domingo, 22 de novembro de 2015

TRABALHO sobre o FILME “PÃO e ROSAS”

repasso atividade elaborada.

TRABALHO SOBRE O FILME
“PÃO E ROSAS”
Bread and Roses, Estados Unidos, México, 2000.
Diretor: Ken Loach
Elenco: Pilar Padilla, Andrien Brody, Elpidia Carrilo, Jack Macgee, Mônica Rivas.
Duração aproximada: 105 minutos
Sinopse (extraído da internet): As seqüências de abertura do filme mostram Maya, uma jovem e amedrontada imigrante de Tijuana (México) atravessando a fronteira com outros mexicanos tendo dois “coiotes” como guias. O tráfico de mão de obra é uma micro-empresa capitalista indiferente a seus temores. Nos Estados Unidos, ela passa a fazer parte dos setores mais explorados da classe trabalhadora. Uma pária que em primeiro lugar terá que vencer seus próprios medos para em seguida enfrentar seus patrões na defesa de seus direitos mais elementares. O diretor britânico Ken Loach descreveu as massas pobres e oprimidas e suas lutas para sobreviver em um mundo cruel de “laissez-faire” em Bread and Roses (Pão e Rosas).
O filme passa-se em Los Angeles no Estado da Califórnia, Estados Unidos, onde imigrantes mexicanos ilegais trabalham como faxineiros do turno da noite em um edifício de escritórios, submetidos a salários humilhantes. Eles não tem assistência médica, nenhuma proteção trabalhista e ainda suportam um gerente opressor. Bread and Roses cativa a platéia ao mostrar a luta de alguns imigrantes pela criação do sindicato e enquanto outros caem no desespero, voltando-se para o roubo e a prostituição parta pagar o aluguel e alimentar os seus filhos.
No meio de tudo isso há Maya que, com um ativista estadunidense apaixonado –Sam- corajosamente lidera uma luta contra as corporações, enfrentando o risco de ser extraditada.

Perguntas sobre o filme Pão e Rosas:

1- Como Maya atravessou a fronteira do México com os EUA?

2- Por que Maya atravessou a fronteira  do México com os EUA?

3- Que tipo de emprego Maya conseguirá nos EUA? Por que?

4-  Explique se havia algum tipo de exploração no trabalho de faxineiro.

5- Explique esta passagem: "O uniforme nos torna invisíveis".

6- Por que Sam estava querendo reunir os trabalhadores da empresa de limpeza?

7- Porque o salário dos faxineiros diminuiu com o tempo nos EUA (em 1982 era de U$8,25 com direitos trabalhistas e em 1999 era de 5,75 sem os direitos trabalhistas)?

8- Por que o patrão dos faxineiros não queria atender as reivindicações dos trabalhadores? O que ele fez para não atender as reivindicações dos trabalhadores?

9- De que forma o filme aborda temas como: participação política, indiferença, luta de classes, exploração.

10- Quem são os personagens Maya, Sam e Rosa? Em quais desses personagens nós percebemos a vontade de participação política e a indiferença? Por quê?

11- Quais foram as diferentes atitudes tomadas por Maya e Rosa diante do problema da luta por um emprego?

12- O que acontecerá com Maya, os outros faxineiros e Sam no final do filme?



Nenhum comentário:

Postar um comentário