AULA 1: PLACA TECTÔNICA, VULCÃO, ROCHAS, MINERAIS e MINÉRIOS
- Superfície Terrestre divida em Placas Tectônicas,
que se movimentam facilitada pela Astenosfera. Em cima desta superfície ficam
continentes e oceanos.
-
Os vulcões se localizam nas falhas de Placas
Tectônicas e nas áreas de choque ou separação de Placas Tectônicas.
- Quando a lava vulcânica (Astenosfera) resfria,
ela vira rocha e minerais.
- Rocha (latim) e Pedra (grego)
significam a mesma coisa = agregado de minerais.
- Minerais = são as partes das rochas, um
corpo homogêneo composto por elementos químicos.
- Minérios = são os minerais refinados pelo
ser humano para utilização econômica.
- Amostras de minerais.
-
As rochas, que se subdividem em 3 tipos:
> MAGMÁTICAS ou ÍGNEAS: formadas a partir do resfriamento e da solidificação
do magma ou da lava vulcânica. A ígnea intrusiva possui resfriamento lento no
interior da Terra (granito). A ígnea extrusiva tem rápido resfriamento na
superfície (basalto). Exs: pedra pome, basalto, granito, etc.;
> SEDIMENTARES: formadas quando rochas já existentes se fragmentam e seus
sedimentos são carregados (transportados pela água, pelo vento ou pelo gelo, da
origem até o ponto de deposição) para alguma área onde possam ser novamente
compactados ou cimentados, quando se depositam em camadas. Exs: arenito,
calcário, argilito, petróleo, etc;
> METAMÓRFICAS: são as “rochas mutantes”, formadas através de modificações
de temperatura e de pressão em rochas já existentes, provocando uma reação
química que altera sua composição ou estrutura original Exs: mármore, ardósia,
gnaisse, quartizito, folhelho, etc.
>
Trazer Amostras de rochas
AULAS 2 e 3: MINÉRIOS
e SOCIEDADE
É necessário diferenciar:
-
Recursos Minerais = materiais rochosos que podem ser explorados pelo ser
humano.
-
Reservas Minerais = parte do recurso mineral identificado e reconhecido
pelo seu valor econômico.
-
Jazidas Minerais = local aonde está sendo explorado o minério.
-
Minérios = são os minerais refinados pelo ser humano
para utilização econômica.
- Exemplos de Minérios e sua utilização econômica:
hematita e manganês (ferro e aço), grafite (grafite), petróleo (é uma rocha
sedimentar), carvão mineral, esfarelita (zinco e latão), bauxita (alumínio e
latão), galena (chumbo e prata), caolim (cerâmica, porcelana), talco (talco),
enxofre (ácido sulfúrico e explosivos), willemita (zinco e remédios), magnetita
(imã), fluorita (pasta de dente), calcita (giz de lousa), cristais de sal (sal
de cozinha), ouro, rubi, esmeralda, diamante, mica (isolantes, filamentos de lâmpadas),
quartzo (vidro), argilito (argila), gipsita (cimento), calcário (cal), etc
- Responder a tabela:
Recursos Minerais Presentes na Sala de Aula
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MATERIAL
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MATÉRIA-PRIMA
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RECURSOS
MINERAIS
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Lousa
ou Quadro-Negro
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Giz
de Lousa
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Caderno
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Caneta
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Lápis
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Forro
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Telhado
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Carteira
Escolar
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Portas
e Janelas
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Piso
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AULAS 4 e 5: MINÉRIOS
e RECICLAGEM
-
Todas as
sociedades utilizarão minerais, algumas mais e outras menos. A sociedade capitalista
depende cada vez mais de minerais, porque é altamente tecnológica e consumista.
Mineral é matéria-prima na produção capitalista sempre será utilizada.
- Com a sociedade
capitalista, os
recursos minerais estão cada vez mais escassos.
- Recursos
minerais não são recursos naturais não-renováveis, pois demoram milhões de anos para
se formar e podem acabar à curto prazo.
- Entretanto, os minérios podem ser reciclados.
A reciclagem é importante porque não destrói a natureza (não degrada ambientes)
para se extrair mais.
- Para as empresas capitalistas é mais
rentável economicamente abrir novas jazidas de exploração de minérios do que
reciclar, pois significa maior aquecimento no mercado.
-
A extração e o Consumo de minérios são desiguais. É o caso do Brasil (possue
muitas jazidas de vários minérios e não possui indústrias siderúrgicas e metalúrgicas
na mesma quantidade) e do Japão (não possui jazida de quase nenhum minério, mas
possui inúmeras indústrias siderúrgicas e metalúrgicas).
AULAS 6, 7, 8, 9 e 10: CARVÃO MINERAL
- É uma mineral cuja formação se dá
pela sedimentação de matéria orgânica em áreas de antigos rios. É um
hidrocarboneto sólido, encontrado em cavidades ou depressões preenchidas por
sedimentos.
- Locais de jazidas: Alemanha,
França, Reino Unido, China, Rússia, EUA, etc.
- Importância econômica: uso
industrial e residencial (por ter alto valor calórico), tendo significativo
destaque durante a Primeira Revolução Industrial.
- Poluição do ar na sua queima e destruição
do solo na sua extração.
>Passar filme “Germinal”.
- Alunos responderão questionário:
1)
Como eram as condições de trabalho na mina de Carvão
Mineral do Filme?
2)
Qual a viabilidade econômica do Carvão Mineral?
Diferencie este minério com o Carvão Vegetal?
3)
Qual foi a importância deste minério para a sociedade
capitalista que estava em sua fase industrial?
4)
Como viviam os burgueses e os proletários no filme?
Havia harmonia entre eles?
5)
Porque os mineiros se revoltaram?
AULAS 11 e 12: PETRÓLEO
- É um hidrocarboneto liquido que
ocorre naturalmente nos interstícios das rochas sedimentares e porosas (como fica
a água numa esponja).
- É uma rocha Sedimentar.
- A formação se dá pela sedimentação
de matéria orgânica em áreas de ação tectônica.
- Locais de jazidas: Golfo Pérsico,
Golfo do México, Golfo de Maracaibo, mOntes Urais na Rússia, Pré-Sal
Brasileiro, etc.
- Curiosidades: 1º Poço de Petróleo furado (EUA,
1859), 1º Motor à Explosão (1883), 1 Barril de Petróleo possui 159 litros.
- Poluição do ar na sua queima e destruição
do solo na sua extração.
- Importância econômica: facilidade
no transporte, alto valor calórico para uso industrial e residencial (aonde 1
TONELADA de Petróleo = 1,5 TONELADA de Carvão Mineral), seus derivados.
- Craqueamento do Petróleo e seus
Derivados:
AULAS 13, 14, 15, 16 e 17: GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO
- Até a década de 1960, quem dominava todas as etapas da produção-extração-transporte
do petróleo, além da definição dos preços do barril do petróleo eram as “7
IRMÃS” (TEXACO, EXXON, MOBIL OIL, SHELL, GULF OIL, STANDAT OIL OF CALIFORNIA,
BRITISH PETROLEUM). Estas empresas eram importantíssimas para países do centro de controle do capitalismo (caso dos EUA).
- Quando a OPEP (Organização dos Países Produtores
de Petróleo) é criada em 1960 os EUA diminuirão seu monopólio e os países
produtores de petróleo farão um aumento do preço do barril do petróleo (para
acima de 30 dólares), criando a primeira Crise do Petróleo Mundial.
> Atuais Membros da OPEP: Angola (janeiro de 2007), Argélia (julho de 1969), Líbia (dezembro de 1962), Nigéria (julho de 1971), Venezuela (setembro de 1960), Equador (de 1973 até 1992, retornou como
membro em dezembro de 2007), Arábia Saudita (setembro
de 1960), Emirados Árabes Unidos (novembro de 1967), Irã (setembro de 1960), Iraque (setembro
de 1960), Kuwait (setembro de 1960), Catar (dezembro de 1961). Os Ex-Membros da OPEP são Gabão (de 1975 a 1994) e Indonésia (de 1962 a 2009).
- Descoberta de novas jazidas de petróleo e de
fontes de energias alternativas (década de 1980, redução do barril do petróleo
para 25 dolares). O medo do petróleo acabar (fim dos anos 1970 e começo dos
anos 1980, aumento do preço do barril do petróleo para acima de 30 dólares).
- A partir das décadas de 1970-80 teremos crises cíclicas de disputas de
locais de exploração do petróleo:
- REVOLUÇÃO ISLÂMICA DO IRÃ (1979) = o pró-ocidente Xá Reza Pahlev é deposto pela
revolução islâmica, comandada por Aiatolá Khomeine.
- GUERRA IRÃ-IRAQUE (1980-88) = com a revolução islâmica no Irã o Ocidente tem
grandes prejuízos financeiros (principalmente os EUA) e financia o vizinho
Iraque para derrotar o Irã. O Iraque cujo líder era Saddam Hussein, foi
financiado com armas, dinheiro e apoio político na ONU, mas esta guerra não
teve vencedores e a crise persistiu. Barril do petróleo aumentou para 36
dólares.
- GUERRA AFEGANISTÃO-URSS (década de
1980) = com o enfraquecimento da URSS o
Afeganistão (com apoio do Ocidente capitalista) começou a deixar de ser
“comunista”. Os guerrilheiros “Mujaidins” e os “Talebans” começaram a ser
financiados com armas, dinheiro e apoio político principalmente pelos EUA.
- GUERRA DO GOLFO (1992) = o Iraque de Saddam Hussein torna-se muito poderoso
regionalmente (tanto militarmente quanto economicamente) e começa a ter
ambições expansionistas, invadindo o Kwait (que sempre foi um aliado-quintal
dos EUA). Os EUA invadem o Kwait com a intenção de desanexar este país dos
iraquianos, fato que conseguirá rapidamente.
Descoberta de Novas fontes de energia diminui preço do barril do petróleo
para 25 dolares.
- GUERRA DO AFEGANISTÃO (2001-2002) = depois do “Atentado Terrorista das Torres Gêmeas de
Nova Iorque no dia 11 de Setembro de 2001”, os EUA inventam a desculpa de
invadir o Afeganistão para matar ou prender Osama Bin Laden, a “Al Qaeda” e os
“Talebans”. Não consegue o objetivo divulgado, mas derruba os “Talebans” do
poder político deste país, colocando um aliado como presidente. O Afeganistão é
um dos maiores produtores de petróleo e de gás natural do mundo (local aonde
passa importantes gasodutos vindo da Rússia e Ucrânia). Até hoje existe uma
ocupação militar dos EUA neste país.
- GUERRA IRAQUE-EUA (2004) = depois do “Atentado Terrorista das Torres Gêmeas de
Nova Iorque no dia 11 de Setembro de 2001”, os EUA inventam a desculpa de
invadir o Iraque para matar ou prender Saddam Hussein. Conseguem o que queriam,
matam Saddam Hussein e colocam um aliado como presidente. O Iraque é um dos
maiores produtores de petróleo do mundo. O preço do Barril do petróleo aumentou
para mais de 100 dolares.
- Atualmente temos muitas Revoltas e Guerras-Civis
nos países produtores de petróleo (incentivados por vários países
capitalistas): Ucrânia, Irã, Iraque, Afeganistão, Síria, Líbia, Líbano, etc.
>- Sugestão de filme: “11/09 - Fahrenheit”
Exercícios do Filme:
1- Como G. W. Bush convenceu os estado-unidenses à começarem as Guerras
contra Iraque e Afeganistão?
2- Quais foram os reais motivos destas guerras?
3- A geopolítica do petróleo foi mudada com estas guerras?
4- Quais são
as conseqüências negativas para o meio ambiente da excessiva extração de
minérios e petróleo?
5- Porque a sociedade industrial é muito dependente das
fontes de energia? Qual a importância das fontes de energia?
6- Quais são as vantagens e as desvantagens da
utilização do petróleo e do carvão mineral?
7- No que o aumento do preço do barril do petróleo
interferiu no uso das fontes de energia mundial?
8- Você acredita que o petróleo poderá ser totalmente
substituído?
9- Porque o petróleo é um produto tão importante em
nossa sociedade? Cite 2 derivados que você utiliza em seu cotidiano?
10- Quais são os motivos que levaram a criação da
OPEP?
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