Município de São Paulo: domicílios com renda superior a 20 salários mínimos por distrito em 2010
Município de São Paulo: Domicílios sem rendimento por distrito em 2010
Blog com textos, mapas, vídeos, imagens e sugestões de exercícios sobre geografia, além de ter alguns artigos escritos por mim. O Blog está em construção, sendo atualizado constantemente, onde muitas postagens antigas são acrescentadas de mapas e textos novos. Fiquem à vontade! Boa pesquisa!
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EXERCÍCIOS
Analise o Mapa
sobre a Evolução do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no Brasil de
1991-2018 e os Gráficos da Evolução das Pirâmides Etárias no Brasil e
responda as questões abaixo.
2) Quais estados brasileiros estavam com o Índice de Desenvolvimento Humano MUITO ALTO em 2018? 3) As Pirâmides Etárias no Brasil tem se modificado grandemente nas últimas décadas. Qual o significado da base mais larga e um topo mais estreito? 4) Pelas
melhoras no IDH e das Pirâmides Etárias no Brasil, podemos dizer agora que o
Brasil é um país desenvolvido? Justifique sua resposta. |
5) O mapa a seguir
é sobre “IDH por Estados/Departamentos dos Países da América do Sul”. Quais
países da América do Sul possuem os melhores índices de IDH? Por que isso
ocorre?
6) O mapa abaixo mostra uma Anamorfose-Cartograma do PIB
por estado brasileiro em 2006. Quais são os 4 estados brasileiros com
melhores índices de PIB? Por que isso ocorre? |
7) O mapa abaixo é do IDH dos países em 2012. Diga em quais
regiões do mundo há maior concentração de IDH Alto e em quais regiões do mundo
há concentração de IDH Baixo. Por que isso ocorre?
O QUE
É O PIB (Produto Interno Bruto)
O PIB é a soma do valor de todos os bens e
serviços produzidos, distribuídos e consumidos em uma região durante um
período determinado. É a principal medida usada para avaliar o tamanho de uma
economia e compará-la com outras. O PIB brasileiro de 2017 aumentou 1% em
relação a 2016, somando R$ 6,6 trilhões.
O QUE É PNB (Produto nacional bruto)
O Produto Nacional Bruto é o produto obtido à
custa de fatores que pertencem às unidades residentes, quer tenha sido obtido
no território econômico quer fora dele
O QUE
É RECESSÃO
Os analistas econômicos denominam “recessão
técnica” um quadro econômico no qual um país apresenta queda no PIB por dois
trimestres consecutivos. O recente ciclo de contração econômica começou
no segundo trimestre de 2014 e estendeu-se até o fim de 2016. O mal
desempenho da economia fez o PIB cair 3,5% em 2016 e outros 3,5% em 2015.
Durante onze trimestres seguidos, o índice apresentou variação negativa,
acumulando uma queda de 8,2% no pior momento da crise – foi uma das mais
longas recessões já vividas pelo país. Em termos práticos, isso significa que
o Brasil perdeu por volta de 466 bilhões de reais no período, regredindo ao
nível do terceiro trimestre de 2010.
COMO O
PIB É CALCULADO
Calculado pela oferta e pela demanda.
Oferta: O cálculo do PIB pelo lado da
oferta é baseado naquilo que é produzido, bastando totalizar a soma das
riquezas de cada um dos três setores no período: Indústria + Serviços +
Agropecuária
Demanda:
O cálculo do PIB pelo lado da demanda leva em consideração tudo o que é gasto
no Brasil. Ele é feito a partir da fórmula:
PIB = C + I + G + (X – M)
Agora veja o que significa cada letra:
C: consumo das famílias em bens e serviços I: investimento das empresas G: gastos do governo em bens e serviços (X – M): balança comercial
Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-como-e-feito-o-calculo-do-pib/ |
Lista
das 12 Maiores Economias do Mundo em 2020: 1)
Estados Unidos (US$ 20,8 trilhões), 2)
China (US$ 15,2 trilhões), 3)
Japão (US$ 4,9 trilhões), 4)
Alemanha (US$ 3,8 trilhões), 5)
Reino Unido (US$ 2,6 trilhões), 6)
Índia (US$ 2,6 trilhões), 7)
França (US$ 2,6 trilhões), 8)
Itália (US$ 1,8 trilhão), 9)
Canadá (US$ 1,6 trilhão), 10)
Coreia do Sul
(US$ 1,6 trilhão), 11)
Rússia (US$ 1,5
trilhão), 12)
Brasil (US$ 1,4
trilhão). |
De acordo com as previsões, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro
reduzirá, em dólares, 28,3% no próximo ano, saindo de US$ 1,8 trilhão em 2019
para US$ 1,4 trilhão em 2020. O tombo jogará o país do atual 9º lugar
para a 12ª colocação das economias mais pujantes do globo, sendo ultrapassado
pelo Canadá, Coreia do Sul e Rússia. Este será o pior resultado ao Brasil em
anos, caindo da 7ª colocação em 2011 para a 12ª em 2020 das maiores
economias. |
É importante
destacar que ter maior PIB ou ter
maior acúmulo de riquezas não significa justiça social ou que todas as
pessoas de um lugar vivem bem. Para se calcular o Desenvolvimento Humano, foi criado o IDH. |
Atualmente, o cálculo do IDH é
efetuado a partir de três aspectos principais da população: renda, educação e
saúde. Assim, quanto mais esses três aspectos apresentarem melhorias, melhor
será o IDH da localidade em questão. A
seguir, podemos observar as categorias sob as quais são divididos os países
com base em seus respectivos IDHs: IDH baixo: reúne todos os países que
apresentam IDH abaixo de 0,500. IDH médio: países com IDH entre 0,500 e 0,799. IDH alto: países com desenvolvimento humano
entre 0,800 e 0,899. IDH muito alto: países cujo índice encontra-se
igual ou acima de 0,900. No ano de 2013, os três
países com os maiores IDH foram Noruega (0,944), Austrália (0,933) e Suíça
(0,917), sendo apenas dez os países que apresentaram um IDH considerado
“muito alto”. O Brasil ocupa a 79ª posição, com um IDH de 0,744, sendo
considerado, portanto, “médio”. Entre os países com IDH “baixo”, quase todos
são do continente africano, com destaque para os últimos colocados: Níger
(0,337), República Democrática do Congo (0,338) e República Centro-Africana
(0,341). Mapa Mundi IDH 2012 |
O Brasil já melhorou bastante a sua classificação no IDH mundial,
mas ainda é um dos países mais desiguais do mundo. No final de 2020 será
publicado o estudo do ano de 2019. O IDH do Brasil foi de 0,761 em
2018 ante 0,760 em 2017, quando o país ficou em 78º lugar, de acordo com uma
revisão dos dados do ano anterior. |
EXERCÍCIOS
1) Responder a tabela, colocando a
“matéria-prima” (material que é feito o objeto) e colocar o “recurso mineral”
(se algum destas matérias-primas são de minérios):
Recursos Minerais Presentes na Sala de Aula |
||
MATERIAL |
MATÉRIA-PRIMA |
RECURSOS MINERAIS |
Lousa ou
Quadro-Negro |
Madeira e alumínio |
Alumínio (bauxita) |
Giz de Lousa |
||
Caderno |
||
Caneta |
||
Lápis |
||
Forro |
||
Telhado |
||
Carteira Escolar |
||
Portas e Janelas |
||
Piso |
2) Qual o nome da placa tectônica em que o Brasil
está localizado?
3) Ocorrem terremotos no Brasil, já que o seu
território está no centro de uma placa tectônica? Qual é o tipo de terremoto no
Brasil (choque de placas ou falhas tectônicas)?
4) Veja os mapas abaixo e diga o nome de 3 estados
brasileiros onde ocorrem terremotos.
5) Observe os locais de mineração no sudeste brasileiro e diga o nome dos minérios explorados no estado de São Paulo e em qual estado desta região há uma maior produção de minérios (SP, RJ, MG ou ES)?
6)
Observe os locais de produção mineral no
Brasil e responda o nome de 2 estados de maior produção de:
a)
alumínio =
b)
ferro =
c)
petróleo e gás natural =
d)
cobre =
7) Observe abaixo o “Mapa dos estados brasileiros
que mais produzem minério de ferro” e o “Gráfico dos países compradores do
minério de ferro brasileiro”. Diga
a) quais os 2 estados brasileiros que somados
produzem cerca de 90% do ferro brasileiro =
b) qual o maior país comprador do ferro
brasileiro =
8) Veja fotos dos desastres ambientais de Mariana/MG e Brumadinho/MG. Diga quais são os problemas ambientais resultantes da exploração do minérios.
EXERCÍCIOS
1) Por que o Brasil tem bastante Usinas Hidrelétricas, sendo a
principal fonte de energia nacional?
2) Enumere a segunda coluna a partir da primeira,
classificando corretamente as diferentes fontes de energia existentes.
Coluna 01
(1) Fontes renováveis
(2) Fontes não renováveis
Coluna 02
( ) Energia do Carvão
( ) Energia Eólica
( ) Energia Solar
( ) Energia do Petróleo
( ) Energia Geotérmica
( ) Energia Atômica
( ) Energia das Ondas das Marés
3) O Brasil
é um dos países que apresentam os maiores potenciais hidrelétricos do mundo, o
que justifica, em partes, o fato de esse tipo de energia ser bastante utilizado
no país. As usinas hidrelétricas são bastante elogiadas por serem consideradas
ambientalmente mais corretas do que outras alternativas de produção de energia,
mas vale lembrar que não existem formas 100% limpas de realizar esse processo.
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, uma
vantagem e uma desvantagem das hidroelétricas.
a) não emitem poluentes na atmosfera; porém não são muito
eficientes.
b) são ambientalmente corretas; porém interferem
diretamente no efeito estufa.
c) a produção pode ser controlada; porém os custos são
muito elevados.
d) ocupam pequenas áreas; porém interferem no curso dos
rios.
e) a construção é rápida; porém duram pouco tempo.
4) A procura por novas fontes renováveis de
energia surge como alternativa importante para superar dois problemas atuais: a
escassez de fontes não renováveis de energia, principalmente do petróleo, e a
poluição ambiental causada por essas fontes (combustíveis fósseis).
Assinale a alternativa que apresenta um tipo
de recurso energético não renovável:
a) Biomassa, massa dos seres vivos habitantes
de uma região.
b) Hidrogênio, usado como célula combustível.
c) Biogás, utilização das bactérias na
transformação de detritos orgânicos em metano.
d) Carvão mineral, extraído da terra pelo processo
de mineração.
e) Energia geotérmica, aproveitamento do
calor do interior da Terra.
5) Observe os gráficos a seguir e
assinale a alternativa correta:
a) Os dados expressam uma relação desigual na produção e consumo de energia no mundo, o que está diretamente ligado ao poder econômico dos respectivos países representados.
b) As maiores reservas correspondem também aos
maiores produtores mundiais.
c) A maior parte dos principais consumidores
de petróleo são países desenvolvidos ou emergentes, enquanto as maiores
reservas encontram-se no mundo subdesenvolvido.
d) A grande dependência de petróleo por parte
da Arábia Saudita explica as inúmeras ações militares desse país no Oriente
Médio.
6) Veja o mapa
onde localiza as “Principais regiões de produção e consumo de
petróleo no mundo” e diga quais continentes mais produzem e quais continentes
mais consomem petróleo no mundo? Por que isso ocorre?
EXERCÍCIOS
1) Observe o mapa dos países que mais dão dinheiro para a ONU e a tabela dos países que mais estão com débitos atrasados ou endividados com a ONU. Responda as perguntas que seguem:
a- Quem são os países ou lugares que mais financiam a ONU?
b- Quais são os lugares que menos financiam a ONU?
c- Explique se existe uma relação entre o
financiamento e benefícios financeiros e políticos da ONU?
d- De acordo com a tabela, apesar dos EUA atrasarem
pagamentos para a ONU, por que a ONU nunca reprime os EUA quando ele faz algo
irregular (como invasão de países)?
2) Veja o trecho da reportagem sobre o filme “Hotel
Ruanda” e o trecho do filme onde mostra a ONU se omitindo nesta guerra e
fugindo com os brancos-turistas de Ruanda, deixando o povo ruandês para morrer. Por que
a ONU não fez nada em Ruanda? Qual é a política da ONU nos países? Qual a sua
opinião a respeito?
“Um drama independente sobre a guerra civil em
Ruanda, visto pela trajetória de um gerente de hotel que salvou centenas de
pessoas, e hoje vive exilado na Bélgica. Esse é o tema de "Hotel
Ruanda", filme do diretor e roteirista irlandês Terry George [...] que criticou
duramente a Organização das Nações Unidas (ONU) e os países ocidentais por
terem dado as costas ao massacre no país africano, que em apenas 100 dias matou
mais de 1 milhão de pessoas em 1994”.
(“Diretor de "Hotel Ruanda" critica ONU
por omissão em genocídio”, Fonte https://noticias.uol.com.br/ultnot/entretenimento/2005/08/09/ult26u19560.jhtm#:~:text=Diretor%20de%20%22Hotel%20Ruanda%22%20critica,08%2F2005%20%2D%20UOL%20%C3%9Altimas%20Not%C3%ADcias&text=S%C3%83O%20PAULO%20(Reuters)%20%2D%20Um,hoje%20vive%20exilado%20na%20B%C3%A9lgica)
Trecho do filme: https://www.youtube.com/watch?v=S-9Fe4OMoWw
ou https://www.youtube.com/watch?v=sPdC3tdwMu0
3) “A formação de blocos econômicos tem por
objetivo criar condições para dinamizar e intensificar a economia num mundo
globalizado. Em todas as modalidades de blocos econômicos, o intuito é a
redução e/ou eliminação das tarifas ou impostos de importação e exportação
entre os países-membros”.
(Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br.br/geografia/blocos-economicos.htm)
Com base na conceituação acima apresentada,
assinale a alternativa que não apresenta um bloco econômico.
a) União Europeia
b) Mercosul
c) BRICS
d) Comunidade Andina
e) Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
4) Os blocos econômicos são a mais recente
alternativa adotada pela maioria dos Estados do mundo para ampliar as suas
respectivas relações econômicas. Tal aspecto vem contribuindo para a construção
de uma nova forma de regionalização mundial. Assinale a alternativa que
apresente a mais importante entre as causas para a formação dos blocos
econômicos no mundo contemporâneo.
a) surgimento do dinheiro.
b) instalação da indústria avançada em nível
global.
c) consolidação da Globalização.
d) transformação do capitalismo financeiro em
capitalismo industrial.
e) emergência de um espírito mundial de
solidariedade.
5) A União Europeia (EU) entrou em vigor em
novembro de 1992, de acordo com o chamado Tratado de Maastricht, assinado em
dezembro de 1991. É constituída por um bloco de países europeus ocidentais que
visa a:
a) Estabelecer critérios para a redução da
imigração e manter a alta qualidade de vida existente na Europa.
b) Consolidar a economia entre os
países-membros, tornando-os um mercado único e altamente competitivo no mundo.
c) Combater e erradicar o fundamentalismo
religioso muçulmano, com a tomada de medidas antiterroristas.
d) Impedir o crescimento econômico de países
emergentes, como a China, e competir com o forte e tradicional mercado
norte-americano.
6) “A Guerra Fria
está de volta. A ocupação militar russa da Crimeia e os preparativos para uma
possível anexação da província do sul da Ucrânia reavivaram temores, cálculos e
reflexos enferrujados desde a queda do Muro de Berlim, em 1989 (…). O impasse
já está despertando perguntas difíceis sobre o equilíbrio entre sanções e
diplomacia, estabelecendo testes de fidelidade a aliados e aumentando o risco
de contágio por outros conflitos e de possíveis guerras por procuração”. O
Globo, 18 mar. 2014. Acesso em: 14 ago. 2015 (adaptado).
O risco de um
retorno à Guerra Fria, com a possível volta do cenário bipolar, estabelece-se:
a) pela oposição
imperialista e política das frentes russas e norte-americanas.
b) pela importância
do papel da Ucrânia no poderio nuclear mundial.
c) pelo choque
entre o crescimento econômico russo e a crise financeira dos EUA.
d) pelo apoio incondicional
da China à Rússia, tal qual ocorreu ao longo da Guerra Fria.
e) pela disputa
entre Rússia e Estados Unidos pela influência sobre a União Europeia.
7) Veja o mapa
abaixo e assinale a alternativa correta.
O espaço mundial
sob a “nova des-ordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços
hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da
Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização
mundial. Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como
é o espaço mundial contemporâneo? HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C.W. A nova
des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006.
O mapa procura
representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no
contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre
países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e
“terceiro” mundo perderam sua validade explicativa. Considerando esse objetivo
interpretativo, tal distribuição espacial aponta para
a) a estagnação dos
Estados com forte identidade cultural.
b) o alcance da
racionalidade anticapitalista.
c) a influência das
grandes potências econômicas.
d) a dissolução de
blocos políticos regionais.
e) o alargamento da
força econômica dos países islã.
8) A chamada Nova
Ordem Mundial, que marcou o final do século XX, é caracterizada por uma série
de importantes acontecimentos, EXCETO:
a) A queda do Muro
de Berlim.
b) A implosão da
União Soviética.
c) A
redemocratização da Europa Oriental.
d) A reunificação
da Coréia do Norte com a Coréia do Sul.
e) O fim da Guerra
Fria.