quarta-feira, 8 de abril de 2015

Produtores Gananciosos de Tomate Jogam Produtos na Rodovia

       Imagem deprimente que bem retrata a ganância dos produtores na sociedade capitalista.


      O preço do tomate despencou e produtores capixabas de produtores rurais de Venda Nova do Imigrante jogam 20 mil caixas de tomate no lixo. O produto, que estava custando em média R$ 30 por caixa no final de 2014, baixou para R$ 10 (uma queda de 66% no preço). 
     A "lei de preços da oferta e da procura" capitalista diz que se tivermos uma grande oferta de um produto, o preço deste deverá ser rebaixado. A oferta pequena deste mesmo produto poderá diminuir o preço deste produto.
     Para tentar voltar aumentar o preço do tomate do mercado, diminuindo a oferta deste produto, os produtores de tomate dispensaram cerca de 20 mil caixas do produto na rodovia
     Estes tomates estava em ótimo estado e ao invés de enviar estes tomates para as populações mais carentes ou para órgãos públicos (como escolas e hospitais), os produtores desperdiçam-no somente para garantir o aumento do seus lucros.
     Torna-se mais do que necessário uma política de controle estatal de preços, para não ficarmos dependente das grandes corporações na definição dos preços dos produtos, até porque as empresas são gananciosas e fazem lançam estratégias financeiras ilegais (tais como cartéis, trustes, etc). Também é necessário que se faça no Brasil uma ampla reforma agrária, para dar terra para quem quer produzir com responsabilidade social, diminuindo o poder destas grandes corporações capitalistas do campo.

Mais informações em: http://www.folhavitoria.com.br/economia/noticia/2015/01/preco-despenca-e-produtores-capixabas-jogam-20-mil-caixas-de-tomate-no-lixo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário