AULAS 1 e 2 “Biodiversidade”
- Biodiversidade
está relacionada com a diversidade de vida (seja do Reino
Animal/Vegetal/Monera/Fungi/Protista/Vírus)
- A Biodiversidade
está presente em qualquer lugar do Planeta Terra, mas os locais com muita
biodiversidade são chamados de Mananciais de Megadiversidade Biológica.
> estão concentrados
na área Inter-Trópicos (ou Zona Tropical do globo) e um pouco na zona
Temperada.
> 12 países do
planeta Terra concentram de 60% a 70% da Biodiversidade Mundial: Brasil, Colômbia,
Peru, Equador, México, Madagascar, República Democrática do Congo, Índia, China,
Indonésia, Malásia e Austrália.
> Mapa dos “Locais
com Megadiversidade Biológica”.
(http://profwladimir.blogspot.com.br/2014/09/atividade-mapa-dos-locais-com.html)
(http://profwladimir.blogspot.com.br/2014/09/atividade-mapa-dos-locais-com.html)
1) Título: “Locais com Megadiversidade Biológica no Mundo”.
2) Escala: 1 = 30.000.000
3) Escrever o nome dos 5 Paralelos (Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Antártico)
4) Legenda:
[] Países com Megadiversidade Biológica (Brasil, Colômbia, Peru, Equador, México, Madagascar, República Democrática do Congo, Índia, China, Indonésia, Malásia e Austrália).
[] Zona Climática Tropical (fazer linhas entre os Trópico de Câncer e de Trópico de Capricórnio)
AULAS 3 e 4: “Biomas e Ecossistemas”
- Biomas =
uma região de biodiversidade com grupos similares.
- Ecossistemas
= designa o conjunto formado por
todas as comunidades que vivem
e interagem em determinada região e pelos fatores
abióticos que atuam sobre essas comunidades, ou seja, leva em conta a biodiversidade e elementos
como temperatura, pressão, salinidade, umidade, luz, chuva, vento, etc. Dentro
de um bioma podemos ter ecossistemas diferentes, caso da Mata Atlântica e da
Floresta Amazônica (presentes no bioma das Florestas Tropicais).
- Os Biomas já estão muito degradados pelo ser
humano, mas os principais são:
> Floresta Tropical
= Américas do Sul e Central, Centro da África, Índia e Sudeste Asiático.
> Floresta
Temperada = sul do Chile, EUA, Europa Ocidental e Lesta da China.
> Taiga, Floresta
boreal ou de coníferas = Canadá/Rússia/Finlândia/Suécia/Coréias.
> Tundra e
Alpino = N do Canadá/Rússia
> Deserto e
Semi-desertos (ou Subarbustivo Desértico) = patagônia, Atacama, Saara,
caatinga, angola e Namíbia, Austrália, oriente médio, centro da Ásia, México e
sul dos EUA.
> Cerrado ou
Savana = centro do Brasil e Venezuela, centro-norte
e centro-sul da África, sul da Índia, norte da Austrália.
> Pradaria de
Clima Temperado (Estepes) ou Campo Temperado = sul do Brasil, Uruguai, oeste
dos EUA, sul da Rússia e Mongólia, Norte da China, norte dos EUA e sul do
Canadá.
> Vegetação
de Montanhas (arbustos?) = Andes, Monte Quilimanjaro, Montanhas Rochosas
dos EUA, Himalaia.
> Vegetação Mediterrânea
e florestas e Bosques Esclerófilos = oeste dos EUA, norte do Chile,
sudoeste da África do Sul, sul da Austrália e região do Mar Mediterrâneo (entre
norte da África e sul da Europa).
> Área Úmida
ou Brejos, Mangues e Pântanos = pântanos, planícies, lagos e deltas pelo
mundo.
> Exercício com Mapa sobre Biomas e
Ecossistemas do Brasil.
Pode ser no mapa abaixo também:
"Mapa de Biomas Brasileiros"
Escala (1: 7.000.000)
"Mapa dos Ecossistemas Brasileiros"
Escala (1: 7.000.000)
AULAS 5 e 6: “Desmatamento”
Fonte: http://www.unep-wcmc-apps.org/forest/original.htm
> Atividade sobre desmatamento da Mata Atlântica em SP (http://profwladimir.blogspot.com.br/2014/09/atividade-sobre-mata-atlantica.html)
- Os Biomas e
Ecossistemas do Planeta Terra estão cada vez mais degradados.
- As florestas
estão perdendo boa parte de sua vegetação original.
- Todas as
sociedades desmatam, mas a sociedade Capitalista é a que mais desmata, pois as
florestas significam lucro e custo de produção.
- As florestas são
transformadas em matéria-prima de produtos industrializados (para as indústrias
madeireiras, de celulose, etc), sendo que em seus locais são construídos
cidades, plantações agrícolas, pastos para a pecuária, etc.
- Importância de se
preservar as florestas: preservam a biodiversidade local (mantém a cadeia
alimentar, etc), mantém a permeabilidade do solo e diminui riscos de enchentes,
impede a erosão (que pode até assorear um rio) e o desmoronamento de terras de
encostas, deixa o ar com mais Oxigênio, mantém a umidade relativa do ar
alta, reduz danos de desastres
ambientais (ex: a força de um tsunami é menor em um local com floresta original
preservada, servindo de “para-choque natural”), etc.
Mapa das Florestas Originais e Florestas RemanescentesFonte: http://www.unep-wcmc-apps.org/forest/original.htm
Cobertura florestal no estado de SP
> Atividade sobre desmatamento da Mata Atlântica em SP (http://profwladimir.blogspot.com.br/2014/09/atividade-sobre-mata-atlantica.html)
AULAS 7 e
8: “Desenvolvimento Sustentável”
- O Desenvolvimento
Sustentável é uma idéia que só pode surgir na sociedade capitalista, sendo
incompatível numa sociedade que não concebe a natureza como recurso natural
(como a indígena e a socialista).
- o capitalista
criou esta idéia de Desenvolvimento Sustentável porque estava destruindo muito
a natureza e porque percebeu que a “sustentabilidade” é um rentável nicho de
mercado.
- o termo
“desenvolvimento sustentável” não é um conceito, mas uma idéia que pretende
encontrar soluções para problemas de esgotamento, poluição das riquezas
naturais, num futuro... Idéia genérica que abstrai a realidade, oculta a
complexidade, a reflexividade do modo de produção de mercadorias, cria uma
espessa cortina de fumaça sobre a apropriação dos territórios, a existência de
classes sociais, dificulta a análise crítica.
- A idéia de
Desenvolvimento Sustentável é insustentável, nunca ocorrerá numa sociedade
capitalista e o indígena não precisa deste conceito porque isso já faz parte de
sua existência. Impossível no capitalismo se desenvolver sem destruir (mantendo
as coisas).
-A Idéia de
Desenvolvimento Sustentável começa a ser formatada na Primeira Conferência
Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (em 1978) e sofreu forte
influência do “Clube de Roma” (formado no final da década de 1960, dizendo que
a terra tinha recursos naturais limitados e defendia como solução o controle de
natalidade e do crescimento econômico dos países pobres). Estas idéias
elitistas e preconceituosas foram amenizadas no relatório “Nosso Futuro Comum”
(publicado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em
1987) ao dizer que não são os países pobres os maiores responsáveis pela
devastação do planeta, mas os países mais ricos, que consomem mais recursos e
geram mais poluição. O relatório “Nosso Futuro Comum” foi assinado pelos
representantes dos países na Eco-92, já com nome de Agenda 21. A idéia de Desenvolvimento
Sustentável foi consagrada no ECO-92, sendo entendida como meta a ser atingida
pelos países e está presente até os nossos dias.
- A idéia de
desenvolvimento sustentável utiliza-se de uma idéia equivocada de meio
ambiente, pois separa o meio externo do homem, retirando a sociedade de suas
análises. É uma lenda, um mito, uma idéia para o futuro.
-Este ideário
mantém o modo de produção de mercadorias e atribui “os problemas aos desvios do
“modelo” de cada país, e não ao modo de produção dominante”. (...) um ajuste
das “responsabilidades”, pois todos passaram a ser responsáveis pelos problemas
de esgotamento e poluição dos recursos.
-Na Agenda 21 temos
a idéia de que a “preservação e a conservação” dos recursos naturais poderão
provocar a “inclusão” social.
- Um dos grandes
questionamentos a serem colocados é de que o Desenvolvimento Sustentável e uma
relação sustentável entre Sociedade-Natureza só poderá se realizar em uma
sociedade que não seja capitalista. Temos de nos perguntar que tipo de sociedade
tem de ser construído para se atingir tal objetivo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário