Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Exercícios sobre território brasileiro

Exercícios sobre território brasileiro


1) As fronteiras brasileiras, todas elas posicionadas na América do Sul, totalizam 23.102 quilômetros de extensão. Desse total, mais de 15 mil quilômetros encontram-se em terras emersas, fazendo fronteira com todos os países sul-americanos, exceto:

a) Venezuela e Colômbia

b) Chile e Equador

c) Uruguai e Guiana Francesa

d) Panamá e Peru

 

2) Analise as afirmativas sobre a posição geográfica do Brasil e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) O território brasileiro está totalmente ao sul da linha do Equador, portanto, o país pertence somente ao Hemisfério meridional. ( )

b) Os extremos do território do Brasil no sentido leste-oeste são: Monte Caburaí (Roraima) e Arroio Chuí (Rio Grande do Sul). ( )

c) O Brasil pertence ao Hemisfério ocidental, visto que o país está situado a oeste do meridiano de Greenwich . ( )

d) O Trópico de Capricórnio “corta” o território brasileiro na sua porção sul. ( )

e) Cortado ao norte pela linha do Equador, o Brasil possui 7% do seu território no Hemisfério setentrional e 93% no Hemisfério meridional. ( )

 

3) Analise o mapa e marque a alternativa INCORRETA.


a) O Brasil está localizado na América do Sul e é banhado somente pelo oceano Atlântico.

b) Dos países sul-americanos, somente Chile e Equador não possuem fronteira o Brasil.

c) A porção sul do Brasil é cortada pela linha do Equador, mais precisamente nos estados Amapá, Pará, Roraima e Amazonas.

d) Bolívia e Peru estão localizados a oeste do território brasileiro.

e) O Trópico de Capricórnio corta o território brasileiro na porção sul.


4) Veja o mapa com os 4 Fusos Horários do Brasil e responda o que se pede. Se são 3h em São Paulo, que horas serão em:

 

a)      Acre (AC):

b)      Mato Grosso do Sul (MS):

c)       Pará (PA):

d)      Paraná (PR)

e)      Ceará (CE):

f)       Sergipe (SE):

g)      Ilha de Fernando de Noronha:




segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Motivos da Expansão do território Brasileiro

 Motivos da Expansão do território Brasileiro


1) Bandeirantes: fundaram muitas vilas pelo interior do Brasil ajudando na expansão territorial. Eles formavam grupos que saíam de São Paulo em direção ao interior do território com o objetivo de capturar índios para o trabalho escravo nas lavouras de cana-de-açúcar do litoral. Entre 1628 e 1641 capturaram 300 mil indígenas. Eram mercenário e faziam o Sertanismo (extermínio de indígenas e de quilombos no Nordeste). A partir do final do século XVII, os bandeirantes começam a explorar ouro e pedras preciosas em áreas dos atuais Minas Gerais e Mato Grosso.
 Bandeiras no século XVI e XVII
 Brasil - bandeirismo e sertanismo


2) Jesuítas: Ajudaram na expansão territorial brasileira com a fundação de aldeamentos e Missões que se transformaram em povoados pelo interior do Brasil. Eles queriam “proteger” o indígena, mas isto significou destribalização e aculturação com a incorporação de valores católicos e uma preparação para servir como reserva de mão-de-obra (trabalho servil).

3) Tratados Territoriais e Acordos: aumentaram os limites do território brasileiro. Destacam-se: “Tratado de Madrid” (1750 entre Portugal e Espanha, que delimitou fronteiras e levou em conta o princípio da posse de terras, aumentando área de colonização portuguesa para o interior do Brasil), “Tratado de Utrecht” (1723, entre Portugal e França, definindo a cidade de Oiapoque no AP como fronteira), “Tratado de Ildefonso” (1777, entre Portugal e Espanha, definindo fronteira do sul do país, entregava Bacia Platina/Sacramento/Filipinas à Espanha), “Tratado de Badajós” (1801, com a Espanha, conquista o oeste do RS) e Acordos do Barão de Rio Branco (em negociação com Bolivianos, Franceses, Paraguaios e Argentinos, garantirá os territórios do AC, AP e aumento do território do estado do PR e SC).

 Expansão territorial brasileira no período colonial (1500 a 1822)


4) União Ibérica: Importante destacar que entre 1580-1640 Portugal e Espanha formaram um Reino Unido (tendo Portugal incorporado à Espanha) sob o reinado de Felipe II, facilitando ampliação territorial brasileira. 

Bandeira da União Ibérica

5) Utti-Possidetis: princípio criado pela Igreja Católica, que dizia que uma pessoa seria dona de um território ocioso a partir do momento que produzisse economicamente nela. Portugal se utilizará muito disso no território brasileiro, dizendo que a Espanha se preocupava mais com os territórios do Pacífico (Impérios Inca, Maia  e Asteca) do que com o interior da América do Sul (que viraria Brasil posteriormente).
6) Expansão Territorial por Exploração econômica = atividades econômicas consolidaram a ocupação do território brasileiro. Destaco as principais atividades econômicas nos séculos:
Século XVI: pau-brasil (em uma vasta área do território) e cana-de-açúcar (principalmente no Nordeste). Ocupação se concentrava no litoral.
Século XVII: expansão acompanhou a produção de cana-de-açúcar em áreas do Sudeste. Pecuária interiorizou ocupação e a busca de “drogas do sertão” (guaraná, urucum, cravo, canela, salsa, etc) expandiu o território para a região da Amazônia.
Século XVIII: a pecuária e a exploração de ouro/diamantes possibilitaram a interiorização à Oeste.
Século XIX: a produção de café, borracha, cacau e algodão fortaleceram o povoamento de terras (na Amazônia, Nordeste e Sudeste)..

AULA: Atividade Formação do Território Brasileiro, Povoamento e Ciclos Econômicos Brasileiro

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO


ECONOMIA DO BRASIL COLONIAL E IMPERIAL  - SÉCULOS XVI AO XIX

Marcha do Povoamento e Urbanização do século XVI


Marcha do Povoamento e Urbanização do século XVII



Marcha do Povoamento e Urbanização do século XVIII



Marcha do Povoamento e Urbanização - 1801 a 1822