãe foram expulsos da casa do pai de Azur?
4) Como Azur chegará na terra de Asmar? Aonde era lá?
5) Por que as as pessoas da terra de Asmar tinham preconceito com Azur? O que você acha disso?
6) O que Azur fará para não sofrer preconceito?
7) O que Azur e Asmar estavam fazendo? Qual era a missão deles?
8) Como as pessoas viviam na terra de Asmar?
ATIVIDADE 2
Pesquise e Diferencie os 3 conceitos:
1) Preconceito =
2) Discriminação =
3) Racismo =
Azur não sofreu racismo, mas uma "discriminação física" por causa de seus "olhos azuis" (que diziam ser amaldiçoados).
Aliás, as pessoas de etnia branca no Brasil (e em muitos outros países no mundo) não podem sofrer racismo, mas "discriminação de cor/etno-racial", pois não sofreram ou passaram por um sistema de poder-político com escravidão.
ATIVIDADE 3
Os Dijins (ou Djinns) eram "seres imaginários" da cultura árabe, representam as forças da natureza, sendo "gênios do ar", tal como o gênio da história de "Alladin".
Existem "seres imaginários"na cultura (ou folclore) brasileiro? Quais são? Faça desenho de alguns e escreva sobre eles.
ATIVIDADE 4
Faça um mapa do filme.
Passos:
1) Colocar um título: "Mapa do filme 'As aventuras de Azur e Asmar'"
2) Coloque no mapa o nome dos Mares (Mediterrâneo e Vermelho) e dos Oceanos (Índico e Atlântico)
3) Coloque uma legenda e pinte/identifique/localize:
[] Europa
[] Mar Mediterrâneo
[] Países de Cultura Árabe
-> Viagem de Azur (sai da Europa, passa pelo mar Mediterrâneo e atinge o norte da África)
Aulas: Natureza e Sociedade
“Natureza e Sociedade”
- O planeta Terra é um conjunto de partes autônomas e integradas, reunidas pela lei da gravidade, lei da unidade do planeta, extensiva à unidade do universo.
- Definição de Natureza = são as 4 esferas (biosfera, atmosfera, litosfera, hidrosfera), que são autônomas, mas interdependentes/articuladas.
- Ser Humano é e não é natureza ao mesmo tempo, pela sua condição racional. Homem faz parte da Biosfera e da Natureza, pois é Fauna (animal racional). Fazem parte da Biosfera todas as construções que o Homem realiza, seja um computador, prédio, carro, etc. O Ser Humano é e não natureza ao mesmo tempo, pois é uma natureza racional (“o homem é a natureza que toma consciência de si mesma”). Dizer que o Homem é natureza não é um “acúmulo suficiente”.
- Sem natureza não há sociedade, sem sociedade não há natureza. Sem sociedade não há natureza porque foi o ser humano que deu nome aos objetos do mundo (seja um cachorro, árvore, montanha, rio). A natureza é um elemento concreto do mundo, sendo também o palco dos acontecimentos. Natureza também é um conceito, sendo uma construção humana e social. Portanto, natureza é um conceito social, sem sociedade não pode haver a idéia de natureza, até porque alguém disse que a natureza existe e certamente não foi o Planeta Terra ou um ser superior (deus). Sem natureza não há sociedade porque toda sociedade necessita da natureza para sobreviver, pois o homem bebe água, alimenta, respira, utiliza roupas, etc.
- É equivocada a visão que diz que o homem não pode interferir na natureza. Ele sempre vai interferir, só que com menor ou maior intensidade, de acordo com os interesses produtivos de cada sociedade.
Aulas: Filme "Avatar" (com exercícios)
1) O que Jake Sully fazia antes de ir à Pandora?
2) Por que Jake Sully foi aceito no Projeto Avatar?
3) Explique o Projeto Avatar?
4) Quais eram as intenções dos seres humanos no Planeta Pandora?
5) Diferencie:
a) Como os seres humanos se relacionavam com a natureza =
b) Como os Na'Vi se relacionavam com a natureza =
6) Para você, qual seria a melhor maneira de se relacionar com a natureza? Como atingir ?
7) Há a possibilidade de uma convivência pacífica entre humanos e Na'Vi em Pandora? Explique.
3) Explique o Projeto Avatar?
4) Quais eram as intenções dos seres humanos no Planeta Pandora?
5) Diferencie:
a) Como os seres humanos se relacionavam com a natureza =
b) Como os Na'Vi se relacionavam com a natureza =
6) Para você, qual seria a melhor maneira de se relacionar com a natureza? Como atingir ?
7) Há a possibilidade de uma convivência pacífica entre humanos e Na'Vi em Pandora? Explique.
Aulas: "Carta do Cacique Seattle" (com exercícios)
Refletir sobre as diferentes relações sociedade-natureza entre sociedades.
OBS: Dá para passar também o filme “Enterrem meu coração na curva do rio”.
Alunos responderão a estas perguntas do texto:
1) Na opinião de Chefe Seatle, porque o branco não pode comprar as terras dos indígenas?
2) Por que a terra é sagrada pros indígenas?
3) Para Chefe Seatle, como que o branco devem se portar na natureza e nas suas terras?
4) Compare as diferentes relações com a natureza :
a) do homem branco capitalista =
b) dos indígenas tradicionais =
5) Por que os indígenas dizem que o "homem pertence à terra" e não "a terra pertence ao homem"?
6) Por que a sociedade capitalista considera o ser humano superior à natureza? Qual a sua opinião à respeito sobre o tema?
Aulas: Desenvolvimento Sustentável
Reflexão:
- O Desenvolvimento Sustentável é uma idéia que só pode surgir na sociedade capitalista, sendo incompatível numa sociedade que não concebe a natureza como recurso natural (como a indígena e a socialista).
- o capitalista criou esta idéia de Desenvolvimento Sustentável porque estava destruindo muito a natureza e porque percebeu que a “sustentabilidade” é um rentável nicho de mercado.
- o termo “desenvolvimento sustentável” não é um conceito, mas uma idéia que pretende encontrar soluções para problemas de esgotamento, poluição das riquezas naturais, num futuro... Idéia genérica que abstrai a realidade, oculta a complexidade, a reflexividade do modo de produção de mercadorias, cria uma espessa cortina de fumaça sobre a apropriação dos territórios, a existência de classes sociais, dificulta a análise crítica.
- A idéia de Desenvolvimento Sustentável é insustentável, nunca ocorrerá numa sociedade capitalista e o indígena não precisa deste conceito porque isso já faz parte de sua existência. Impossível no capitalismo se desenvolver sem destruir (mantendo as coisas).
-A Idéia de Desenvolvimento Sustentável começa a ser formatada na Primeira Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (em 1978) e sofreu forte influência do “Clube de Roma” (formado no final da década de 1960, dizendo que a terra tinha recursos naturais limitados e defendia como solução o controle de natalidade e do crescimento econômico dos países pobres). Estas idéias elitistas e preconceituosas foram amenizadas no relatório “Nosso Futuro Comum” (publicado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1987) ao dizer que não são os países pobres os maiores responsáveis pela devastação do planeta, mas os países mais ricos, que consomem mais recursos e geram mais poluição. O relatório “Nosso Futuro Comum” foi assinado pelos representantes dos países na Eco-92, já com nome de Agenda 21. A idéia de Desenvolvimento Sustentável foi consagrada no ECO-92, sendo entendida como meta a ser atingida pelos países e está presente até os nossos dias.
- A idéia de desenvolvimento sustentável utiliza-se de uma idéia equivocada de meio ambiente, pois separa o meio externo do homem, retirando a sociedade de suas análises. É uma lenda, um mito, uma idéia para o futuro.
-Este ideário mantém o modo de produção de mercadorias e atribui “os problemas aos desvios do “modelo” de cada país, e não ao modo de produção dominante”. (...) um ajuste das “responsabilidades”, pois todos passaram a ser responsáveis pelos problemas de esgotamento e poluição dos recursos.
-Na Agenda 21 temos a idéia de que a “preservação e a conservação” dos recursos naturais poderão provocar a “inclusão” social.
- Um dos grandes questionamentos a serem colocados é de que o Desenvolvimento Sustentável e uma relação sustentável entre Sociedade-Natureza só poderá se realizar em uma sociedade que não seja capitalista. Temos de nos perguntar que tipo de sociedade tem de ser construído para se atingir tal objetivo?
Aulas: Biodiversidade
https://profwladimir.blogspot.com/2014/08/sequencia-de-aulas-sobre-biodiversidade.html
https://profwladimir.blogspot.com/2014/08/sequencia-de-aulas-sobre-biodiversidade.html
- Biodiversidade está relacionada com a diversidade de vida (seja do Reino Animal/Vegetal/Monera/Fungi/Protista/Vírus)
- A Biodiversidade está presente em qualquer lugar do Planeta Terra, mas os locais com muita biodiversidade são chamados de Mananciais de Megadiversidade Biológica.
· estão concentrados na área Inter-Trópicos (ou Zona Tropical do globo) e um pouco na zona Temperada.
> 12 países do planeta Terra concentram de 60% a 70% da Biodiversidade Mundial: Brasil, Colômbia, Peru, Equador, México, Madagascar, República Democrática do Congo, Índia, China, Indonésia, Malásia e Austrália.
> Mapa dos “Locais com Megadiversidade Biológica”.
(http://profwladimir.blogspot.com.br/2014/09/atividade-mapa-dos-locais-com.html)
Aulas: Biomas e Ecossistemas
https://profwladimir.blogspot.com/2012/06/mapas-mundi-biomas-e-vegetacao.html
https://profwladimir.blogspot.com/2012/02/brasil-mapas-de-biomas-ecossistemas.html
https://profwladimir.blogspot.com/2012/06/fotos-brasil-biomas.html
https://profwladimir.blogspot.com/2012/02/fotos-mapas-de-biomas-e-vegetacao.html
· estão concentrados na área Inter-Trópicos (ou Zona Tropical do globo) e um pouco na zona Temperada.
> 12 países do planeta Terra concentram de 60% a 70% da Biodiversidade Mundial: Brasil, Colômbia, Peru, Equador, México, Madagascar, República Democrática do Congo, Índia, China, Indonésia, Malásia e Austrália.
> Mapa dos “Locais com Megadiversidade Biológica”.
(http://profwladimir.blogspot.com.br/2014/09/atividade-mapa-dos-locais-com.html)
1) Título: “Locais com Megadiversidade Biológica no Mundo”.
2) Escala: 1 = 30.000.000
3) Escrever o nome dos 5 Paralelos (Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Antártico)
4) Legenda:
[] Países com Megadiversidade Biológica (Brasil, Colômbia, Peru, Equador, México, Madagascar, República Democrática do Congo, Índia, China, Indonésia, Malásia e Austrália).
[] Zona Climática Tropical (fazer linhas entre os Trópico de Câncer e de Trópico de Capricórnio)
Aulas: Biomas e Ecossistemas
https://profwladimir.blogspot.com/2012/06/mapas-mundi-biomas-e-vegetacao.html
https://profwladimir.blogspot.com/2012/02/brasil-mapas-de-biomas-ecossistemas.html
https://profwladimir.blogspot.com/2012/06/fotos-brasil-biomas.html
https://profwladimir.blogspot.com/2012/02/fotos-mapas-de-biomas-e-vegetacao.html
- Biomas = uma região de biodiversidade com grupos similares.
- Ecossistemas = designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades, ou seja, leva em conta a biodiversidade e elementos como temperatura, pressão, salinidade, umidade, luz, chuva, vento, etc. Dentro de um bioma podemos ter ecossistemas diferentes, caso da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica (presentes no bioma das Florestas Tropicais).
- Os Biomas já estão muito degradados pelo ser humano.
Distribuição da vegetação na superfície terrestre
Mundo - vegetação nativa
AULAS: “Desmatamento”
- Os Biomas e Ecossistemas do Planeta Terra estão cada vez mais degradados.
- As florestas estão perdendo boa parte de sua vegetação original.
- Todas as sociedades desmatam, mas a sociedade Capitalista é a que mais desmata, pois as florestas significam lucro e custo de produção.
- As florestas são transformadas em matéria-prima de produtos industrializados (para as indústrias madeireiras, de celulose, etc), sendo que em seus locais são construídos cidades, plantações agrícolas, pastos para a pecuária, etc.
- Importância de se preservar as florestas: preservam a biodiversidade local (mantém a cadeia alimentar, etc), mantém a permeabilidade do solo e diminui riscos de enchentes, impede a erosão (que pode até assorear um rio) e o desmoronamento de terras de encostas, deixa o ar com mais Oxigênio, mantém a umidade relativa do ar alta, reduz danos de desastres ambientais (ex: a força de um tsunami é menor em um local com floresta original preservada, servindo de “para-choque natural”), etc.
Mapa das Florestas Originais e Florestas Remanescentes
Mundo - Florestamento e Desflorestamento
AULAS: “Clima e Tempo"
- Tempo = combinações passageiras dos elementos do clima ou as condições meteorológicas de um lugar em determinado momento (muda de um dia para o outro e de hora em hora). Está relacionado à temperatura, chuvas, nuvens, vento, umidade relativa do ar, etc. Um dos principais determinantes são as massas de ar (que são porções de ar que adquirem temperatura e umidade dos lugares onde se originam).
– Clima = condições meteorológicas de um lugar que não mudam a cada momento que nem o Tempo. É um elemento importante na definição das diferentes paisagens do planeta Terra. Influencia o ser humano: cultivos agrícolas, costumes, alimentação, modo de vestir, etc.
É determinado pelo Sol, Oceanos, Vulcões, Formato do Planeta Terra, Inclinação do Planeta Terra em Relação ao Sol, Massas de Ar, Seres Humanos, Movimentos do Planeta Terra, Barreiras topográficas (como relevo), Maritimidade, Altitude do Relevo, etc.
Ø Atividade sobre Tempo: descrever as condições de tempo (anotando horário, dia, vento, nuvens, temperatura, chuva, umidade relativa do ar) e interpretar uma imagem de satélite.
AULAS: “Movimentos do Planeta Terra”
https://profwladimir.blogspot.com/2012/02/mapas-e-imagens-fuso-horario-rotacao-e.html
https://profwladimir.blogspot.com/2019/07/movimentos-da-terra.html
O planeta Terra realiza cerca de 14 movimentos, envolvendo a precessão, a nutação, a revolução, entre outros, mas se destacam a Rotação e a Translação.
Estes 14 movimentos influenciam o Clima do Planeta Terra, pois farão uma variação de intensidade de raios solares nos lugares diferentes do planeta Terra.

Translação: movimento que a Terra executa em torno do Sol de forma elíptica. Esse movimento influencia nas estações do ano. Se convencia dizer que o movimento de translação completa da Terra ao redor do Sol demora 365 dias e 6h (sendo que a 4 anos temos 1 dia a mais no ano, chamado de "bissexto" com o 29 de fevereiro), mas leva exatamente 1 "ano sideral" ou 365,256363 dias solares a uma velocidade orbital média de 29,78 km/s (ou 108 mil Km/h). A distância entre os dois (Terra e Sol) é de 147.500.000 km no Periélio (em 3 de janeiro) e de 152.500.000 km no Afélio (em 4 de julho).
https://profwladimir.blogspot.com/2012/02/mapas-e-imagens-fuso-horario-rotacao-e.html
https://profwladimir.blogspot.com/2019/07/movimentos-da-terra.html
O planeta Terra realiza cerca de 14 movimentos, envolvendo a precessão, a nutação, a revolução, entre outros, mas se destacam a Rotação e a Translação.
Estes 14 movimentos influenciam o Clima do Planeta Terra, pois farão uma variação de intensidade de raios solares nos lugares diferentes do planeta Terra.

Rotação: movimento realizado pelo planeta Terra em torno do próprio eixo no sentido de oeste para leste. Este é o movimento que determina a sucessão dos dias e noites. Se convencia dizer que dura 24h, mas a duração exata é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos (23h 56min 4,09s).
AULAS: “Clima, Translação e Estações do Ano”
1) Responda de acordo com o texto:
2) Cite uma característica de cada estação do ano:
3) Coloque ( V ) se for verdadeiro ou ( F ) se for falso:
4) Correlacione de acordo com o início e o término de cada estação do ano no hemisfério sul:
( )Início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro
5) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:
VERÃO – OUTONO – CHUVOSOS – INVERNO – PRIMAVERA
a) O verão possui dias geralmente ____________________.
ESTAÇÕES DO ANO
Em nosso planeta existem quatro diferentes períodos no decorrer do ano, a estes, chamamos de estações do ano. As estações do ano acontecem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol e pelo movimento de Translação realizado pelo Planeta Terra. O movimento do nosso planeta em torno do Sol, dura um ano. A este movimento dá-se o nome de movimento de Translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano.São elas: Primavera, Verão, Inverno e Outono.
A primavera ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.
É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.
No hemisfério sul, o verão tem início em 21 de dezembro e termina em 21 de março. Suas principais características são dias longos e quentes (temperatura elevada), mas também possui dias geralmente chuvosos.
O outono é a estação que marca a transição entre o verão e o inverno, no hemisfério sul ele se inicia em 20 de março e termina em 20 de junho. Por ser uma fase de transição entre o verão e o inverno, o outono apresenta características de ambas as estações: redução de chuvas, mudanças bruscas no tempo, nevoeiros em algumas regiões, entre outras. Entre outras características do outono, podemos citar a diminuição da umidade do ar, além do fato dos dias e das noites terem a mesma duração. É no outono que ocorrem as grandes colheitas, visto que as frutas já estão bastante maduras e começam a cair no chão.
O Inverno é mais fria estação do ano e se inicia no hemisfério sul em 21 de junho e termina em 23 de setembro.
O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.
Fonte: www.suapesquisa.com.br
1) Responda de acordo com o texto:
a) Por que acontecem as estações do ano?
b) O que é translação?
c) Em que hemisfério está localizado o Brasil?
d) O que acontece no inverno com algumas espécies de animais?
2) Cite uma característica de cada estação do ano:
a) Verão –
b) Outono –
c) Inverno –
d) Primavera –
3) Coloque ( V ) se for verdadeiro ou ( F ) se for falso:
( ) O verão é uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas.
( ) No outono ocorrem as grandes colheitas, visto que as frutas já estão bastante maduras e começam a cair no chão.
( ) Em nosso planeta existem três diferentes períodos no decorrer do ano, a estes, chamamos de estações do ano.
( ) O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas.
4) Correlacione de acordo com o início e o término de cada estação do ano no hemisfério sul:
( 1 ) Primavera
( 2 )Outono
( 3 ) Inverno
( 4 )Verão
( )Início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro
( )Início em 21 de junho e termina em 23 de setembro
( )Início em 21 de dezembro e termina em 21 de março
( )Início em 20 de março e termina em 20 de junho
5) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:
VERÃO – OUTONO – CHUVOSOS – INVERNO – PRIMAVERA
a) O verão possui dias geralmente ____________________.
b) O ________________ é a estação que marca a transição entre o verão e o inverno.
c) A _________________________ é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas.
d) No ___________________ em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.
AULAS: “Zonas Climáticas”
- O planeta Terra tem 3 zonas climáticas/térmicas ou 3 grandes áreas com características climáticas semelhantes.

- Isto ocorre por 3 motivos, que influenciam na incidência de raios solares:
1) formato do Planeta Terra (esférico e achatado nos polos, o chamado "Geóide");
2) a Inclinação Axial ou Obliquidade do Planeta Terra em relação ao Sol (é o ângulo entre o eixo de rotação e seu plano orbital, ele permanece confinado entre 21,8° e 24,4°. Atualmente, ela é de 23°26'14'' mas se recupera cerca de 0.46" por ano o 1 grau a cada 7800 anos. Este eixo oscila em torno de um cone com um ciclo completo de 360 ° e dura 25.765 anos.)
3) influências dos movimentos do Planeta Terra (principalmente o de rotação e de translação).
1) formato do Planeta Terra (esférico e achatado nos polos, o chamado "Geóide");
2) a Inclinação Axial ou Obliquidade do Planeta Terra em relação ao Sol (é o ângulo entre o eixo de rotação e seu plano orbital, ele permanece confinado entre 21,8° e 24,4°. Atualmente, ela é de 23°26'14'' mas se recupera cerca de 0.46" por ano o 1 grau a cada 7800 anos. Este eixo oscila em torno de um cone com um ciclo completo de 360 ° e dura 25.765 anos.)
3) influências dos movimentos do Planeta Terra (principalmente o de rotação e de translação).
- Portanto temos as seguintes características nas Zonas Climáticas:
- · Polar ou Glacial = menores temperaturas, menores incidência de raios solares, vegetação rasteira, pouca urbanização.
- · Temperada = equilíbrio e média de temperaturas, maior incidência de raios solares que na zona polar/glacial, estações do ano bem definidas, maiores concentrações urbanas.
- · Tropical = maiores temperaturas, maiores incidência de raios solares, grandes desertos, florestas com grande biodiversidade, significativa concentração urbana.
> Alunos realizarão "Mapa das Zonas Climáticas"
AULAS: Massas de Ar
https://www.infoescola.com/meteorologia/massas-de-ar/
Mostrar as Massas de Ar Brasileiras e relacionar com ciclo hidrológico e tipos de chuva.
Exercícios sobre o tema.
- As áreas mais quentes no Brasil estão próximas à linha do Equador e em áreas aonde não chegam as frentes frias. As áreas mais frias no Brasil estão na Zona Temperada, principalmente na região Sul.
- As Massas de Ar influenciam muito o clima Global, sendo que elas são porções ou volumes da atmosfera que possuem praticamente as mesmas características de pressão, temperatura e umidade por causa de sua localização e são bastante espessas e homogêneas. As massas de ar se formam sobre grandes áreas de terra ou água uniformes, onde não há muito vento.
As massas de ar se formam sobre grandes áreas de terra ou água uniformes, onde não há muito vento. Assim, o ar vai adquirindo características de acordo com a superfície sobre a qual se encontra. Uma massa de ar localizada sobre um oceano, por exemplo, costuma ser bastante úmida, ao contrário de uma massa de ar formada sobre um continente que, geralmente, é seca.
Atividade:____
AULAS: "Temperatura e
Chuva"
- A Chuva ocorre
quando a água em estado gasoso começa a precipitar-se, quando há um choque
entre a massa de ar quente e a massa de ar fria.
- Para compreender
melhor as chuvas, é necessário que se tenha um conhecimento sobre o Ciclo
Hidrológico (ou da Água). Este inicia-se com a evaporação (mudança de
estado de líquido para gás ou vapor) das superfícies líquidas do planeta (ou
dos solos úmidos e dos seres vivos) que formarão as nuvens. Numa segunda etapa,
ocorrerá a condensação desta água (mudança do estado gasoso para líquido) e
também a sublimação (do gasoso para o sólido). Na terceira etapa, esta água
retornará às superfícies líquidas do planeta (oceanos, lagos, pântanos) ou
mesmo para o solo úmido e seres vivos (fauna e flora) e continuará este ciclo
importantíssimo.
- Com o Ciclo
Hidrológico, a água do planeta Terra é a mesma à bilhões de anos, sempre se
renovando. Este ciclo da água é imprescindível para que haja disponibilidade de água e para a existência de vida no planeta Terra. Quando este ciclo for rompido, haverá um desequilíbrio na oferta de água que terá conseqüências para as dinâmicas naturais (no clima, no solo, na biodiversidade e para as sociedades).
- Em períodos de
estiagem, a água fica no estado gasoso, mas depois ela cairá.
- Assorear ou canalizar um rio pode significar um rompimento ou um prejuízo do ciclo hidrológico, pois este rio é essencial neste ciclo, proporcionando água para evaporação. As conseqüências disso poderão ser a diminuição das precipitações, a piora da umidade relativa do ar, prejuízos para a prática agropecuária, etc. O rio também é importante para que se despolua e purifique a água, pois a água poluída vai perdendo seus poluentes nas quedas d’água e com as rochas do leito dos rios. Os mangues também são importantes porque fazem uma filtração da água, removendo vários produtos químicos e elementos potencialmente tóxicos (metais pesados, tais como o cádmio e o chumbo), além de ser um manancial de biodiversidade. Se o ser humano polui e assoreia um rio ou acaba com um mangue, ele estará rompendo o ciclo hidrológico e prejudicando o ambiente (todos os seres vivos do planeta, incluindo o ser humano). O Brasil polui bastante suas águas subterrâneas ou emersas, como, por exemplo, no depósito incorreto ou clandestino de resíduos sólidos (lixões), na inexistência de saneamento básico, no despejo ilegal de esgoto doméstico ou industrial, no uso de fertilizantes e agrotóxicos (herbicidas, inseticidas, fungicidas etc.) pela agricultura, na exploração de petróleo, na extração de minérios, etc. Esta poluição das águas no Brasil é altamente danoso para o meio ambiente e para os brasileiros, pois diminui a oferta de água potável e atrapalha o ciclo hidrológico.
- NUVENS = são aglomerações de partículas de água (líquidas e ou sólidas) e núcleos de condensação/higroscópios (sal, pólens, fuligem, material particulado) que estão em suspensão na atmosfera. Esta ocorrerá com a alta umidade relativa, a condensação (estado de vapor – estado líquido) e a sublimação (vapor – sólido). Existem vários tipos de nuvens.
AULAS: "Exercícios sobre Temperatura e Chuva"
5- CHUVA = É a precipitação sob a forma líquida e sólida (granizo). Podem ser de origem convectiva, frontais (ciclonais) ou orográficas.
Chuvas orográficas = originada quando uma massa de ar úmido que se desloca, encontra uma barreira topográfica (serra, montanha, etc) e é forçada a elevar-se, ocorrendo queda de temperatura seguida da condensação do vapor d’água e formação de nuvens. Chuvas orográficas apresentam pequena intensidade, e longa duração. Veja abaixo um esquema de como ocorrem:
Chuvas ciclônicas ou Frontais = ocorrem no encontro de massas de ar de características distintas (ar quente + ar frio). São caracterizadas por, serem contínuas, apresentarem intensidade baixa a moderada e abrangem grande área. Abaixo seguem as maneiras com que as frentes quentes e frentes frias se distribuem, originando a precipitação (chuva).

Chuvas convectivas = são chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam. As chuvas convectivas ocorrem principalmente, devido à diferença de temperatura nas em camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração porém de alta intensidade e abrangem pequenas áreas.
AULAS: "Exercícios sobre Temperatura e Chuva"
Ø Atividade sobre as Temperaturas e Chuvas no Brasil.
Ø Atividade de análise de Diagramas: https://profwladimir.blogspot.com/2012/02/exercicio-pratico-diagramas.html
Ø Atividade de análise de Diagramas: https://profwladimir.blogspot.com/2012/02/exercicio-pratico-diagramas.html
AULAS: “Clima, Pressão Atmosférica e Relevo (Barreiras Topográficas e Altitude)”.
"Existem
muitos fatores que influenciam a dinâmica climática e a altitude é um dos fatores mais decisivos sobre as características
do clima.
Entendemos
por altitude a distância vertical, que deve ser medida em metros,
entre um determinado local da Terra e o nível do mar.
A
altitude influencia o clima, sobretudo através da pressão atmosférica.
Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim,
quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.
As
regiões da Terra que se encontram mais próximas do nível do mar, isto é, que
possuem menores altitudes, sofrem com uma maior pressão atmosférica,
tornando-se mais quentes. Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado,
sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias.
Desse
modo, é possível estabelecer a seguinte relação: quanto maior a altitude, menor
a temperatura; quanto menor a altitude, maior a temperatura.
É
preciso destacar, no entanto, que não é somente a pressão atmosférica que
propicia a relação inversa entre altitude e temperatura. Regiões mais altas,
geralmente, possuem maiores incidências de ventos e precipitações (em forma de
chuvas ou neve), o que também contribui para a queda das temperaturas".
Também podemos destacar a importância das Barreiras Topográficas para o Clima Global, pois Cordilheiras de Montanhas e Planalto podem impedir a entrada de massas de ar (frias ou quentes) nos lugares.
AULAS: “Clima e Umidade”.
Relação do Clima com a Umidade provinda da Vegetação e da Maritimidade (umidade dos oceanos).
- "CLIMA e VEGETAÇÃO são elementos naturais que dependem um do outro. A temperatura e a quantidade de chuvas, por exemplo, influenciam nas características da vegetação. Certas plantas somente crescem em áreas de climas quentes e úmidos. Algumas se desenvolvem em áreas de climas frios e úmidos. Outras de adaptam às áreas de climas quentes e secos. A vegetação, por sua vez, por meio da transpiração, contribui para a elevação da umidade, favorecendo a formação das chuvas". http://colegioautentico.blogspot.com/2011/08/relacao-entre-clima-e-vegetacao.html
- Clima e CONTINENTALIDADE e MARITIMIDADE. Estes dois fatores exercem grande influência sobre o clima de uma região, determinando a umidade e também a variação de temperatura. https://www.suapesquisa.com/clima/continentalidade_maritimidade.htm
- Continentalidade "é um fator climático relacionado à distância do oceano. Quanto mais distante dos oceanos e mares, ou seja, quanto maior a influência da continentalidade, menor será a umidade do ar de uma região e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas). Em regiões de interior, ou seja, distantes dos oceanos, ocorre também maior variação de temperatura no decorrer do dia. Esta variação é observada também entre o inverno e o verão. Estas variações de temperatura ocorrem em regiões distantes de grandes massas de água, pois a terra perde calor mais rapidamente do que a água. Se pegarmos a diferença entre a máxima e a mínima temperatura de um dia numa região de interior (maior influência da continentalidade) e de uma do litoral (maior influência da maritimidade), veremos que esta diferença é muito maior na região de interior".
- Maritimidade "é um fator climático relacionado à proximidade de mares e oceanos. Regiões próximas a grandes massas de água (oceanos e mares) são influenciadas pela maritimidade. Quanto mais próxima uma região está do oceano, maior será a umidade do ar e o índice pluviométrico e menor a variação de temperatura diária. Esta variação também é menor entre o verão e o inverno. A amplitude térmica (diferença entre a máxima e a mínima temperatura) é menor, pois a água demora mais tempo para perder calor do que a terra. Assim, ela retém calor durante a noite, fazendo com que as temperaturas não baixem tanto quanto ocorre em áreas do interior".
- Existem muitas outros fatores de interferência no clima global:
- Aerosóis = gases da erupção vulcânica/poeira/pólem que influenciam balanço de energia do planeta;
- Teoria de Milankovith = se divide em 3 coisas. Excentricidade (influencias de mudanças naturais no movimento de translação do planeta Terra no clima global, pois este movimento pode ser elíptico ou circular); Precessão (mudanças naturais no movimento de rotação do planeta Terra no clima global); e Obliqüidade (alterações naturais da inclinação do planeta Terra que interferem no clima global);
- Deriva dos Continentes = movimentação natural dos continentes e oceanos, que muda a distribuição de zonas climáticas e circulação oceânica;
- Teoria da Evolução Estelar = fato de há alguns bilhões de anos atrás, o Sol ser mais “fraco” (irradiando menos radiação solar do que atualmente), situação que era compensada pelo forte efeito estufa natural que o planeta sofria na época. Portanto, no decorrer dos anos, o Sol naturalmente modifica sua intensidade de radiação solar, interferindo no planeta Terra (e nos planetas de seu Sistema Solar);
AULAS: “Clima: Aquecimento Global e Efeito Estufa”.
- O Aquecimento Global e o Efeito Estufa também influenciam o Clima do Planeta Terra.
- Divisão da Atmosfera (“esfera do ar” com cerca de 1.000 Km da superfície terrestre até o Universo):
- Gases constituintes da Atmosfera: Hidrogênio (78,1%), Oxigênio (21%), Vapor D’Água (4%), Argônio (0,93%), Dióxido de Carbono (0,3%), Néon (0,002%), Hélio (0,0005%), Metano (0,0002%), etc.
- O Aquecimento Global e o Efeito Estufa são fenômenos naturais e necessários para a existência de vida no planeta Terra.
a) Sol emite raios solares, através de explosões em sua atmosfera altamente inflamável;
b) Estes raios atingirão todos os planetas de seu Sistema Solar, como o planeta Terra;
c) Ao entrar na Atmosfera terrestre estes raios atingirão o solo, sendo parte deles absorvidos pelo planeta (discutir ALBEDO) e alguns deles refletidos de volta para o espaço/universo;
d) Os “gases estufa” da atmosfera (especialmente o vapor d’água, o Ozônio-O³, o metano e o CO²) impedirão a saída completa destes raios solares, criando um “Efeito Estufa Natural” no planeta Terra e um “Aquecimento Global” natural do planeta Terra.
- O Aquecimento Global sempre existiu e sempre existirá no planeta Terra, sendo inevitável e imprescindível para a existência de vida no Planeta Terra. Estes fenômenos podem ser de maior ou de menor intensidade, devido ao aumento dos gases estufa (que são emitidos em sua grande maioria de maneira natural).
- Existem teorias que sobrevalorizam o papel humano no processo de “Aquecimento Global” e outras teorias que sobrevalorizam o papel da natureza neste processo. Tem pontos positivos nas duas proposições, levantarei algumas considerações:
- os gases estufas são vapor d’água (o principal), o Ozônio-O³, o metano e o CO².
- destes gases estufas, o ser humano emite principalmente o CO².
- O ser humano emite somente 6 bilhões de toneladas de Carbono por ano contra 200 bilhões de toneladas de Carbono por ano por motivos naturais (oceano, biota, bactérias e solos). Molion diz que a contribuição antrópica para o efeito-estufa é de 0,12% (o que é questionável). A emissão de CO² por vias naturais (oceanos, vulcão, plantas, bactérias e animais) é de 150 gigatoneladas/ano e por ação antropogênica é de 6,5 gigatoneladas/ano.
- É errado dizer que o CO² controla o clima global, pois ele é necessário para que haja o “efeito estufa natural” do planeta, ajuda na fotossíntese das plantas, contribuindo na produtividade das plantas e na agricultura. Portanto, o CO² é o “gás da vida”, sendo que o aumento de CO² na atmosfera é ocasionado pelo aumento da temperatura do globo terrestre, que faz com que o CO² saia das águas dos oceanos. Quando os oceanos esquentam emitem mais CO² e se eles esfriam acumulam mais CO².
- É falso o debate sobre a “Camada de Ozônio”, a função filtradora de raios UV e a suposta destruição desta Camada pela ação humana. O buraco da Camada de Ozônio não existe (esta camada que filtraria os raios UV). Quem criou esta teoria (Thompson) não acredita mais, sendo que foi criada por interesses de empresas e governos. As contradições começam por haver uma descontinuidade nesta suposta Camada, que praticamente não existiria na Antártida. Apesar de uma polêmica quanto às datas, o fato é que uma empresa americana chamada Dupont eram quem detinha as patentes do C-F-C até o final da década de 1980 e depois esta patente foi quebrada, diminuindo o preço do C-F-C para U$1,38/Quilo). Neste momento, os cientistas, a ONU, os governos e empresas capitalistas criaram o “mito do C-F-C que quebraria a Camada de Ozônio”. Em seguida, cientistas da empresa americana Dupont criaram o H-C-F-C (que custará U$38,00/Quilo) agora com uma nova patente controlado por eles. Este segundo gás não daria para colocar nas geladeira/ar condicionados antigos, o que fez com que parques industriais mudassem, além da renovação de bens de consumo (mudando todos os aparelhos), etc. As Patentes duram 25 anos e os cientistas/ambientalistas estão dizendo que o H-C-F-C é ruim para o planeta e estaria surgindo um novo gás que agora custaria U$128,00/Quilo.
- O IPCC diz que a temperatura global aumentará de 2 a 4,5% e que em 2100 o nível do mar subirá cerca de 60 cm. Além de muitos dados estão errados, isto são projeções e não previsões científicas, desconsiderando muitos fatores de determinação climática. Estes dados, por exemplo, não tratam do ciclo hidrológico (como na propriedade e estrutura das nuvens), não falam da importância dos oceanos (que são 71% do planeta Terra). O nível do mar sobe ou desce principalmente por causa de um Ciclo Lunar de 18,6 anos. A Lua no máximo deste ciclo puxa gravitacionalmente o nível do mar por mais de 12 cm, retornando posteriormente aos níveis anteriores. Este movimento tem seu ápice no final de um ciclo de 18 anos, tendo depois um declínio. O final do último ciclo ocorreu em 2007, tendo agora um declínio. Para subir o nível do mar no Planeta Terra, a Antártida deveria derreter (pois é um continente com gelo, diferentemente do Ártico que é um oceano congelado), mas isso somente irá acontecer com o aumento da temperatura de 20 a 30 graus Celsius.
- A Urbanização (com suas “Ilhas de Calor”) não influencia muito na temperatura global (somente em cerca de 0,006%), mas influencia nos dados climatológicos locais, sendo que temos 4-5% de maior temperatura nas Cidades do que no campo.
AULAS: “História Climática do Planeta Terra"
- Em 90% da história do Planeta Terra ele está mais frio do que mais quente. Estamos passando por um período de “resfriamento global”, tendo daqui a 20 anos uma diminuição da temperatura global. O planeta Terra passa por ciclos de aumento e resfriamento global, sendo que em um futuro próximo estaríamos passando por um novo ciclo glacial. No último milhão de ano a Terra passou por 9 Glaciações (que duram aproximadamente 100 mil anos) e esta é interrompida por períodos mais quentes, chamados de Inter-Glaciais (que duram de 10 a 12 mil anos). Estamos em um Inter-Glacial (o ultimo que tivemos foi em 130-240 mil anos atrás, com temperaturas muito altas).
- As mudanças globais de temperatura devem ser explicadas por vários fatores, principalmente pela existência de “Ciclos Solares”. Cerca de 98,9% da energia presente no planeta Terra vem do Sol (o grande regulador do clima planetário é o Sol). O surgimento de “manchas solares” (similar a explosões no Sol) significa aumento de temperaturas e a menor quantidade de “nuvens cósmicas” (partículas subatômicas provenientes de explosões de super-novas no universo que entram em contato com o vapor d’água dos oceanos, criando gotículas de água e as nuvens que resfriam a temperatura). Com o Sol mais ativo (com mais “manchas solares” e temperaturas mais altas), temos uma maior quantidade de “ventos solares” que dispersam estas partículas subatômicas, impossibilitando o surgimento destas “nuvens cósmicas” e aumentando a temperatura do Planeta Terra. Em 1893, o astrólogo britânico Edward Maunder percebeu que o período de “pequena era do gelo” (entre 1500 à 1900) não tivemos “manchas solares”. O “Ciclo de Manchas Solares”, que duraria cerca de 11 anos e que aumenta/decresce a temperatura do Planeta Terra (com um máximo em 4 anos e decaindo em 7 anos), além do “Ciclo Solar de Gleisberg” que duraria 90 anos (com picos em 90 anos e teremos uma nova daqui a 22 anos, fazendo com que a temperatura decresça).
- As mudanças globais de temperatura devem ser explicadas por vários fatores, principalmente pela existência de “Ciclos Solares”. Cerca de 98,9% da energia presente no planeta Terra vem do Sol (o grande regulador do clima planetário é o Sol). O surgimento de “manchas solares” (similar a explosões no Sol) significa aumento de temperaturas e a menor quantidade de “nuvens cósmicas” (partículas subatômicas provenientes de explosões de super-novas no universo que entram em contato com o vapor d’água dos oceanos, criando gotículas de água e as nuvens que resfriam a temperatura). Com o Sol mais ativo (com mais “manchas solares” e temperaturas mais altas), temos uma maior quantidade de “ventos solares” que dispersam estas partículas subatômicas, impossibilitando o surgimento destas “nuvens cósmicas” e aumentando a temperatura do Planeta Terra. Em 1893, o astrólogo britânico Edward Maunder percebeu que o período de “pequena era do gelo” (entre 1500 à 1900) não tivemos “manchas solares”. O “Ciclo de Manchas Solares”, que duraria cerca de 11 anos e que aumenta/decresce a temperatura do Planeta Terra (com um máximo em 4 anos e decaindo em 7 anos), além do “Ciclo Solar de Gleisberg” que duraria 90 anos (com picos em 90 anos e teremos uma nova daqui a 22 anos, fazendo com que a temperatura decresça).
- O “Ciclo de Manchas Solares” faz aumentar e abaixar a temperatura global numa escala menor de tempo. Entre 1925 à 1946 houve um aumento de 0,4°C na temperatura global, mas isso não foi ocasionado por ação antrópica, mas por este “Ciclo de Manchas Solares” aumentou a intensidade de raios solares. O que realmente contribuiu no aumento da temperatura neste período (entre 1925 à 1946), foi não haver nenhuma erupção vulcânica significativa no Planeta Terra, o que fez com que a “atmosfera terrestre ficasse transparente”, aumentando radiação solar (aumento da “transmissividade”). O aumento da temperatura neste período foi devido ao aumento da atividade solar e a redução do albedo planetário (relação com o vulcão) e não pela intensificação do “efeito estufa”. No final da Segunda Guerra Mundial, o homem lançava 6% de CO² que lança hoje, mostrando que o CO² não regula tanto a temperatura global. Segundo este “Ciclo de Manchas Solares”, tivemos um “resfriamento global” entre 1947 à 1976, mesmo com a intensidade produtiva industrial e o CO² aumentando. Segundo este “Ciclo de Manchas Solares”, tivemos um aumento da temperatura do planeta entre 1977 à 1998, sendo que este não foi em todo o mundo, mas localmente.
AULAS: "Diferentes Teorias sobre Aquecimento Global e Efeito Estufa”.
- Há duas visões sobre a questão do "Aquecimento Global e Efeito Estufa", uma que desconsidera o ser humano e outra que sobrevaloriza o papel humano na dinâmica climática global. Há pontos negativos e positivos nas 2 visões, sendo que podemos aproveitar muitas coisas destes 2 posicionamentos.
- A visão que desconsidera o ser humano nas dinâmicas climáticas globais é equivocada, pois desvaloriza em demasia a importâncias das sociedades neste assunto.
- A visão hegemônica sobre o assunto diz que somente o ser humano é responsável pelo “aquecimento global exagerado e o efeito estufa exagerado”. Estas são as principais interferências das sociedades no meio ambiente global, estariam interferindo no clima:
AULAS: "Diferentes Teorias sobre Aquecimento Global e Efeito Estufa”.
- Há duas visões sobre a questão do "Aquecimento Global e Efeito Estufa", uma que desconsidera o ser humano e outra que sobrevaloriza o papel humano na dinâmica climática global. Há pontos negativos e positivos nas 2 visões, sendo que podemos aproveitar muitas coisas destes 2 posicionamentos.
- A visão que desconsidera o ser humano nas dinâmicas climáticas globais é equivocada, pois desvaloriza em demasia a importâncias das sociedades neste assunto.
- A visão hegemônica sobre o assunto diz que somente o ser humano é responsável pelo “aquecimento global exagerado e o efeito estufa exagerado”. Estas são as principais interferências das sociedades no meio ambiente global, estariam interferindo no clima:
- Desflorestamento ou Desmatamento;
- Emissão de Gases Poluentes (automóveis, queimadas, metano);
- Ilha de Calor Urbano;
- Efeito Estufa Intensificado.
- “Greenpeace Brasil - Mudanças do clima, mudanças de vidas” (http://www.youtube.com/watch?v=-xUt31hgYKQ),
- “Uma Verdade Inconveniente” (https://www.youtube.com/watch?v=p5MxZnpTHrU).
- As “Conseqüências do Aquecimento Global Exagerado” seriam:
- Derretimento calotas polares e geleiras;
- Desregulação climática (influindo em fenômenos climáticos como o El Niño, furacões, nível de precipitações, etc);
- Aumento do nível dos oceanos e possibilidade de inundação de cidades litorâneas;
- Aumento da temperatura global;
- Prejuízos para a prática agrícola;
- Aumento de doenças respiratórias e doenças tropicais (tais como malária, dengue e febre amarela);
- As “Soluções e Alternativas Climáticas ao Aquecimento Global Exagerado”:
- Diminuição do desflorestamento;
- Diminuição de emissões de gases poluentes;
- Fontes de energia limpas;
- Tratados Climáticos;
- Necessidade de uma mudança de mentalidade na sociedade consumista-predatória-capitalista (antes da seqüência destas 6 aulas eu tinha discutido temas sobre “meio ambiente e sociedade” e “meio ambiente e capitalismo”, passando trabalhos e filmes).
AULAS: "Estrutura Interna do Planeta Terra”.
Internamente o planeta terra se divide nas seguintes Camadas ou estuturas
https://profwladimir.blogspot.com/2018/09/exercicios-do-filme-viagem-ao-centro-da.html
> Alunos farão representação da estrutura interna do planeta Terra em folhas de sulfite.
AULAS: "Filme VIAGEM ao CENTRO da TERRA”.
https://profwladimir.blogspot.com/2018/09/exercicios-do-filme-viagem-ao-centro-da.html
1) Aonde ficava a entrada para o "centro" da Terra?
2) Por que eles resolveram entrar lá?
3) Como eles entrarão no "centro" da Terra?
4) O que eles acharam lá?
5) Como eles saíram? Eles sairão aonde?
6) Diga o que tem de verdadeiro e o que tem de "falso" no filme.
AULAS: "PLACA TECTÔNICA e Vulcanismo"
https://profwladimir.blogspot.com/2012/02/placas-tectonicas-vulcao-e-terremoto.html
- Superfície Terrestre divida em Placas Tectônicas, que se movimentam facilitada pela Astenosfera. Em cima desta superfície ficam continentes e oceanos.
2) Por que eles resolveram entrar lá?
3) Como eles entrarão no "centro" da Terra?
4) O que eles acharam lá?
5) Como eles saíram? Eles sairão aonde?
6) Diga o que tem de verdadeiro e o que tem de "falso" no filme.
AULAS: "PLACA TECTÔNICA e Vulcanismo"
https://profwladimir.blogspot.com/2012/02/placas-tectonicas-vulcao-e-terremoto.html
- Superfície Terrestre divida em Placas Tectônicas, que se movimentam facilitada pela Astenosfera. Em cima desta superfície ficam continentes e oceanos.
- Os vulcões se localizam nas falhas de Placas Tectônicas e nas áreas de choque ou separação de Placas Tectônicas.
- Quando a lava vulcânica (Astenosfera) resfria, ela vira rocha e minerais.
Lava indo pro mar e vira rocha
Pessoas Petrificadas na Cidade de Pompéia, 79dC
> Alunos farão representação de um Vulcão e suas partes.
Lava indo pro mar e vira rocha
Pessoas Petrificadas na Cidade de Pompéia, 79dC
AULAS: ROCHAS, MINERAIS e MINÉRIOS
- Minerais = são as partes das rochas, um corpo homogêneo composto por elementos químicos.
- Minérios = são os minerais refinados pelo ser humano para utilização econômica.
- Amostras de minerais.
- As rochas, que se subdividem em 3 tipos:
> MAGMÁTICAS ou ÍGNEAS: formadas a partir do resfriamento e da solidificação do magma ou da lava vulcânica. A ígnea intrusiva possui resfriamento lento no interior da Terra (granito). A ígnea extrusiva tem rápido resfriamento na superfície (basalto). Exs: pedra pome, basalto, granito, etc.;
> SEDIMENTARES: formadas quando rochas já existentes se fragmentam e seus sedimentos são carregados (transportados pela água, pelo vento ou pelo gelo, da origem até o ponto de deposição) para alguma área onde possam ser novamente compactados ou cimentados, quando se depositam em camadas. Exs: arenito, calcário, argilito, petróleo, etc;
> METAMÓRFICAS: são as “rochas mutantes”, formadas através de modificações de temperatura e de pressão em rochas já existentes, provocando uma reação química que altera sua composição ou estrutura original Exs: mármore, ardósia, gnaisse, quartizito, folhelho, etc.
> Trazer Amostras de rochas e minerais
AULAS: "Estrutura Geológica do Planeta Terra”.
https://alunosonline.uol.com.br/geografia/estruturas-geologicas.html
https://alunosonline.uol.com.br/geografia/estruturas-geologicas.html
Texto retirado do link https://alunosonline.uol.com.br/geografia/estruturas-geologicas.html):
"As estruturas geológicas – também chamadas de províncias
geológicas – são as formações rochosas e estruturais que compõem a
litosfera terrestre. Elas indicam, entre outras coisas, a composição do relevo,
a sua idade aproximada e também as suas características mineralógicas. Por
exemplo: os combustíveis fósseis encontram-se somente em bacias sedimentares,
enquanto os escudos cristalinos possuem outros tipos de minerais.
Os principais tipos de estruturas geológicas são: os crátons (escudos
cristalinos e plataformas continentais), as bacias sedimentares e os
dobramentos modernos.
Os crátons são, por muitas vezes, chamados de escudos
cristalinos ou maciços antigos, mas esses nomes indicam
apenas um de seus dois subtipos, sendo o outro formado pelas plataformas
continentais. Trata-se de províncias geológicas com idade antiga e
apresentam, por isso, as mais antigas rochas do planeta, tendo sido muito desgastados
pela ação dos agentes erosivos. Apresentam uma estrutura rochosa firme e
relativamente plana, composta, principalmente, por relevos planálticos.
As bacias sedimentares, por sua vez, são áreas formadas a
partir da intensa deposição de sedimentos sobre uma área de depressão relativa
ou absoluta, o que faz com que eles se acumulem em camadas ao longo do tempo e
constituam as rochas sedimentares. Geralmente, esse acúmulo de sedimentos
acontece em áreas oceânicas que, com o movimento das placas tectônicas,
transformam-se posteriormente em áreas continentais. Como já dissemos, é nas
bacias sedimentares que encontramos os combustíveis fósseis, como o petróleo, o
gás natural e o carvão mineral.
Já os dobramentos modernos, inexistentes no Brasil, são
áreas mais onduladas e marcadas pela formação de montanhas ou cadeias
montanhosas. Encontram-se, geralmente, nas áreas de encontro entre placas
tectônicas e são geologicamente recentes e instáveis. Um bom exemplo é a
Cordilheira dos Andes, localizada na América do Sul, na zona de encontro da
Placa Sul-Americana com a Placa de Nazca. As atividades vulcânicas são muito
comuns nessas áreas e possuem, assim, uma composição predominante de rochas
magmáticas e metamórficas".
> Atividade sobre Estrutura Geológica do Brasil e minérios.
AULAS: MINÉRIOS e SOCIEDADE
- Recursos Minerais = materiais rochosos que podem ser explorados pelo ser humano.
- Reservas Minerais = parte do recurso mineral identificado e reconhecido pelo seu valor econômico.
- Jazidas Minerais = local aonde está sendo explorado o minério.
- Minérios = são os minerais refinados pelo ser humano para utilização econômica.
- Exemplos de Minérios e sua utilização econômica: hematita e manganês (ferro e aço), grafite (grafite), petróleo (é uma rocha sedimentar), carvão mineral, esfarelita (zinco e latão), bauxita (alumínio e latão), galena (chumbo e prata), caolim (cerâmica, porcelana), talco (talco), enxofre (ácido sulfúrico e explosivos), willemita (zinco e remédios), magnetita (imã), fluorita (pasta de dente), calcita (giz de lousa), cristais de sal (sal de cozinha), ouro, rubi, esmeralda, diamante, mica (isolantes, filamentos de lâmpadas), quartzo (vidro), argilito (argila), gipsita (cimento), calcário (cal), etc
- Responder a tabela:
Recursos Minerais Presentes na Sala de Aula
| ||
MATERIAL
|
MATÉRIA-PRIMA
|
RECURSOS MINERAIS
|
Lousa ou Quadro-Negro
| ||
Giz de Lousa
| ||
Caderno
| ||
Caneta
| ||
Lápis
| ||
Forro
| ||
Telhado
| ||
Carteira Escolar
| ||
Portas e Janelas
| ||
Piso
| ||
AULAS: MINÉRIOS e RECICLAGEM
- Todas as sociedades utilizarão minerais, algumas mais e outras menos. A sociedade capitalista depende cada vez mais de minerais, porque é altamente tecnológica e consumista. Mineral é matéria-prima na produção capitalista sempre será utilizada.
- Com a sociedade capitalista, os recursos minerais estão cada vez mais escassos.
- Recursos minerais não são recursos naturais não-renováveis, pois demoram milhões de anos para se formar e podem acabar à curto prazo.
- Entretanto, os minérios podem ser reciclados. A reciclagem é importante porque não destrói a natureza (não degrada ambientes) para se extrair mais.
- Para as empresas capitalistas é mais rentável economicamente abrir novas jazidas de exploração de minérios do que reciclar, pois significa maior aquecimento no mercado.
- A extração e o Consumo de minérios são desiguais. É o caso do Brasil (possui muitas jazidas de vários minérios e não possui indústrias siderúrgicas e metalúrgicas na mesma quantidade) e do Japão (não possui jazida de quase nenhum minério, mas possui inúmeras indústrias siderúrgicas e metalúrgicas).
AULAS: "Deriva dos Continentes”.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tect%C3%B3nica_de_placas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Deriva_continental
PLANETA TERRA DAQUI A 50 MILHÕES DE ANOS
PLANETA TERRA DAQUI A 150 MILHÕES DE ANOS
PLANETA TERRA DAQUI A 250 MILHÕES DE ANOS
AULAS: "Filme 2012 - fim do mundo”.
https://profwladimir.blogspot.com/2014/10/exercicios-e-cronica-do-filme-2012-fim.html
AULAS: "Terremotos”.

Mundo - Áreas onde ocorre terremoto
Perigo Sísmico - mundo

Terremotos no Brasil
AULAS: "Relevos”.
https://profwladimir.blogspot.com/2012/02/relevo-imagem-e-texto.html
https://profwladimir.blogspot.com/2014/11/sequencia-de-aulas-sobre-relevo.html
- RELEVOS são as formas com que as camadas rochosas assumem na paisagem, retratando a diversidade de formas da superfície terrestre. Caracteriza-se, basicamente, por formas salientes e formas deprimidas, tanto das formas do relevo emerso quanto submerso.
- Os movimentos de Placas Tectônicas podem formar dois dos 4 tipos de relevo: montanhas e depressões.
- Os tipos de relevo são:
- VULCANISMO = relacionado com as atividades vulcânicas.
https://profwladimir.blogspot.com/2014/11/maquete-das-formas-de-relevo.html
https://profwladimir.blogspot.com/2014/11/sequencia-de-aulas-sobre-relevo.html
PASSO 1 = alunos farão esta atividade das formas de relevo.
- Até a década de 1960, quem dominava todas as etapas da produção-extração-transporte do petróleo, além da definição dos preços do barril do petróleo eram as “7 IRMÃS” (TEXACO, EXXON, MOBIL OIL, SHELL, GULF OIL, STANDAT OIL OF CALIFORNIA, BRITISH PETROLEUM). Estas empresas eram importantíssimas para países do centro de controle do capitalismo (caso dos EUA).
https://profwladimir.blogspot.com/2014/11/exercicios-do-filme-1109-fahrenheit.html
Exercícios do Filme:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tect%C3%B3nica_de_placas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Deriva_continental
- A teoria da deriva continental foi apresentada pelo geólogo e meteorologista alemão Alfred Wegener em 1913, com a publicação de sua obra clássica "A Origem dos Continentes e Oceanos" (Die Entstehung der Kontinente und Ozeane). Wegener afirmava que os continentes, hoje separados por oceanos, estiveram unidos numa única massa de terra no passado, por ele denominado de Pangeia (do grego "Terra Única"), do Carbonífero superior, há cerca de 300 milhões de anos, ao Jurássico superior, há cerca de 190 milhões de anos, quando a Laurásia (atuais América do Norte e Eurásia) separou-se do Gondwana, que depois também dividiu-se, já no Cretáceo inferior.
- Durante a década de 1960 fizeram-se grandes progressos e mais foram despoletados por várias descobertas, sobretudo a da dorsal meso-atlântica. Salienta-se a publicação, em 1962, de uma comunicação do géologo americano Harry Hess (Robert S. Dietz publicou a mesma ideia um ano antes na revista Nature. No entanto, a prioridade deve ser dada a Hess, pois ele distribuiu um manuscrito não publicado do seu artigo de 1962, em 1960). Hess sugeriu que os continentes não se moveriam através da crusta oceânica (como sugerido pela deriva continental) mas que uma bacia oceânica e o continente adjacente moviam-se conjuntamente numa mesma unidade crustal ou placa. Nesse mesmo ano, Robert R. Coats do U.S. Geological Survey descreveu as principais características da subducção no arco insular das Ilhas Aleutas. Esta sua publicação, ainda que pouco notada na altura (tendo sido até ridicularizada), tem sido de então para cá considerada como seminal e presciente. Em 1967, Jason Morgan propôs que a superfície da Terra consiste de 12 placas rígidas que se movem umas em relação às outras. Dois meses mais tarde, em 1968, Xavier Le Pichon publicou um modelo completo baseado em 6 placas principais com os seus movimentos relativos.
570 Milhões de Anos atrás
PANGÉIA - 250 MILHÕES DE ANOS ATRÁS
A Deriva Continental - Fonte_Institut de Physique du Globe de Paris
Mapa da Pangeia com as atuais fronteiras internacionais
PLANETA TERRA DAQUI A 150 MILHÕES DE ANOS
PLANETA TERRA DAQUI A 250 MILHÕES DE ANOS
AULAS: "Filme 2012 - fim do mundo”.
https://profwladimir.blogspot.com/2014/10/exercicios-e-cronica-do-filme-2012-fim.html
1) Explique a mudança de Era que ocorreu.
2) Segundo o filme, quais as consequências da ação dos neutrinos no planeta Terra? Quais as verdades e inverdades científicas?
3) Quem tinha direito de estar nas Arcas? Qual sua opinião à respeito?
4) Por que os governantes não avisaram antecipadamente a população do ocorrido?
5) Qual o significado da rachadura na pintura da Capela Sistina?
6) Como ocorrem tsunamis e terremotos?
7) Por que os continentes e oceanos se movimentaram?
CRÔNICA DO FILME “2012- fim do mundo” (Wladimir Jansen Ferreira)
O filme “2012- fim do mundo” (dirigido por Roland Emmerich) parte do pressuposto que o nosso Sistema Solar estaria alinhado na “Era de Aquário” e isso traria consequências negativas para o planeta Terra, pois significaria uma maior incidência de raios solares e uma maior quantidade de neutrinos emitidos pelo Sol. Realmente, a cada dois mil anos o Sol migra em direção à uma constelação zodiacal, estando direcionado em Peixes nos últimos dois mil anos (curiosamente o peixe é um dos símbolos do Cristianismo) e de 2012 para cá entrando na “constelação e Era de Aquário”.
Entretanto, na realidade, a mudança da direção do Sol para a “constelação de Aquário” não mudou nada.
Segundo o filme, o Sol estaria emitindo muitos “neutrinos” que aqueceriam o núcleo interno da Terra, derretendo-o. Isso desestabilizaria as camadas mais exteriores do planeta Terra (núcleo externo e manto), fazendo com que a crosta terrestre se dobre, erga e se desloque por milhares de quilômetros.
Na realidade, desconhece-se a exata temperatura necessária para que o núcleo terrestre se liquefaça. O fato é que deveria aumentar em milhares de graus Celsius as emissões Solares para que tivéssemos um aumento significativo de neutrinos para derreter o núcleo terrestre e comprometer a crosta terrestre.
Também se verifica graves críticas às elites e ao capitalismo, aonde os ricos pagaram pela sobrevivência e os governantes não avisaram ou criaram medidas para salvar a maioria da população. O foi que morreram bilhões de pessoas em detrimento dos mais afortunados, que puderam pagar 1 bilhão de euros para sobreviver.
Há algumas referências religiosas no filme, como a da arca de Noé e a rachadura que aparece na pintura de Michelangelo na Capela Sistina. Esta segunda imagem pode representar a quebra da ligação entre a humanidade e o divino, onde este “Novo Mundo” é o da elite “desprovida do toque de Deus”.
Pela movimentação tectônica verificada no filme foi criada uma nova conjuntura dos continentes e oceanos do planeta Terra, ocorrendo uma rápida deriva continental. Somente centro-sul do continente africano não foi submerso, sendo que muitos irão para o Cabo da Boa Esperança na África do Sul.
Portanto, o filme passa de pressupostos reais, como a da mudança de Era e a noção de que os neutrinos podem interferir na crosta terrestre, mas exagera e cria situação cientificamente irreais.
AULAS: "Terremotos”.
Quando elas se chocam ou se separam ocorrem fenômenos de terremotos e vulcão.
- Os terremotos podem ocorrer de 3 maneiras: induzido pelo ser humano, quebra de Placas Tectônicas ou choques de Placas Tectônicas.
Tipo de limite
|
Movimento das
placas
|
Feição
fisiográfica
|
Exemplos
|
|
Divergente
|
Afastamento
|
Novas crostas
oceânicas e ilhas
|
Dorsais
Meso-Oceânicas
|
|
Convergente
|
Colisão entre
placas:
|
oceânica-oceânica
|
Arquipélagos
|
Ilhas do Japão
|
continental-oceânica
|
Grandes
cordilheiras de montanhas continentais
|
Andes
|
||
continental-continental
|
Grandes
cordilheiras de montanhas continentais
|
Alpes, Himalaia
|
||
Conservativo ou
Transcorrente
|
Deslizamento
lateral
|
Falha
transformante; sem destruição, sem geração de crosta
|
Falha de San
Andreas, entre as Placas do Pacífico (onde se localiza Los Angeles) e a
Norte-Americana (com a cidade de São Francisco
|
|
- TERREMOTOS = Chamamos de hipocentro ou foco o “ponto onde se inicia a ruptura e a liberação das tensões acumuladas”. O epicentro (epi, do grego, “em cima”) é a “sua projeção na superfície”. Por fim, a profundidade focal é a distância entre o foco e a superfície (TEIXEIRA et. al., 2008).
- POLÍTICA DE PREVENÇÃO é necessária e deve determinar normas de construção civil (mais resistentes em áreas de maior perigo), planos de evacuação, de resgate e de educação. A população deve reconhecer um terremoto e saber como proceder, sobretudo em áreas densamente ocupadas (TEIXEIRA et. al., 2008).

Mundo - Áreas onde ocorre terremoto
Mapa de TODOS os terremotos do mundo entre 1898-2012
Perigo Sísmico - mundo

Terremotos no Brasil
AULAS: "Relevos”.
https://profwladimir.blogspot.com/2014/11/sequencia-de-aulas-sobre-relevo.html
- RELEVOS são as formas com que as camadas rochosas assumem na paisagem, retratando a diversidade de formas da superfície terrestre. Caracteriza-se, basicamente, por formas salientes e formas deprimidas, tanto das formas do relevo emerso quanto submerso.
- Os movimentos de Placas Tectônicas podem formar dois dos 4 tipos de relevo: montanhas e depressões.
- Os tipos de relevo são:
- PLANÍCIE (originado no processo de sedimentação, localizando-se nas áreas de baixas altitudes, áreas litorâneas e bacias fluviais);
- PLANALTO (áreas de altitudes intermediárias de 300m à 2500m, originadas do processo de desgastamento erosivo, geralmente com superfícies de aplainamento);
- MONTANHAS (áreas mais elevadas com acima de 2500 metros de altura, originadas dos desdobramentos tectônicos),
- DEPRESSÕES (originadas dos desdobramentos tectônicos ou ação erosiva, podendo chegar até 11mil metros de profundidade).
- O estudo do relevo deve considerar sua estrutura, a natureza das rochas, o clima e as forças atuantes, que são os fatores construtores ou destruidores do relevo.
- O relevo é o resultado da atuação de dois grupos de forças sucessivas ou simultâneas: as endógenas, que geram os dobramentos, as falhas, os vulcões e os terremotos; e as exógenas, que causam desgastes e acumulações.
- Processos Endógenos da formação do Relevo (ou dinâmica interna):
- VULCANISMO = relacionado com as atividades vulcânicas.
2. Processos Exógenos da formação do Relevo (ou dinâmica Externa):
EROSÃO = é um processo natural, sendo um “poderoso agente de transformação da paisagem e da modelagem do relevo. Age na destruição das saliências ou reentrâncias do relevo, levando a um nivelamento ou a uma colmatagem. Toda fase erosiva corresponde, simultaneamente, a uma fase de sedimentação”. A erosão é um Processo Exógeno, um dos principais elementos para a formação dos Relevos, que se divide em:
- Erosão Pluvial = ocorre pela ação da chuva, podendo ser 3 tipos de erosões: superficial (quando leva partículas de um solo sem vegetação), laminar (quando a quantidade de material carregado pela água é maior que na erosão superficial) ou de ravinamento (forma mais agressiva, formando “crateras no solo”, as voçorocas). Deslizamento causado por este tipo de erosão.
- Erosão Fluvial = ação das águas dos rios sobre a superfície terrestre, o Trabalho contínuo das águas correntes. Formação de Vales Fluviais em “V” nos leitos dos rios. Temos 3 etapas: juventude, maturidade e velhice.
- Erosão Marinha = ação das águas do mar sobre os litorais. As Praias são o resultado mais marcante deste processo, mas temos outras formas como as Restingas (cordões arenosos paralelos à costa), Tômbolos (cordões de areia que ligam uma ilha ao continente), Recifes (consolidação da areia de antigas praias ou pela acumulação de corais), Falésias (desgaste das rochas pela abrasão marinha).
- Erosão Glacial ou Glaciária = o gelo modela o relevo através das geleiras, onde as Geleiras atuarão na formação de vale em “U”.
- Erosão Eólica = vento é o agente erosivo, pela destruição ou acumulação (dunas).
- Erosão Acelerada = causados pela intervenção humana acelerando a erosão em camadas superficiais do solo, ocasionados em ações como os desmatamentos, os cortes de estradas, etc.
- Erosão Diferencial = Agentes erosivos atuando de maneira diferente segundo a resistência desigual das rochas, criando formas insólitas no relevo.
- Quando o ser humano afunda a calha de um rio, retifica um rio, retira a mata ciliar de suas margens, escoa irregularmente água para este rio, este poderá estar modificando a dinâmica natural de erosão e de deposição de sedimentos. Poderá criar ou avançar o estágio de voçoroca (que é o estágio final de uma erosão), podendo assorear um rio, prejudicar a biodiversidade que usufrui do rio, além da própria sociedade, etc. O processo erosivo do rio é o Fluvial, mas o ser humano acelera os processos erosivos.
- Nas regiões litorâneas temos várias formas de erosão que moldarão o relevo local, como a Eólica, a Marinha, a Pluvial e a Fluvial, podendo ter a Diferencial e a Acelerada. O relevo litorâneo é moldado pelo vento, pela chuva, pela ação dos rios, pelas ondas dos mares e pela ação humana. O homem interferirá nesta dinâmica natural ao construir calçadões, casas, na retirada da vegetação e pelo asfaltamento das vias. As conseqüências destas ações são a diminuição do escoamento superficial da água, o agravamento da ação erosiva eólica (formando dunas pela retirada de vegetação), o agravamento da ação erosiva marinha (ação das ondas), etc. O ser humano poderá interferirá também na erosão marinha, podendo conter este fenômeno natural ao construir barreiras, etc. Portanto, o ser humano interfere decisivamente nas dinâmicas naturais e pode acelerar todos os processos erosivos acima descritos.
- Erosão Fluvial = ação das águas dos rios sobre a superfície terrestre, o Trabalho contínuo das águas correntes. Formação de Vales Fluviais em “V” nos leitos dos rios. Temos 3 etapas: juventude, maturidade e velhice.
- Erosão Diferencial = Agentes erosivos atuando de maneira diferente segundo a resistência desigual das rochas, criando formas insólitas no relevo.
- Quando o ser humano afunda a calha de um rio, retifica um rio, retira a mata ciliar de suas margens, escoa irregularmente água para este rio, este poderá estar modificando a dinâmica natural de erosão e de deposição de sedimentos. Poderá criar ou avançar o estágio de voçoroca (que é o estágio final de uma erosão), podendo assorear um rio, prejudicar a biodiversidade que usufrui do rio, além da própria sociedade, etc. O processo erosivo do rio é o Fluvial, mas o ser humano acelera os processos erosivos.
- Nas regiões litorâneas temos várias formas de erosão que moldarão o relevo local, como a Eólica, a Marinha, a Pluvial e a Fluvial, podendo ter a Diferencial e a Acelerada. O relevo litorâneo é moldado pelo vento, pela chuva, pela ação dos rios, pelas ondas dos mares e pela ação humana. O homem interferirá nesta dinâmica natural ao construir calçadões, casas, na retirada da vegetação e pelo asfaltamento das vias. As conseqüências destas ações são a diminuição do escoamento superficial da água, o agravamento da ação erosiva eólica (formando dunas pela retirada de vegetação), o agravamento da ação erosiva marinha (ação das ondas), etc. O ser humano poderá interferirá também na erosão marinha, podendo conter este fenômeno natural ao construir barreiras, etc. Portanto, o ser humano interfere decisivamente nas dinâmicas naturais e pode acelerar todos os processos erosivos acima descritos.
AULAS: MAQUETE DAS FORMAS DE RELEVO
https://profwladimir.blogspot.com/2014/11/maquete-das-formas-de-relevo.html
https://profwladimir.blogspot.com/2014/11/sequencia-de-aulas-sobre-relevo.html
PASSO 1 = alunos farão esta atividade das formas de relevo.
1 (Montanhas), 2 (Depressão), 3 (Planalto), 4 (Planície), 5 (Nascente do Rio), 6 (Cachoeira), 7 (Afluente), 8 (Meandros do Rio), 9 (Foz em Delta) e 10 (Foz em Estuário).
Pintar: Marrom-Escuro (as Altas Cadeias de Montanha ou Cordilheiras), Marrom-Claro (Montanhas, Colinas e Monte), Laranja (Planaltos), Verde-Claro (Planície), Verde-Escuro (Depressão) e Azul (Rios, Lago e Oceano).
PASSO 2 = trazer o seguinte material: pistola de cola-quente, 4 placas de isopores, tinta-guache, pincéis, 2 Kls de Gesso (de secagem menos rápida) e material para cortar o isopor (pode ser uma "caneta com clipes pendurado", que será esquentado com fogo em uma vela).
PASSO 3 = cortar o isopor com a "caneta com clipes pendurado" e ir colando com a pistola de cola quente.
PASSO 4 = colocar gesso sobre a maquete e esperar secar.
PASSO 5 = pintar com tinta-guache e colocar as bandeirinhas identificando.
AULAS : CARVÃO MINERAL
- É uma mineral cuja formação se dá pela sedimentação de matéria orgânica em áreas de antigos rios. É um hidrocarboneto sólido, encontrado em cavidades ou depressões preenchidas por sedimentos.
- Locais de jazidas: Alemanha, França, Reino Unido, China, Rússia, EUA, etc.
- Importância econômica: uso industrial e residencial (por ter alto valor calórico), tendo significativo destaque durante a Primeira Revolução Industrial.
- Poluição do ar na sua queima e destruição do solo na sua extração.
>Passar filme “Germinal” e Alunos responderão questionário:
1) Como eram as condições de trabalho na mina de Carvão Mineral do Filme?
2) Qual a viabilidade econômica do Carvão Mineral? Diferencie este minério com o Carvão Vegetal?
3) Qual foi a importância deste minério para a sociedade capitalista que estava em sua fase industrial?
4) Como viviam os burgueses e os proletários no filme? Havia harmonia entre eles?
5) Porque os mineiros se revoltaram?
AULAS: PETRÓLEO
- É um hidrocarboneto liquido que ocorre naturalmente nos interstícios das rochas sedimentares e porosas (como fica a água numa esponja).
- É uma rocha Sedimentar.
- A formação se dá pela sedimentação de matéria orgânica em áreas de ação tectônica.
- Locais de jazidas: Golfo Pérsico, Golfo do México, Golfo de Maracaibo, mOntes Urais na Rússia, Pré-Sal Brasileiro, etc.
> Curiosidades: 1º Poço de Petróleo furado (EUA, 1859), 1º Motor à Explosão (1883), 1 Barril de Petróleo possui 159 litros.
- Poluição do ar na sua queima e destruição do solo na sua extração.
- Importância econômica: facilidade no transporte, alto valor calórico para uso industrial e residencial (aonde 1 TONELADA de Petróleo = 1,5 TONELADA de Carvão Mineral), seus derivados.
- Craqueamento do Petróleo e seus Derivados:
AULAS: GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO
- Até a década de 1960, quem dominava todas as etapas da produção-extração-transporte do petróleo, além da definição dos preços do barril do petróleo eram as “7 IRMÃS” (TEXACO, EXXON, MOBIL OIL, SHELL, GULF OIL, STANDAT OIL OF CALIFORNIA, BRITISH PETROLEUM). Estas empresas eram importantíssimas para países do centro de controle do capitalismo (caso dos EUA).
- Quando a OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo) é criada em 1960 os EUA diminuirão seu monopólio e os países produtores de petróleo farão um aumento do preço do barril do petróleo (para acima de 30 dólares), criando a primeira Crise do Petróleo Mundial.
> Atuais Membros da OPEP: Angola (janeiro de 2007), Argélia (julho de 1969), Líbia (dezembro de 1962), Nigéria (julho de 1971), Venezuela (setembro de 1960), Equador (de 1973 até 1992, retornou como membro em dezembro de 2007), Arábia Saudita (setembro de 1960), Emirados Árabes Unidos (novembro de 1967), Irã (setembro de 1960), Iraque (setembro de 1960), Kuwait (setembro de 1960), Catar (dezembro de 1961). Os Ex-Membros da OPEP são Gabão (de 1975 a 1994) e Indonésia (de 1962 a 2009).
- Descoberta de novas jazidas de petróleo e de fontes de energias alternativas (década de 1980, redução do barril do petróleo para 25 dolares). O medo do petróleo acabar (fim dos anos 1970 e começo dos anos 1980, aumento do preço do barril do petróleo para acima de 30 dólares).
- A partir das décadas de 1970-80 teremos crises cíclicas de disputas de locais de exploração do petróleo:
- REVOLUÇÃO ISLÂMICA DO IRÃ (1979) = o pró-ocidente Xá Reza Pahlev é deposto pela revolução islâmica, comandada por Aiatolá Khomeine.
- GUERRA IRÃ-IRAQUE (1980-88) = com a revolução islâmica no Irã o Ocidente tem grandes prejuízos financeiros (principalmente os EUA) e financia o vizinho Iraque para derrotar o Irã. O Iraque cujo líder era Saddam Hussein, foi financiado com armas, dinheiro e apoio político na ONU, mas esta guerra não teve vencedores e a crise persistiu. Barril do petróleo aumentou para 36 dólares.
- GUERRA AFEGANISTÃO-URSS (década de 1980) = com o enfraquecimento da URSS o Afeganistão (com apoio do Ocidente capitalista) começou a deixar de ser “comunista”. Os guerrilheiros “Mujaidins” e os “Talebans” começaram a ser financiados com armas, dinheiro e apoio político principalmente pelos EUA.
- GUERRA DO GOLFO (1992) = o Iraque de Saddam Hussein torna-se muito poderoso regionalmente (tanto militarmente quanto economicamente) e começa a ter ambições expansionistas, invadindo o Kwait (que sempre foi um aliado-quintal dos EUA). Os EUA invadem o Kwait com a intenção de desanexar este país dos iraquianos, fato que conseguirá rapidamente.
Descoberta de Novas fontes de energia diminui preço do barril do petróleo para 25 dolares.
- GUERRA DO AFEGANISTÃO (2001-2002) = depois do “Atentado Terrorista das Torres Gêmeas de Nova Iorque no dia 11 de Setembro de 2001”, os EUA inventam a desculpa de invadir o Afeganistão para matar ou prender Osama Bin Laden, a “Al Qaeda” e os “Talebans”. Não consegue o objetivo divulgado, mas derruba os “Talebans” do poder político deste país, colocando um aliado como presidente. O Afeganistão é um dos maiores produtores de petróleo e de gás natural do mundo (local aonde passa importantes gasodutos vindo da Rússia e Ucrânia). Até hoje existe uma ocupação militar dos EUA neste país.
- GUERRA IRAQUE-EUA (2004) = depois do “Atentado Terrorista das Torres Gêmeas de Nova Iorque no dia 11 de Setembro de 2001”, os EUA inventam a desculpa de invadir o Iraque para matar ou prender Saddam Hussein. Conseguem o que queriam, matam Saddam Hussein e colocam um aliado como presidente. O Iraque é um dos maiores produtores de petróleo do mundo. O preço do Barril do petróleo aumentou para mais de 100 dolares.
- Atualmente temos muitas Revoltas e Guerras-Civis nos países produtores de petróleo (incentivados por vários países capitalistas): Ucrânia, Irã, Iraque, Afeganistão, Síria, Líbia, Líbano, etc.
AULAS: Filme "11/09 - Fahrenheit"
https://profwladimir.blogspot.com/2014/11/exercicios-do-filme-1109-fahrenheit.html
Exercícios do Filme:
1- Como G. W. Bush convenceu os estado-unidenses à começarem as Guerras contra Iraque e Afeganistão?
2- Quais foram os reais motivos destas guerras?
3- A geopolítica do petróleo foi mudada com estas guerras?
4- Quais são as conseqüências negativas para o meio ambiente da excessiva extração de minérios e petróleo?
5- Porque a sociedade industrial é muito dependente das fontes de energia? Qual a importância das fontes de energia?
6- Quais são as vantagens e as desvantagens da utilização do petróleo e do carvão mineral?
7- No que o aumento do preço do barril do petróleo interferiu no uso das fontes de energia mundial?
8- Você acredita que o petróleo poderá ser totalmente substituído?
9- Porque o petróleo é um produto tão importante em nossa sociedade? Cite 2 derivados que você utiliza em seu cotidiano?
10- Quais são os motivos que levaram a criação da OPEP?












































































































