terça-feira, 2 de junho de 2015

Fuso Horário - texto

Fuso Horário
O fuso horário é uma faixa que se estende de um pólo a outro, limitada por dois meridianos. A esfera terrestre foi dividida em 24 faixas, que é o numero de horas necessárias para que a Terra complete o seu movimento de rotação, ou seja, para que as suas partes passem por todas as horas do dia. Dividido em 360º por 24 obtém-se 15º, que é a medida de cada fuso horário, a Terra ficou dividida como se fosse uma laranja, porém com 24 gomos.
O fuso em que se localiza o meridiano de Greenwich é o referencial para a determinação das horas: é o ponto zero para a marcação das horas. Como a Terra gira de oeste para leste, os fusos a leste de Greenwich tem as horas adiantadas (+) em relação a essa localidade. Os fusos situados a oeste tem as horas atrasadas (-) em relação a hora de Greenwich, como por exemplo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Maceió e Recife são cidades localizadas no terceiro a oeste de Greenwich. Assim, quando forem 12 horas em Greenwich, serão 9 horas nessas cidades. Já na cidade de Tóquio encontra-se no nono fuso a leste de Greenwich, portanto, lá serão 21 horas.



Mapas-Mundi de Fuso Horário





O Brasil possui quatro fusos horários:
·         UTC−2: Atol das Rocas, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz.
·         UTC−3 (horário de Brasília): regiões Sul, Sudeste e Nordeste; estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá; e o Distrito Federal.
·         UTC−4: estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, e a parte do Amazonas que fica a leste da linha que interliga Tabatinga e Porto Acre.

·         UTC−5: estado do Acre e a porção do Amazonas que fica a oeste da linha mencionada no parágrafo anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário