CHARGE_Semelhanças entre Escravidão e Terceirização

“Na escravidão o trabalhador era vendido Na terceirização, é alugado”  (Ricardo Antunes)


Mortos no Capitalismo?


Fora os mortos pela escravidão, tráfico negreiro, guerras mundiais, violência urbana cotidiana, fome mundial, golpes militares, etc

CHARGE_Se matar todos os bandidos quem resta?

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Exercícios do filme VIAGEM ao CENTRO da TERRA

1) Aonde ficava a entrada para o "centro" da Terra?

2) Por que eles resolveram entrar lá?

3) Como eles entrarão no "centro" da Terra?

4) O que eles acharam lá?

5) Como eles saíram? Eles sairão aonde?

6) Diga o que tem de verdadeiro e o que tem de "falso" no filme.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

EXERCÍCIOS do Documentário ENTRE RIOS

1) Qual o nome dos 2 RIOS que São Paulo foi construída no meio? O que foi construído na fundação da cidade? Por que foi feito neste local? 

2) As primeiras ferrovias na cidade de São Paulo seguiam as margens dos rios (como o Tamanduateí). Por que isso ocorreu? Qual era a importância das ferrovias? 

3) Por que as populações mais pobres na cidade de São Paulo construíam as suas moradias próximo às margens dos rios? 

4) Qual era a inovação de saneamento básico que tinha nos bairros-jardins dos ricos?

5) O que os prefeitos fizeram com os rios de São Paulo no início do Século XX? Por que o prefeito Prestes Maia constrói as avenidas nas margens de rios? 

6) Quando a cidade de São Paulo cresceu no início do Século XX, ela ficará presa entre quais outros 2 rios? 

7) O que há embaixo da maioria das avenidas e ruas de São Paulo? O que acontece com eles quando chove muito? 

8) O Plano de Avenidas de algumas cidades no mundo (Paris, Viena e Moscou) levou em conta a construção de rodovias/avenidas, ferrovias e hidrovias. Por que não foram utilizados os rios para se navegar na cidade de São Paulo? Quem não permitiu?

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Mapa da Imigração e Emigração européia nos séculos 19 e 20

Emigração européia do século XIX à 1939
(principalmente portugueses, italianos, britânicos, espanhóis e russos, 80% do total)

Imigração para a Europa pós  segunda guerra mundial
(30 milhões até 2000, indo principalmente pra Alemanha, Itália, Reino Unido, França, Espanha, Grécia e Holanda)

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Exercícios do filme "XINGU"

Exercícios do filme "XINGU"

1) O que os irmãos Villas-Boas foram fazer nas aldeias indígenas na década de 1940?

2) Como foi o primeiro contato dos irmão com os indígenas?

3)  Por que o governo da época chamava as "terras indígenas" de "terras desocupadas"?

4) Como foi a reção dos indígenas com as coisas que os irmãos carregavam?

5) Como os indígenas viviam na aldeia?

6) Por que os indígenas morreram? O que os irmão fizeram depois?

7) O que algumas pessoas ruins fizeram na aldeia indígena quando os irmãos saíram?

8) Qual foi o acordo que os irmãos fizeram com o governo para ter a Reserva Indígena de Xingu? 

9) Aonde ficava a Reserva de Xingu? Quando a Reserva será inaugurada?

10) Como os irmão levaram os indígenas para a Reserva de Xingu?

11) Por que a reserva indígena de Xingu era importante?

12) Quem eram aquelas pessoas que estavam invadindo a reserva de maneira ilegal? O que eles estavam fazendo? O que ocorreu?


SINOPSE:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Xingu_(filme)

Xingu é um filme brasileiro de 2011 dirigido por Cao Hamburger e roteirizado por ele, Elena Soárez e Anna Muylaert. Estrelado por João MiguelFelipe Camargo e Caio Blat, o filme conta a trajetória dos irmãos Villas-Bôas a partir do momento em que se alistam para a Expedição Roncador-Xingu, parte da Marcha para o Oeste de Getúlio Vargas, em 1943.
Anos 1940. Três jovens irmãos decidem viver uma grande aventura. Orlando, 27 anos, Cláudio, 25, e Leonardo, 23, os Irmãos Villas-Bôas, alistam-se na Expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo eles se tornam chefes da empreitada, envolvendo-se na defesa dos povos indígenas e de suas diversas culturas, registrando tudo num diário batizado de A Marcha para o Oeste.
Mais velho dos irmãos, Orlando é o articulador entre as etnias indígenas e o poder oficial, responsável por brecar a ingerência externa. Já Cláudio, é o grande idealista e o mais consciente da contradição da expedição – "Nós somos o antídoto e o veneno", diz. O caçula é Leonardo, vibrante e corajoso. No entanto, suas atitudes podem causar um preço alto para a aventura dos irmãos.
Numa viagem sem paralelo na história, com batalhas, 1.500 quilômetros de picadas abertas, mil quilômetros de rios percorridos, 19 campos de pouso abertos, 43 vilas e cidades desbravadas e 14 tribos contatadas, além das mais de 200 crises de malária, os irmãos Villas-Bôas conseguem fundar em 1961 o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo, do tamanho de um país como a Bélgica.
Na aventura, os Villas-Bôas conseguem passar pelo território Xavante, de índios corajosos e guerreiros sem nenhuma baixa de ambos os lados. Em seguida, deparam-se com os Kalapalos, os famosos e temidos que teriam matado o explorador inglês Percy Fawcett. Mas, apesar de toda a apreensão e ao contrário do que imaginavam, os irmãos ficam amigos do grande chefe Izarari, e se encantaram com a cultura e os costumes locais. Não previam ainda que ali viveriam a primeira tragédia de suas vidas: um surto de gripe, trazido por eles mesmos, que quase dizima toda a aldeia.
Ao recontar a saga dos irmãos, Xingu apresenta a luta pela criação do parque e pela salvação de tribos inteiras que transformaram os Villas-Bôas em heróis brasileiros, traçando com problemas crônicos do processo de formação brasileiro.

terça-feira, 31 de julho de 2018

Imagens e Links contra a BNCC e Reforma do Ensino Médio

Carta da AGB (Associação dos Geógrafos Brasileiros)

Vídeo da APEOESP SANTO AMARO

 SINTEC

 APEOESP NA ESCOLA E NA LUTA





 nota do Núcleo de Estudos da Educação Básica da UFPA rejeitando a BNCC e a Reforma do Ensino Médio
 nota do Núcleo de Estudos da Educação Básica da UFPA rejeitando a BNCC e a Reforma do Ensino Médio




 Modelo de Carta para ser enviado ao MEC

 Carta CNTE 1
  Carta CNTE - 2
 Carta CNTE - 3



 APEOESP
 APEOESP





Jornal RESISTIR - 1

 Jornal RESISTIR - 2



SBPC - 1


SBPC - 2
SBPC - 3



Outro Modelo de Carta de Escola de Base - 1

 Outro Modelo de Carta de Escola de Base - 2




 Artigo Gaudêncio Frigoto




CNTE e CUT

CEP - RJ

CEP - RJ


Nota do FORUMDIR – Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação e Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras <https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/noticia/3391/nota_bncc_09-09.pdf>

Nota da ANFOPE – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação < http://www.anpae.org.br/website/noticias/390-2017-09-11-17-16-17?format=pdf >

Nota da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação < http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/a_anped_e_a_bncc_versao_final.pdf >

Nota do ANDES - Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior  < http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-ult-2053556448.pdf >

Nota da CNTE - Conferderação Nacional de Trabalhadores em Educação https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2017/07/bncc_mec_golpista_final_cnte.pdf >



Relatório do "Seminário da BNCC em debate" realizado pela ABRAPEC - Associação Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências < http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/2016/03/23/relatorio-do-seminario-bncc-em-debate/ >

Documento produzido pela ABdC – Associação Brasileira de Currículo https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2017/09/documento-associac3a7c3a3o-brasileira-de-curriculo_vf_ok.pdf >

Nota da ABCS - Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais https://abecs.com.br/nota-bncc/>
Nota de repúdio do CEDES - Centro de Estudos Educação & Sociedade e outras entidades, sobre a associação do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) à BNCC

< file:///C:/Users/Ceane/Downloads/Manifesto_Programa_Reside%CC%82ncia_Pedago%CC%81gica.pdf >

Podcast com a Profa. Inês Barbosa de Oliveira (UERJ)
Podcast com a Profa. Maria Luiza Süssekind (UNIRIO)
O mercado da Educação, por Prof. Nelson Pretto (UFBA) < http://www.anped.org.br/news/o-mercado-da-educacao-por-nelson-pretto-ufba>
Campanha ANPED #Aquijatemcurriculo <http://www.anped.org.br/campanha/curriculo>
Base Nacional Curricular Comum: a falsa  oposição entre conhecimento para fazer algo e conhecimento em si < Macedo2016 >
Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para a educação  <21666-55599-1-PB >
Base Nacional Comum para currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? <Beth Macedo – BNCC – 2015 – 1678-4626-es-36-133-00891 >
Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Ensino de Física Editorial_BNCC_Erika_Fernanda_2016 >
Base Nacional Comum Curricular (BNCC): sujeitos, movimentos e ações políticas.  < trabalho_DEBORA38anped_2017_GT12_227 >
Base Nacional Comum Curricular no Brasil: Regularidade na Dispersão Cunha&Lopes2017 >
Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Num Brasil sem diálogo, escola vira arena para disputas. Entrevista especial com Renato Janine Ribeiro < http://www.anped.org.br/news/entrevista-com-o-professor-dante-henrique-moura-ifrn-sobre-reformulacao-do-ensino-medio >