Blog com textos, mapas, vídeos, imagens e sugestões de exercícios sobre geografia, além de ter alguns artigos escritos por mim. O Blog está em construção, sendo atualizado constantemente, onde muitas postagens antigas são acrescentadas de mapas e textos novos. Fiquem à vontade! Boa pesquisa!
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segunda-feira, 24 de dezembro de 2018
terça-feira, 25 de setembro de 2018
VÍDEO_Formação Territorial Brasileiro
https://www.facebook.com/173175446224123/videos/1878440038908229/
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Mortos no Capitalismo?
Fora os mortos pela escravidão, tráfico negreiro, guerras mundiais, violência urbana cotidiana, fome mundial, golpes militares, etc
DISTRIBUIÇÃO do ELEITORADO por ESTADOS no BRASIL, 2018
DISTRIBUIÇÃO DO ELEITORADO POR ESTADOS NO BRASIL, 2018
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Peso da disputa nos estados para o resultado final da eleição.
www.geoanalytics.com.br
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1834782539910408&set=a.156577087730970&type=3&theater
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Peso da disputa nos estados para o resultado final da eleição.
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Percentual de estabelecimentos agropecuários que utilizam agrotóxicos por município
Percentual de estabelecimentos agropecuários que utilizam agrotóxicos por município.
www.geoanalytics.com.br
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Exercícios do filme VIAGEM ao CENTRO da TERRA
1) Aonde ficava a entrada para o "centro" da Terra?
2) Por que eles resolveram entrar lá?
3) Como eles entrarão no "centro" da Terra?
4) O que eles acharam lá?
5) Como eles saíram? Eles sairão aonde?
6) Diga o que tem de verdadeiro e o que tem de "falso" no filme.
2) Por que eles resolveram entrar lá?
3) Como eles entrarão no "centro" da Terra?
4) O que eles acharam lá?
5) Como eles saíram? Eles sairão aonde?
6) Diga o que tem de verdadeiro e o que tem de "falso" no filme.
quinta-feira, 13 de setembro de 2018
EXERCÍCIOS do Documentário ENTRE RIOS
1) Qual o nome dos 2 RIOS que São Paulo foi construída no meio? O que foi construído na fundação da cidade? Por que foi feito neste local?
2) As primeiras ferrovias na cidade de São Paulo seguiam as margens dos rios (como o Tamanduateí). Por que isso ocorreu? Qual era a importância das ferrovias?
3) Por que as populações mais pobres na cidade de São Paulo construíam as suas moradias próximo às margens dos rios?
4) Qual era a inovação de saneamento básico que tinha nos bairros-jardins dos ricos?
5) O que os prefeitos fizeram com os rios de São Paulo no início do Século XX? Por que o prefeito Prestes Maia constrói as avenidas nas margens de rios?
6) Quando a cidade de São Paulo cresceu no início do Século XX, ela ficará presa entre quais outros 2 rios?
7) O que há embaixo da maioria das avenidas e ruas de São Paulo? O que acontece com eles quando chove muito?
8) O Plano de Avenidas de algumas cidades no mundo (Paris, Viena e Moscou) levou em conta a construção de rodovias/avenidas, ferrovias e hidrovias. Por que não foram utilizados os rios para se navegar na cidade de São Paulo? Quem não permitiu?
segunda-feira, 27 de agosto de 2018
Mapa da Imigração e Emigração européia nos séculos 19 e 20
Emigração européia do século XIX à 1939
(principalmente portugueses, italianos, britânicos, espanhóis e russos, 80% do total)
Imigração para a Europa pós segunda guerra mundial
(30 milhões até 2000, indo principalmente pra Alemanha, Itália, Reino Unido, França, Espanha, Grécia e Holanda)
(principalmente portugueses, italianos, britânicos, espanhóis e russos, 80% do total)
Imigração para a Europa pós segunda guerra mundial
(30 milhões até 2000, indo principalmente pra Alemanha, Itália, Reino Unido, França, Espanha, Grécia e Holanda)
terça-feira, 21 de agosto de 2018
IDADE das VÍTIMAS de MORTE por INTERVENÇÃO POLICIAL em SP - 2016
IDADE DAS VÍTIMAS DE MORTE POR INTERVENÇÃO POLICIAL EM SP - 2016
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É marcante a letalidade da polícia de São Paulo sobre a juventude nas periferias de São Paulo.
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Principais produtos econômicos dos países africanos
Principais produtos econômicos dos países africanos
sexta-feira, 3 de agosto de 2018
Exercícios do filme "XINGU"
Exercícios do filme "XINGU"
SINOPSE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Xingu_(filme)
1) O que os irmãos Villas-Boas foram fazer nas aldeias indígenas na década de 1940?
2) Como foi o primeiro contato dos irmão com os indígenas?
3) Por que o governo da época chamava as "terras indígenas" de "terras desocupadas"?
4) Como foi a reção dos indígenas com as coisas que os irmãos carregavam?
5) Como os indígenas viviam na aldeia?
6) Por que os indígenas morreram? O que os irmão fizeram depois?
7) O que algumas pessoas ruins fizeram na aldeia indígena quando os irmãos saíram?
8) Qual foi o acordo que os irmãos fizeram com o governo para ter a Reserva Indígena de Xingu?
9) Aonde ficava a Reserva de Xingu? Quando a Reserva será inaugurada?
10) Como os irmão levaram os indígenas para a Reserva de Xingu?
11) Por que a reserva indígena de Xingu era importante?
12) Quem eram aquelas pessoas que estavam invadindo a reserva de maneira ilegal? O que eles estavam fazendo? O que ocorreu?
SINOPSE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Xingu_(filme)
Xingu é um filme brasileiro de 2011 dirigido por Cao Hamburger e roteirizado por ele, Elena Soárez e Anna Muylaert. Estrelado por João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat, o filme conta a trajetória dos irmãos Villas-Bôas a partir do momento em que se alistam para a Expedição Roncador-Xingu, parte da Marcha para o Oeste de Getúlio Vargas, em 1943.
Anos 1940. Três jovens irmãos decidem viver uma grande aventura. Orlando, 27 anos, Cláudio, 25, e Leonardo, 23, os Irmãos Villas-Bôas, alistam-se na Expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo eles se tornam chefes da empreitada, envolvendo-se na defesa dos povos indígenas e de suas diversas culturas, registrando tudo num diário batizado de A Marcha para o Oeste.
Mais velho dos irmãos, Orlando é o articulador entre as etnias indígenas e o poder oficial, responsável por brecar a ingerência externa. Já Cláudio, é o grande idealista e o mais consciente da contradição da expedição – "Nós somos o antídoto e o veneno", diz. O caçula é Leonardo, vibrante e corajoso. No entanto, suas atitudes podem causar um preço alto para a aventura dos irmãos.
Numa viagem sem paralelo na história, com batalhas, 1.500 quilômetros de picadas abertas, mil quilômetros de rios percorridos, 19 campos de pouso abertos, 43 vilas e cidades desbravadas e 14 tribos contatadas, além das mais de 200 crises de malária, os irmãos Villas-Bôas conseguem fundar em 1961 o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo, do tamanho de um país como a Bélgica.
Na aventura, os Villas-Bôas conseguem passar pelo território Xavante, de índios corajosos e guerreiros sem nenhuma baixa de ambos os lados. Em seguida, deparam-se com os Kalapalos, os famosos e temidos que teriam matado o explorador inglês Percy Fawcett. Mas, apesar de toda a apreensão e ao contrário do que imaginavam, os irmãos ficam amigos do grande chefe Izarari, e se encantaram com a cultura e os costumes locais. Não previam ainda que ali viveriam a primeira tragédia de suas vidas: um surto de gripe, trazido por eles mesmos, que quase dizima toda a aldeia.
Ao recontar a saga dos irmãos, Xingu apresenta a luta pela criação do parque e pela salvação de tribos inteiras que transformaram os Villas-Bôas em heróis brasileiros, traçando com problemas crônicos do processo de formação brasileiro.
terça-feira, 31 de julho de 2018
Imagens e Links contra a BNCC e Reforma do Ensino Médio
Carta da AGB (Associação dos Geógrafos Brasileiros)
Vídeo da APEOESP SANTO AMARO
SINTEC
APEOESP NA ESCOLA E NA LUTA
nota do Núcleo de Estudos da Educação Básica da UFPA rejeitando a BNCC e a Reforma do Ensino Médio
nota do Núcleo de Estudos da Educação Básica da UFPA rejeitando a BNCC e a Reforma do Ensino Médio
Modelo de Carta para ser enviado ao MEC
Carta CNTE 1
Carta CNTE - 2
APEOESP
APEOESP
Jornal RESISTIR - 1
Jornal RESISTIR - 2
SBPC - 2
Outro Modelo de Carta de Escola de Base - 1
Outro Modelo de Carta de Escola de Base - 2
Artigo Gaudêncio Frigoto
Nota do FORUMDIR – Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação e Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras <https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/noticia/3391/nota_bncc_09-09.pdf>
SINTEC
APEOESP NA ESCOLA E NA LUTA
nota do Núcleo de Estudos da Educação Básica da UFPA rejeitando a BNCC e a Reforma do Ensino Médio
nota do Núcleo de Estudos da Educação Básica da UFPA rejeitando a BNCC e a Reforma do Ensino Médio
Modelo de Carta para ser enviado ao MEC
Carta CNTE 1
Carta CNTE - 2
Carta CNTE - 3
APEOESP
Jornal RESISTIR - 1
Jornal RESISTIR - 2
SBPC - 1
SBPC - 2
SBPC - 3
Outro Modelo de Carta de Escola de Base - 1
Outro Modelo de Carta de Escola de Base - 2
Artigo Gaudêncio Frigoto
CNTE e CUT
CEP - RJ
CEP - RJ
Nota do FORUMDIR – Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação e Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras <https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/noticia/3391/nota_bncc_09-09.pdf>
Nota da ANFOPE – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação < http://www.anpae.org.br/website/noticias/390-2017-09-11-17-16-17?format=pdf >
Nota da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação < http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/a_anped_e_a_bncc_versao_final.pdf >
Nota do ANDES - Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior < http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-ult-2053556448.pdf >
Nota da CNTE - Conferderação Nacional de Trabalhadores em Educação < https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2017/07/bncc_mec_golpista_final_cnte.pdf >
Nota do FNE - Fórum Nacional de Educação < http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/nota_publica_fne_bncc_rev.pdf.pdf >
Carta da ANPUH - Associação Nacional de História ao Conselho Nacional de Educação < http://www.anpuh.org.br/index.php/2015-01-20-00-01-55/noticias2/noticias-destaque/item/4484-carta-da-diretoria-da-associacao-nacional-de-historia-ao-conselho-nacional-de-educacao-cne-reflexoes-e-subsidios-da-anpuh-a-respeito-da-bncc >
Relatório do "Seminário da BNCC em debate" realizado pela ABRAPEC - Associação Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências < http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/2016/03/23/relatorio-do-seminario-bncc-em-debate/ >
Documento produzido pela ABdC – Associação Brasileira de Currículo < https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2017/09/documento-associac3a7c3a3o-brasileira-de-curriculo_vf_ok.pdf >
Nota da ABCS - Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais < https://abecs.com.br/nota-bncc/>
Nota de repúdio do CEDES - Centro de Estudos Educação & Sociedade e outras entidades, sobre a associação do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) à BNCC
< file:///C:/Users/Ceane/Downloads/Manifesto_Programa_Reside%CC%82ncia_Pedago%CC%81gica.pdf >
Podcast com a Profa. Inês Barbosa de Oliveira (UERJ)
Podcast com a Profa. Maria Luiza Süssekind (UNIRIO)
O mercado da Educação, por Prof. Nelson Pretto (UFBA) < http://www.anped.org.br/news/o-mercado-da-educacao-por-nelson-pretto-ufba>
Campanha ANPED #Aquijatemcurriculo <http://www.anped.org.br/campanha/curriculo>
Base Nacional Curricular Comum: a falsa oposição entre conhecimento para fazer algo e conhecimento em si < Macedo2016 >
Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para a educação <21666-55599-1-PB >
Base Nacional Comum para currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? <Beth Macedo – BNCC – 2015 – 1678-4626-es-36-133-00891 >
Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Ensino de Física < Editorial_BNCC_Erika_Fernanda_2016 >
Base Nacional Comum Curricular (BNCC): sujeitos, movimentos e ações políticas. < trabalho_DEBORA38anped_2017_GT12_227 >
Base Nacional Comum Curricular no Brasil: Regularidade na Dispersão < Cunha&Lopes2017 >
Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Num Brasil sem diálogo, escola vira arena para disputas. Entrevista especial com Renato Janine Ribeiro < http://www.anped.org.br/news/entrevista-com-o-professor-dante-henrique-moura-ifrn-sobre-reformulacao-do-ensino-medio >
#BNCC: O que Paulo Freire e Anísio Teixeira diriam sobre a base curricular?< https://danielcara.blogosfera.uol.com.br/2017/12/20/bncc-o-que-paulo-freire-e-anisio-teixeira-diriam-sobre-a-base-curricular/ >
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