AULAS 1 e 2 “Biodiversidade”
- Biodiversidade
está relacionada com a diversidade de vida (seja do Reino
Animal/Vegetal/Monera/Fungi/Protista/Vírus)
- A Biodiversidade
está presente em qualquer lugar do Planeta Terra, mas os locais com muita
biodiversidade são chamados de Mananciais de Megadiversidade Biológica.
> estão concentrados
na área Inter-Trópicos (ou Zona Tropical do globo) e um pouco na zona
Temperada.
> 12 países do
planeta Terra concentram de 60% a 70% da Biodiversidade Mundial: Brasil, Colômbia,
Peru, Equador, México, Madagascar, República Democrática do Congo, Índia, China,
Indonésia, Malásia e Austrália.
> Mapa dos “Locais
com Megadiversidade Biológica”.
(http://profwladimir.blogspot.com.br/2014/09/atividade-mapa-dos-locais-com.html)
(http://profwladimir.blogspot.com.br/2014/09/atividade-mapa-dos-locais-com.html)
1) Título: “Locais com Megadiversidade Biológica no Mundo”.
2) Escala: 1 = 30.000.000
3) Escrever o nome dos 5 Paralelos (Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Antártico)
4) Legenda:
[] Países com Megadiversidade Biológica (Brasil, Colômbia, Peru, Equador, México, Madagascar, República Democrática do Congo, Índia, China, Indonésia, Malásia e Austrália).
[] Zona Climática Tropical (fazer linhas entre os Trópico de Câncer e de Trópico de Capricórnio)
AULAS 3 e 4: “Biomas e Ecossistemas”
- Biomas =
uma região de biodiversidade com grupos similares.
- Ecossistemas
= designa o conjunto formado por
todas as comunidades que vivem
e interagem em determinada região e pelos fatores
abióticos que atuam sobre essas comunidades, ou seja, leva em conta a biodiversidade e elementos
como temperatura, pressão, salinidade, umidade, luz, chuva, vento, etc. Dentro
de um bioma podemos ter ecossistemas diferentes, caso da Mata Atlântica e da
Floresta Amazônica (presentes no bioma das Florestas Tropicais).
- Os Biomas já estão muito degradados pelo ser
humano, mas os principais são:
> Floresta Tropical
= Américas do Sul e Central, Centro da África, Índia e Sudeste Asiático.
> Floresta
Temperada = sul do Chile, EUA, Europa Ocidental e Lesta da China.
> Taiga, Floresta
boreal ou de coníferas = Canadá/Rússia/Finlândia/Suécia/Coréias.
> Tundra e
Alpino = N do Canadá/Rússia
> Deserto e
Semi-desertos (ou Subarbustivo Desértico) = patagônia, Atacama, Saara,
caatinga, angola e Namíbia, Austrália, oriente médio, centro da Ásia, México e
sul dos EUA.
> Cerrado ou
Savana = centro do Brasil e Venezuela, centro-norte
e centro-sul da África, sul da Índia, norte da Austrália.
> Pradaria de
Clima Temperado (Estepes) ou Campo Temperado = sul do Brasil, Uruguai, oeste
dos EUA, sul da Rússia e Mongólia, Norte da China, norte dos EUA e sul do
Canadá.
> Vegetação
de Montanhas (arbustos?) = Andes, Monte Quilimanjaro, Montanhas Rochosas
dos EUA, Himalaia.
> Vegetação Mediterrânea
e florestas e Bosques Esclerófilos = oeste dos EUA, norte do Chile,
sudoeste da África do Sul, sul da Austrália e região do Mar Mediterrâneo (entre
norte da África e sul da Europa).
> Área Úmida
ou Brejos, Mangues e Pântanos = pântanos, planícies, lagos e deltas pelo
mundo.
> Exercício com Mapa sobre Biomas e
Ecossistemas do Brasil.
Pode ser no mapa abaixo também:
"Mapa de Biomas Brasileiros"
Escala (1: 7.000.000)
"Mapa dos Ecossistemas Brasileiros"
Escala (1: 7.000.000)
AULAS 5 e 6: “Desmatamento”
Fonte: http://www.unep-wcmc-apps.org/forest/original.htm
> Atividade sobre desmatamento da Mata Atlântica em SP (http://profwladimir.blogspot.com.br/2014/09/atividade-sobre-mata-atlantica.html)
- Os Biomas e
Ecossistemas do Planeta Terra estão cada vez mais degradados.
- As florestas
estão perdendo boa parte de sua vegetação original.
- Todas as
sociedades desmatam, mas a sociedade Capitalista é a que mais desmata, pois as
florestas significam lucro e custo de produção.
- As florestas são
transformadas em matéria-prima de produtos industrializados (para as indústrias
madeireiras, de celulose, etc), sendo que em seus locais são construídos
cidades, plantações agrícolas, pastos para a pecuária, etc.
- Importância de se
preservar as florestas: preservam a biodiversidade local (mantém a cadeia
alimentar, etc), mantém a permeabilidade do solo e diminui riscos de enchentes,
impede a erosão (que pode até assorear um rio) e o desmoronamento de terras de
encostas, deixa o ar com mais Oxigênio, mantém a umidade relativa do ar
alta, reduz danos de desastres
ambientais (ex: a força de um tsunami é menor em um local com floresta original
preservada, servindo de “para-choque natural”), etc.
Mapa das Florestas Originais e Florestas RemanescentesFonte: http://www.unep-wcmc-apps.org/forest/original.htm
Cobertura florestal no estado de SP
> Atividade sobre desmatamento da Mata Atlântica em SP (http://profwladimir.blogspot.com.br/2014/09/atividade-sobre-mata-atlantica.html)
AULAS 7 e
8: “Desenvolvimento Sustentável”
- O Desenvolvimento
Sustentável é uma idéia que só pode surgir na sociedade capitalista, sendo
incompatível numa sociedade que não concebe a natureza como recurso natural
(como a indígena e a socialista).
- o capitalista
criou esta idéia de Desenvolvimento Sustentável porque estava destruindo muito
a natureza e porque percebeu que a “sustentabilidade” é um rentável nicho de
mercado.
- o termo
“desenvolvimento sustentável” não é um conceito, mas uma idéia que pretende
encontrar soluções para problemas de esgotamento, poluição das riquezas
naturais, num futuro... Idéia genérica que abstrai a realidade, oculta a
complexidade, a reflexividade do modo de produção de mercadorias, cria uma
espessa cortina de fumaça sobre a apropriação dos territórios, a existência de
classes sociais, dificulta a análise crítica.
- A idéia de
Desenvolvimento Sustentável é insustentável, nunca ocorrerá numa sociedade
capitalista e o indígena não precisa deste conceito porque isso já faz parte de
sua existência. Impossível no capitalismo se desenvolver sem destruir (mantendo
as coisas).
-A Idéia de
Desenvolvimento Sustentável começa a ser formatada na Primeira Conferência
Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (em 1978) e sofreu forte
influência do “Clube de Roma” (formado no final da década de 1960, dizendo que
a terra tinha recursos naturais limitados e defendia como solução o controle de
natalidade e do crescimento econômico dos países pobres). Estas idéias
elitistas e preconceituosas foram amenizadas no relatório “Nosso Futuro Comum”
(publicado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em
1987) ao dizer que não são os países pobres os maiores responsáveis pela
devastação do planeta, mas os países mais ricos, que consomem mais recursos e
geram mais poluição. O relatório “Nosso Futuro Comum” foi assinado pelos
representantes dos países na Eco-92, já com nome de Agenda 21. A idéia de Desenvolvimento
Sustentável foi consagrada no ECO-92, sendo entendida como meta a ser atingida
pelos países e está presente até os nossos dias.
- A idéia de
desenvolvimento sustentável utiliza-se de uma idéia equivocada de meio
ambiente, pois separa o meio externo do homem, retirando a sociedade de suas
análises. É uma lenda, um mito, uma idéia para o futuro.
-Este ideário
mantém o modo de produção de mercadorias e atribui “os problemas aos desvios do
“modelo” de cada país, e não ao modo de produção dominante”. (...) um ajuste
das “responsabilidades”, pois todos passaram a ser responsáveis pelos problemas
de esgotamento e poluição dos recursos.
-Na Agenda 21 temos
a idéia de que a “preservação e a conservação” dos recursos naturais poderão
provocar a “inclusão” social.
- Um dos grandes
questionamentos a serem colocados é de que o Desenvolvimento Sustentável e uma
relação sustentável entre Sociedade-Natureza só poderá se realizar em uma
sociedade que não seja capitalista. Temos de nos perguntar que tipo de sociedade
tem de ser construído para se atingir tal objetivo?