sábado, 1 de outubro de 2022

Escravos Negros Africanos desembarcados na América Latina entre 1500 e 1866

 Fonte do texto e mapa:  https://www.facebook.com/100063885137610/posts/pfbid0hfxo4kUDxzhU78BZPwPgKCgnc9b4dXiQoogv4qcAAMiEUzBXpNkFbFU9C9tV8XNFl/



UM BRASIL DE NEGREIRAS GEOGRAFIAS 


Entre os séculos XVI e XIX, o Brasil foi o país americano que mais recebeu negros, trazidos forçosamente da África para trabalharem como escravos na colônia portuguesa de então.


Foram aproximadamente 5.000.000 de escravos trazidos para o Brasil durante os períodos colonial (1500 - 1822) e imperial (1822 - 1866).


Lembrando que o Brasil foi o país do continente americano que mais tardiamente aboliu a escravidão dos negros africanos e seus descendentes, já no final do século XIX, em 1888.


Hodiernamente, o Brasil possui a maior população negra fora do continente africano.


Com quase 100.000.000 de negros, nosso país só é superado pela Nigéria, país mais populoso da África.


Marcio Luis Fernandes (professor de geografia)


Geografias Memoráveis 


#umlugardoRio


#umaIlhadesímbolos


#geografiasMemoráveis


#GeografiasGuaratibanas

domingo, 18 de setembro de 2022

Mapa Percentagem na Participação da Produção Nacional de Petróleo

 



Texto e mapa: https://www.facebook.com/343924839049712/posts/pfbid02PL91JLpi1tXhLdfgVDngpTNe6pUh2udSxHginQaBZfcFGYYW4yxKVEcVMPxkRdq9l/

Percentual de contribuição dos Estados brasileiros na produção nacional de petróleo (https://64.media.tumblr.com/a2b510ae508b282c077a75de6b7f1343/6e72de57e39f84b8-21/s1280x1920/213d326d66e937ee53ddfac79aeaf204ddfa0f45.jpg)

terça-feira, 6 de setembro de 2022

ATIVIDADE Sobre Industrialização no Brasil

 

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-industrializacao-brasileira.htm

 

Características da industrialização no Brasil

O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram sua industrialização de forma tardia, no século XX, ou seja, bastante atrasada em relação aos pioneiros da industrialização, que iniciaram esse processo ainda no século XVIII.

Dentre os fatores que explicam essa situação, podemos considerar o fator histórico como sendo o mais influente, pois, na ocasião do início da industrialização, o Brasil era colônia de Portugal e estabeleceu durante o período colonial uma forte parceria comercial com a Inglaterra, que foi o primeiro país a se industrializar. Dessa forma, o Brasil passou a fornecer matéria-prima e produtos agropecuários para seu parceiro, que, na contramão do processo, industrializou-se fortemente ainda no século XVIII. Em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir produtos manufaturados, dessa forma, o que restou para o país foi continuar com a sua economia agropecuária.

Ao se industrializar, o que ocorreu somente na década de 1930, a indústria encontrava-se concentrada na Região Sudeste. Ela só foi descentralizada, indo para as demais regiões, na década de 1970 em diante.

Atualmente, o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, com economia global forte e intensa participação capitalista global. Desde a década de 1990 é visto como um dos melhores países para se investir e instalar indústrias do mundo.

A década de 1950 foi marcada pelos projetos políticos instalados no governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961), que promoveu uma intensa abertura econômica do país para as empresas multinacionais, ampliando fortemente a abertura de novas empresas, dos mais variados tipos, incentivando o consumo, o consumismo e a competitividade tanto interna quanto externa.

O Brasil, a partir daí, pôde conhecer o mercado de consumo externo e integrar-se aos processos de exportação e comércio global. Alguns setores industriais não sofreram tantos investimentos, como o de tecnologia de ponta, o que tornou o Brasil um país dependente econômica e tecnologicamente de outras economias globais.

Na década de 1990, o país experimentou um forte crescimento econômico industrial, o que resultou no aumento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e gradativo aumento da qualidade de vida da população, bem como aumento do consumo. Esse fenômeno perdura até a atualidade, colocando o Brasil entre as maiores potências econômicas.


https://brasilescola.uol.com.br/brasil/industrializacao-do-brasil.htm

 

Industrialização atual

Atualmente o país vive um forte crescimento e desenvolvimento industrial, motivado e influenciado pelo capital externo e pelas multinacionais instaladas em nosso território. Há um forte desenvolvimento industrial nos diversos tipos de indústrias, desde a indústria de base até as indústrias de alta tecnologia.

O Brasil é dependente economicamente de outros países, para quem destina sua produção, seja ela industrial, seja agroindustrial, e também depende das tecnologias produzidas por países desenvolvidos, o que denota uma fragilidade na economia nacional, pois faltam investimentos em pesquisa e educação, o que poderia ampliar a produção na área tecnológica e diminuir essa dependência.

Os desafios que o país enfrenta na atualidade giram em torno de questões como minimizar a dependência de outras economias e implementar planos governamentais e projetos que viabilizem a produção de ciência e tecnologia para promover o desenvolvimento industrial.

O Brasil conta com parques industriais sofisticados e competitivos, de maneira descentralizada em todo o território, com produção de bens de base, intermediários e de ponta. Setores como o farmacêutico, automobilístico, eletroeletrônico, energético, têxtil, alimentício, entre outros, são destaques na nossa produção, bem como o agroindustrial.

Principais indústrias do Brasil

O Brasil dispõe atualmente de um parque industrial bastante amplo e diversificado, atuando em ao menos 33 ramos produtivos distintos.

De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria de transformação corresponde à principal indústria brasileira, representando pouco mais da metade (51%) do PIB do setor secundário. Dentro desse segmento, se destacam os seguintes ramos produtivos:

        automobilístico;

        metalurgia e siderurgia;

        petroquímica;

        papel e celulose;

        alimentício.

A indústria extrativa também possui grande importância para a economia, sendo responsável por parte das exportações brasileiras e pela destinação de matérias-primas para outros ramos produtivos, muitos dos quais listamos acima. Destaca-se, nesse segmento, a extração de minerais metálicos e a exploração petrolífera.

Industrialização do Brasil na atualidade

Dois padrões importantes caracterizam a industrialização brasileira na atualidade: a desconcentração industrial e o que muitos analistas têm chamado de desindustrialização da economia nacional.

A desconcentração industrial diz respeito à maior distribuição espacial das plantas industriais pelo território brasileiro, isto é, deslocando-se da Região Concentrada em direção a estados e municípios de outras regiões, como a região Nordeste, por exemplo.

Existem diversos motivos que explicam esse movimento, dentre os quais podemos destacar a saturação das áreas densamente industrializadas, a ampliação das redes de transporte pelo território brasileiro, a ampla oferta de mão de obra qualificada por todo o país e a intensificação da guerra fiscal entre os estados, que corresponde a uma disputa entre as diferentes unidades federativas pela oferta das melhores condições fiscais para atrair indústrias para o seu território.

A desindustrialização, por sua vez, corresponde à diminuição da participação da indústria na economia nacional, atribuída muitas vezes a fatores de ordem burocrática, infraestrutural e fiscal que são tidos como um obstáculo para o desenvolvimento da produção nacional, chamados de Custo Brasil. Além disso, leva-se em consideração a forma como as commodities agrícolas e minerais, a exemplo da soja e do minério de ferro, passaram a alavancar a economia brasileira nos últimos anos, impulsionando, sobretudo, as exportações, superando a participação da indústria na pauta exportadora brasileira.


Exercícios

1) As indústrias brasileiras se concentram em qual(is) região(ões) ou estado(s)?

2) Por que há concentração industrial no território brasileiro?

3) Qual é a característica da industrialização no Brasil?

4) Quais são os desafios que o Brasil enfrenta no tocante à industrialização?

5) Quais são os principais ramos produtivos das indústrias no Brasil?

6) Quais são os 2 padrões que caracterizam a industrialização atual no Brasil? Explique cada uma das duas?


domingo, 21 de agosto de 2022

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Mapa da Migração do Homo Sapiens pelo Planeta Terra

 



Repasso, inclusive o texto do link  https://www.facebook.com/111191183561623/posts/pfbid02jggSqGs8hyZU1UNrTKmC64b6sy4jh2pPqCsAsjfJa8ysykPoHJx1AVHcCgQr1VAsl/

AS PRIMEIRAS MIGRAÇÕES HUMANAS 


Segundo alguns estudos arqueológicos e antropológicos, nos primórdios dos tempos - há aproximadamente 60.000 anos, os primeiros humanos iniciaram o processo de povoamento do mundo a partir da África - o berço da humanidade.


Esta primeira migração humana teria partido do continente africano para a Ásia e desta para a Oceania e a Europa.


Cerca de 35.000 depois, finalmente, o homo sapiens chega ao continente americano, o último destino desta que teria sido a primeira grande marcha migratória da humanidade.


Marcio Luis Fernandes (professor de geografia)


#umlugardoRio


#umaIlhadesímbolos


#GeografiasMemoráveis


#GeografiasGuaratibanas

terça-feira, 5 de julho de 2022

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Aumento da rede ferroviária chinesa em 12 anos

Texto e foto de "Geografia Extrema".

 "Em apenas doze anos a China construiu a maior e mais impressionante rede ferroviária de comboios normais e de alta velocidade já vistas."



domingo, 19 de junho de 2022

Projeção Cartográfica do Prof João Soukup

 UMA DAS PÉROLAS DA CARTOGRAFIA NACIONAL



Mapa mundi didático em projeção azimutal oblíqua e equidistante com a cidade de São Paulo ao centro elaborado pelo prof. João Soukup da USP - Universidade de São Paulo. Nessa época os mapas eram desenhados a mão, no bico de pena.

 https://cartografiajoaosoukup.com.br/vida-e-obra/

sábado, 4 de junho de 2022

Sobre o Rio Amazonas

 


Fonte da imagem e do texto: https://www.facebook.com/343924839049712/posts/pfbid0wqNfCyJQ9Z8xhCtqU47b6bwQnRTztDQ8BCHMUt4mQxxZXJ6fccX1szytLxxA1HDCl/

Vc sabia que o rio Amazonas - que é o maior rio em volume de água do mundo e o maior em extensão [com 6.992 km, superando em 140 km o rio Nilo desde pesquisa divulgada em 2008*] - não tem nenhuma ponte passando sobre ele? (https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEht10gxBOnaa2khFru19GRaGg0473vREgOn0HonuUTJlO8qaGxp4DvlwqsdpLdGOU4gbnqvs3UtHvx76zP8Qs_sWL1phN0OQbdIfUmK0FA7f_A452_AR6-OYItJxUUpnxILSUU97SG1-A4uoirY9pRrwMuZKgBDCB6YHcof-jUrNkOYL6ecqp5Uujdp/w832-h832/Amazon%20Basin.jpg)


*Para saber mais, clique em: vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/rio-amazonas-o-mais-extenso-do-mundo-segundo-nova-medicao.htm


quarta-feira, 18 de maio de 2022

Gaza é o maior Campo de Concentração do Mundo

 De História Islâmica (https://www.facebook.com/179267965601777/posts/pfbid02yEWMbA6a2Pq8ZvworfXK49hHiwAQ77mJDD8p2GT5KvUg8BiXptYFdzpZDoTM3Bojl/)

Imagine viver isso há anos, sem poder reagir ou fugir, e ainda sofrer massacres anuais de centenas de pessoas em ações militares orquestradas para gerar o máximo de baixas civis.


Fonte:

-A alarmante contaminação da água em Gaza: t.ly/EvI5


-Gaza possuí apenas 4 horas de energia diárias: t.ly/r6ow


-Os altíssimos níveis de desemprego em Gaza: t.ly/Nx9l


-Altas taxas de anemia dentre as crianças em Gaza: t.ly/Nx9l


-A crise de depressão dentre as crianças em Gaza: t.ly/vPyD


-2 milhões de pessoas vivem presas em Gaza: t.ly/FgOX


-Alta taxa de suicídio dentre jovens palestinos em Gaza: t.ly/XsOA


-Índices da fome em Gaza: t.ly/rljE


domingo, 8 de maio de 2022

Nem sempre a menor distância no planeta Terra é uma linha reta

 Nem sempre a menor distância no planeta Terra é uma linha reta. 

Retirado de: https://www.facebook.com/111191183561623/posts/735846697762732/



:

"SOBRE A MENOR DISTANCIA ENTRE DOIS PONTOS  

A menor distância entre dois pontos é sempre uma reta na geometria euclidiana.


Essa é a geometria que geralmente se aprende na escola, onde as figuras são bidimensionais e representadas em uma superfície plana como uma folha de caderno.


Na vida real, a menor distância é uma curva chamada geodésica. Isso porque (para o desespero dos terraplanistas) nosso planeta não é plano! Assim, não se usa a geometria euclidiana, mas a geometria riemaniana. 


É este o conceito que os planejadores de voos usam para traçar as rotas de aviões de maneira a economizar tempo e combustível. 


Fonte da imagem: @worldwide_engineering


Por Marcel Messias Gonçalves


#umlugardoRio 


#umaIlhadesímbolos 


#GeografiasGuaratibanas 


#GeografiasMemoráveis"

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Percentual da população dos países das Américas do Norte e Central que é afro-descendente

 


Percentual da população dos países das Américas do Norte e Central que é afro-descendent, em inglês (https://64.media.tumblr.com/5e6c1f0498d949a2ad0b5954806d3df9/17872da992e6f620-32/s640x960/cadcf4de02d7a91ff0e5410018aa1a225c388013.jpg)

Fonte: https://www.facebook.com/343924839049712/posts/4778623305579821/

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Mapa da Europa em 1460

 Mapa da Europa em 1460


(https://64.media.tumblr.com/010e6688140f23f9e01f9822497182d6/a36c8f0b957764a8-3c/s1280x1920/aab8d55a4475e7bd6fdf87768721765ceeddbba8.jpg)


Fonte [em inglês]: https://www.instagram.com/p/Ca5JzqYMOt6/

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Sobre o conflito Rússia e Ucrânia

 Na guerra Rússia e Ucrânia não há santo. 

São dois países comandados por governantes ultraconservadores, neoliberais e que atacam os direitos dos trabalhadores (e das minorias).

Tem imperialismo nos dois lados, só muda o endereço.

Esta instabilidade política toda tem como pano de fundo a disputa pela hegemonia/controle da prospecção, produção e distribuição de gás natural para a Europa Ocidental.

A Ucrânia recebe apoio escraxado dos EUA e da União Europeia para retomar a Crimeia que perdeu pra Rússia em 2014. Se conseguir, vai dividir com eles a "fatia bilionária deste bolo" do gás natural russo.

Lembrando que a Crimeia tem maioria etnica russa e era da Rússia por séculos, sendo "oferecida" pelos russos para a Ucrânia num gesto de "amizade". 


PS: os ucranianos e russos sempre foram amigos até 2014, quando há um golpe militar na Ucrânia que depôs um governo pró-Russia. Importante dizer que foram assassinados cruelmente vários militantes socialistas, mas não houve a comoção  mundial e nem ação da ONU, sendo que  a imprensa mundial se calou. Putin invadiu a Criméia em retaliação ao golpe militar de extrema-direita na Ucrânia (com participação do imperialismo estadunidense) e para manter seus interesses econômicos na região.


PS: a Rússia também está mostrando pro mundo inteiro que ainda é uma nação imperialista e opressora dos países vizinhos.


PS: Putin nunca foi de esquerda e é um ultraconservador de origem gângster, estando longe de ser um farol da luta antiimperialista americana.


PS: o governo da Ucrânia tem inclinações fascistas e nazistas, mas não é. Mas tem apoio de milícias paramilitares neonazistas. Trump e Bolsonazi também tem apoio de neonazi, mas não são tbm.


PS: a OTAM e nenhum país do mundo vai invadir a Rússia, pois não são loucos de enfrentarem a maior potência nuclear mundial.


PS: Bolsonazi foi inteligente ao ir na Rússia na semana passada.  Longe de ser mais uma burrada deste governo que é anti-diplomacia mundial, foi uma jogada inteligente do Bolsonazi, pois ele quer estar ao lado dos vencedores nesta guerra. Vejo que pode estar  havendo um redesenho das hegemonias geopolíticas mundiais com a aliança Rússia-China e o enfraquecimento de EUA-União Europeia.