Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de setembro de 2022

ATIVIDADE Sobre Industrialização no Brasil

 

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-industrializacao-brasileira.htm

 

Características da industrialização no Brasil

O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram sua industrialização de forma tardia, no século XX, ou seja, bastante atrasada em relação aos pioneiros da industrialização, que iniciaram esse processo ainda no século XVIII.

Dentre os fatores que explicam essa situação, podemos considerar o fator histórico como sendo o mais influente, pois, na ocasião do início da industrialização, o Brasil era colônia de Portugal e estabeleceu durante o período colonial uma forte parceria comercial com a Inglaterra, que foi o primeiro país a se industrializar. Dessa forma, o Brasil passou a fornecer matéria-prima e produtos agropecuários para seu parceiro, que, na contramão do processo, industrializou-se fortemente ainda no século XVIII. Em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir produtos manufaturados, dessa forma, o que restou para o país foi continuar com a sua economia agropecuária.

Ao se industrializar, o que ocorreu somente na década de 1930, a indústria encontrava-se concentrada na Região Sudeste. Ela só foi descentralizada, indo para as demais regiões, na década de 1970 em diante.

Atualmente, o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, com economia global forte e intensa participação capitalista global. Desde a década de 1990 é visto como um dos melhores países para se investir e instalar indústrias do mundo.

A década de 1950 foi marcada pelos projetos políticos instalados no governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961), que promoveu uma intensa abertura econômica do país para as empresas multinacionais, ampliando fortemente a abertura de novas empresas, dos mais variados tipos, incentivando o consumo, o consumismo e a competitividade tanto interna quanto externa.

O Brasil, a partir daí, pôde conhecer o mercado de consumo externo e integrar-se aos processos de exportação e comércio global. Alguns setores industriais não sofreram tantos investimentos, como o de tecnologia de ponta, o que tornou o Brasil um país dependente econômica e tecnologicamente de outras economias globais.

Na década de 1990, o país experimentou um forte crescimento econômico industrial, o que resultou no aumento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e gradativo aumento da qualidade de vida da população, bem como aumento do consumo. Esse fenômeno perdura até a atualidade, colocando o Brasil entre as maiores potências econômicas.


https://brasilescola.uol.com.br/brasil/industrializacao-do-brasil.htm

 

Industrialização atual

Atualmente o país vive um forte crescimento e desenvolvimento industrial, motivado e influenciado pelo capital externo e pelas multinacionais instaladas em nosso território. Há um forte desenvolvimento industrial nos diversos tipos de indústrias, desde a indústria de base até as indústrias de alta tecnologia.

O Brasil é dependente economicamente de outros países, para quem destina sua produção, seja ela industrial, seja agroindustrial, e também depende das tecnologias produzidas por países desenvolvidos, o que denota uma fragilidade na economia nacional, pois faltam investimentos em pesquisa e educação, o que poderia ampliar a produção na área tecnológica e diminuir essa dependência.

Os desafios que o país enfrenta na atualidade giram em torno de questões como minimizar a dependência de outras economias e implementar planos governamentais e projetos que viabilizem a produção de ciência e tecnologia para promover o desenvolvimento industrial.

O Brasil conta com parques industriais sofisticados e competitivos, de maneira descentralizada em todo o território, com produção de bens de base, intermediários e de ponta. Setores como o farmacêutico, automobilístico, eletroeletrônico, energético, têxtil, alimentício, entre outros, são destaques na nossa produção, bem como o agroindustrial.

Principais indústrias do Brasil

O Brasil dispõe atualmente de um parque industrial bastante amplo e diversificado, atuando em ao menos 33 ramos produtivos distintos.

De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria de transformação corresponde à principal indústria brasileira, representando pouco mais da metade (51%) do PIB do setor secundário. Dentro desse segmento, se destacam os seguintes ramos produtivos:

        automobilístico;

        metalurgia e siderurgia;

        petroquímica;

        papel e celulose;

        alimentício.

A indústria extrativa também possui grande importância para a economia, sendo responsável por parte das exportações brasileiras e pela destinação de matérias-primas para outros ramos produtivos, muitos dos quais listamos acima. Destaca-se, nesse segmento, a extração de minerais metálicos e a exploração petrolífera.

Industrialização do Brasil na atualidade

Dois padrões importantes caracterizam a industrialização brasileira na atualidade: a desconcentração industrial e o que muitos analistas têm chamado de desindustrialização da economia nacional.

A desconcentração industrial diz respeito à maior distribuição espacial das plantas industriais pelo território brasileiro, isto é, deslocando-se da Região Concentrada em direção a estados e municípios de outras regiões, como a região Nordeste, por exemplo.

Existem diversos motivos que explicam esse movimento, dentre os quais podemos destacar a saturação das áreas densamente industrializadas, a ampliação das redes de transporte pelo território brasileiro, a ampla oferta de mão de obra qualificada por todo o país e a intensificação da guerra fiscal entre os estados, que corresponde a uma disputa entre as diferentes unidades federativas pela oferta das melhores condições fiscais para atrair indústrias para o seu território.

A desindustrialização, por sua vez, corresponde à diminuição da participação da indústria na economia nacional, atribuída muitas vezes a fatores de ordem burocrática, infraestrutural e fiscal que são tidos como um obstáculo para o desenvolvimento da produção nacional, chamados de Custo Brasil. Além disso, leva-se em consideração a forma como as commodities agrícolas e minerais, a exemplo da soja e do minério de ferro, passaram a alavancar a economia brasileira nos últimos anos, impulsionando, sobretudo, as exportações, superando a participação da indústria na pauta exportadora brasileira.


Exercícios

1) As indústrias brasileiras se concentram em qual(is) região(ões) ou estado(s)?

2) Por que há concentração industrial no território brasileiro?

3) Qual é a característica da industrialização no Brasil?

4) Quais são os desafios que o Brasil enfrenta no tocante à industrialização?

5) Quais são os principais ramos produtivos das indústrias no Brasil?

6) Quais são os 2 padrões que caracterizam a industrialização atual no Brasil? Explique cada uma das duas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário