quinta-feira, 27 de agosto de 2020

EXERCÍCIO sobre Trabalho e Motoristas de Aplicativos

 1) Analise as duas charges abaixo, o texto e o título da reportagem da greve que os motoristas de aplicativos de alimentação realizaram no dia 01 de junho e responda as questões abaixo.

O motorista de aplicativo de comida é um trabalhador sem vínculo empregatício ou direito trabalhista algum indo entregar a comida de um restaurante que não é onde ele trabalha, para alguém que a pediu em um aplicativo milionário, que também não é onde ele trabalha. Ele usa uma moto ou uma bicicleta que não é sua e pela qual ele paga para usar a um banco milionário que também não é onde ele trabalha. Ele não trabalha em lugar nenhum, mas trabalha muito e recebe pouco, sendo chamado de empreendedor ainda.

(Texto de internet adaptado pelo professor Wladimir)

 

https://www.brasildefato.com.br/2020/06/16/superexplorados-em-plena-pandemia-entregadores-de-aplicativos-marcam-greve-nacional

“Superexplorados em plena pandemia, entregadores de aplicativos marcam greve nacional”.

“A alimentação é a coisa que mais dói, ter que trabalhar com fome carregando comida nas costas”, afirma motociclista.

 


a) Por que os motoristas de aplicativo de alimentos fizeram a greve? Qual era a reivindicação?

 

b) Como são as condições de trabalho dos entregadores de aplicativo de alimentos? Eles são precarizados ou superexplorados? Explique sua resposta.

 

c) Como podemos definir os motoristas de aplicativo de alimentos, como trabalhadores ou micro-empreendedores-individuais (MEI)? Explique sua resposta.

 

d) Na sua opinião, os motoristas de aplicativo de alimentos podem fazer greve? Eles possuem vínculo empregatício ou direito trabalhista?


Um comentário: