quinta-feira, 3 de março de 2016

A ocupação nas Margens dos Rios


O que atraiu os primeiros povoamentos para perto dos rios? Água. Água para banhar, cozinhar, pescar,beber e para praticar agricultura (as terras das margens de rios são férteis e boas para a prática agrícola). 
 Água tende a fluir em uma bacia de drenagem, por corpos d’água que se encontram, rios que ficam com o leito maior cheio durante algumas estações ou menos volumosos, ocupando só o leito menor, na estiagem, fluindo até a foz. Enchente em área urbana é resultado de um século de ocupação sem visão, de uma urbanização sem planejamento. É resultado do desmatamento das matas ciliares, do microloteamento da terra, da canalização de rios e da impermeabilização do solo. É resultado, ainda, da falta de rede de saneamento, de coleta de lixo e de um sistema de drenagem.
Importante destacar que as pessoas de baixa renda não tem muitas opções de moradia e acabam se instalando nas áreas de margens de rios por ser mais barato. Uma ausência de política de moradias populares ajuda a piorar esta situação de moradias precárias e ocupações irregulares das margens de rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário