Repasso texto e mapas de Sandro Valeriano.
Concentração Bancária no Município de São Paulo
.
Estudo do Informe Urbano (prefeitura de São Paulo), divulgado em Fev de 2021, aponta os padrões socio espaciais da concentração bancária na cidade. Muito interessante sob vários aspectos, primeiro ela aponta a cidade de São Paulo concentradora das sedes de bancos, segundo, destaca o peso da quadrante sudoeste na atividade bancária.
O mapa abaixo apresenta a concentração dos depósitos a vista, destaca a região mencionada e o centro da cidade, o mapa representa a drenagem da riqueza da cidade e da região metropolitana para as regiões apontadas.
O estudo é importante também, em razão das mudanças da perda de importância da indústria paulistana no PIB e no emprego, para o setor de serviços, com destaque para serviços financeiros. O emprego na indústria priorizava as vias de escoamento, como os eixos ferroviários rodoviários. Contribui-a no desenvolvimento de outras regiões e no espalhamento da urbanização, o emprego em serviços financeiros se concentra, em primeiro plano nas regiões da Faria Lima, Berrini e adjacências, segundo plano na região da Av Paulista. A distribuição espacial do setor bancário, estressa diariamente o sistema viário da cidade em deslocamentos para o trabalho e por de serviços.
Valeu muito a leitura!
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/licenciamento/desenvolvimento_urbano/dados_estatisticos/informes_urbanos/?p=309128
Nenhum comentário:
Postar um comentário