Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Motivos da Expansão do território Brasileiro

 Motivos da Expansão do território Brasileiro


1) Bandeirantes: fundaram muitas vilas pelo interior do Brasil ajudando na expansão territorial. Eles formavam grupos que saíam de São Paulo em direção ao interior do território com o objetivo de capturar índios para o trabalho escravo nas lavouras de cana-de-açúcar do litoral. Entre 1628 e 1641 capturaram 300 mil indígenas. Eram mercenário e faziam o Sertanismo (extermínio de indígenas e de quilombos no Nordeste). A partir do final do século XVII, os bandeirantes começam a explorar ouro e pedras preciosas em áreas dos atuais Minas Gerais e Mato Grosso.
 Bandeiras no século XVI e XVII
 Brasil - bandeirismo e sertanismo


2) Jesuítas: Ajudaram na expansão territorial brasileira com a fundação de aldeamentos e Missões que se transformaram em povoados pelo interior do Brasil. Eles queriam “proteger” o indígena, mas isto significou destribalização e aculturação com a incorporação de valores católicos e uma preparação para servir como reserva de mão-de-obra (trabalho servil).

3) Tratados Territoriais e Acordos: aumentaram os limites do território brasileiro. Destacam-se: “Tratado de Madrid” (1750 entre Portugal e Espanha, que delimitou fronteiras e levou em conta o princípio da posse de terras, aumentando área de colonização portuguesa para o interior do Brasil), “Tratado de Utrecht” (1723, entre Portugal e França, definindo a cidade de Oiapoque no AP como fronteira), “Tratado de Ildefonso” (1777, entre Portugal e Espanha, definindo fronteira do sul do país, entregava Bacia Platina/Sacramento/Filipinas à Espanha), “Tratado de Badajós” (1801, com a Espanha, conquista o oeste do RS) e Acordos do Barão de Rio Branco (em negociação com Bolivianos, Franceses, Paraguaios e Argentinos, garantirá os territórios do AC, AP e aumento do território do estado do PR e SC).

 Expansão territorial brasileira no período colonial (1500 a 1822)


4) União Ibérica: Importante destacar que entre 1580-1640 Portugal e Espanha formaram um Reino Unido (tendo Portugal incorporado à Espanha) sob o reinado de Felipe II, facilitando ampliação territorial brasileira. 

Bandeira da União Ibérica

5) Utti-Possidetis: princípio criado pela Igreja Católica, que dizia que uma pessoa seria dona de um território ocioso a partir do momento que produzisse economicamente nela. Portugal se utilizará muito disso no território brasileiro, dizendo que a Espanha se preocupava mais com os territórios do Pacífico (Impérios Inca, Maia  e Asteca) do que com o interior da América do Sul (que viraria Brasil posteriormente).
6) Expansão Territorial por Exploração econômica = atividades econômicas consolidaram a ocupação do território brasileiro. Destaco as principais atividades econômicas nos séculos:
Século XVI: pau-brasil (em uma vasta área do território) e cana-de-açúcar (principalmente no Nordeste). Ocupação se concentrava no litoral.
Século XVII: expansão acompanhou a produção de cana-de-açúcar em áreas do Sudeste. Pecuária interiorizou ocupação e a busca de “drogas do sertão” (guaraná, urucum, cravo, canela, salsa, etc) expandiu o território para a região da Amazônia.
Século XVIII: a pecuária e a exploração de ouro/diamantes possibilitaram a interiorização à Oeste.
Século XIX: a produção de café, borracha, cacau e algodão fortaleceram o povoamento de terras (na Amazônia, Nordeste e Sudeste)..

AULA: Atividade Formação do Território Brasileiro, Povoamento e Ciclos Econômicos Brasileiro

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO


ECONOMIA DO BRASIL COLONIAL E IMPERIAL  - SÉCULOS XVI AO XIX

Marcha do Povoamento e Urbanização do século XVI


Marcha do Povoamento e Urbanização do século XVII



Marcha do Povoamento e Urbanização do século XVIII



Marcha do Povoamento e Urbanização - 1801 a 1822

Um comentário:

  1. Outro fator importante e não comentado: a Cordilheira dos Andes como bloqueio natural de acesso espanhol para o interior de seu território leste sob o Tratado de Tordesilhas contando ainda com o domínio português da Fiz do Rio Amazonas

    ResponderExcluir