Provérbio africano

"QUANDO O REBANHO SE UNE, O LEÃO VAI DEITAR COM FOME".

Metáfora pra quando a classe explorada se levantar organizadamente e firmemente contra os exploradores.


Atividade do Filme "Uma História de Amor e Fúria"



1) Por que Abeguar não queria que os Tupinambás atacassem os portugueses e os tupiniquins? O que ele fez? 
2) Por que os tupinambás (que estavam com os franceses) estavam guerreando com os tupiniquins (que estavam com os portugueses)? Os indígenas estavam sendo manipulados pelos europeus? Com qual interesse? 
3) O que os tupinambás faziam com os guerreiros inimigos? Por que?
4) O que aconteceu com os tupinambás que não foram mortos pelos portugueses? 
5) Qual famosa cidade foi fundada no local da guerra entre tupiniquins/portugueses e tupinambás/franceses.

6) Os escravos africanos trabalhavam fazendo o que no Maranhão?
7) O que Manuel Balaio fez depois que sua filha foi estuprada por guardas imperiais?
8) Como a Balaiada acabou? O que aconteceu com a família de Manuel Balaio?
9) O que algumas pessoas sobreviventes que eram "combatentes e que não abaixaram a cabeça" fizeram após o final da Balaiada?
10) O que o Quilombola Cosme estava fazendo nas fazendas de algodão?


11) Por que as pessoas estavam assaltando o Banco? Com qual motivo?
12) O que aconteceu com o rapaz branco depois que ele foi solto da cadeia?

13) Quais eram os problemas pelos quais as pessoas passavam no Rio de Janeiro em 2096?

14) O que vocês acharam as 4 Histórias do filme? O que aconteceu com o casal no final do filme?

Exercícios do Filme "As Aventuras de Azur e Asmar"


ATIVIDADE 1
1) Aonde se passa o filme no começo? Como era lá?
2) Como Azur e Asmar viviam na casa do pai de Azur?
3) Por que Asmar e sua mãe foram expulsos da casa do pai de Azur?
4) Como Azur chegará na terra de Asmar? Aonde era lá?
5) Por que as as pessoas da terra de Asmar tinham preconceito com Azur? O que você acha disso?
6) O que Azur fará para não sofrer preconceito?
7) O que Azur e Asmar estavam fazendo? Qual era a missão deles?
8) Como as pessoas viviam na terra de Asmar?

ATIVIDADE 2
Pesquise e Diferencie os 3 conceitos:
1) Preconceito =
2) Discriminação =
3) Racismo =

Azur não sofreu racismo, mas uma "discriminação física" por causa de seus "olhos azuis" (que diziam ser amaldiçoados).
Aliás, as pessoas de etnia branca no Brasil (e em muitos outros países no mundo) não podem sofrer racismo, mas "discriminação de cor/etno-racial", pois não sofreram ou passaram por um sistema de poder-político com escravidão.

ATIVIDADE 3
Os Dijins (ou Djinns) eram "seres imaginários" da cultura árabe, representam as forças da natureza, sendo "gênios do ar", tal como o gênio da história de "Alladin".
Existem "seres imaginários"na cultura (ou folclore) brasileiro? Quais são? Faça desenho de alguns e escreva sobre eles.

ATIVIDADE 4
Faça um mapa do filme.
Passos:
1) Colocar um título: "Mapa do filme 'As aventuras de Azur e Asmar'"
2) Coloque no mapa o nome dos Mares (Mediterrâneo e Vermelho) e dos Oceanos (Índico e Atlântico)
3) Coloque uma legenda e pinte/identifique/localize:
[] Europa
[] Mar Mediterrâneo
[] Países de Cultura Árabe
-> Viagem de Azur (sai da Europa, passa pelo mar Mediterrâneo e atinge o norte da África)