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segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Artigo: "A UTILIZAÇÃO de TIC’S em SALA de AULA"

"A UTILIZAÇÃO DE TIC’S EM SALA DE AULA"
Wladimir Jansen Ferreira

As TIC's são importantes instrumentos de trabalho para os professores em sala de aula. As TIC’s podem ser[1]: Computadores pessoais (PCs, personal computers); Câmeras de vídeo e foto para computador ou Webcams; Gravação doméstica de CDs e DVDs; Suportes para guardar e portar dados como discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, zipdrives, entre outros; Telemóveis ou celulares; Tv por Assinatura, TV a cabo, TV por antena parabólica, TV por parabólica, TV digital; Correio eletrônico (e-mail) e as Listas de discussão (mailing lists); Internet, a World Wide Web, websites e home pages, quadros de discussão (mensage boards); Streaming, podcasting, wikipedia entre outros; Tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons (Vimeo, Ypoutube, last Fm); Captura eletrônica ou digitalização de imagens por meio de scaners; A fotografia, cinema, vídeo e som digital (TV e rádio digital); Tecnologias de acesso remoto: Wi-Fi, Bluetooth, RFID.
A utilização das TIC's é interessante, pois se trabalha muito com o sensório dos alunos, entretanto, esta não é uma precondição para a superação das "aulas tradicionais ou autoritárias", pois existem "aulas expositivas no giz e lousa" que são ótimas (no sentido de reflexivas e críticas), além do fato de que pode se reproduzir uma "aula tradicional ou autoritária" com o uso de TIC's.
As Desvantagens ocorrem muitas vezes pela falta de infra-estrutura nas escolas públicas, como não haver alguma “sala multimídia” (com TV, DVD e retroprojetor), ou não ter Wi-Fi na escola, ou a ausência de infra-estrutura nas escolas (como uma simples tomada, etc), etc. Também depende muito da aula do professor para que este consiga dar uma boa utilização pedagógica para as TIC's, pois a utilização inadequada desta pode impossibilitar o aprendizado diferenciado dos alunos.
As novas tecnologias são importantes para a organização e acesso do conhecimento, sendo essencial que ocorra uma inclusão digital das pessoas, pois conhecimento é poder. Como educadores, cabe ao professor conscientizar os alunos sobre algumas reflexões, como a de que a “inclusão digital” não significa “emancipação social” ou o “fim das contradições sociais da sociedade capitalista”, etc. 
Conceber que "todos são iguais” cria uma desigualdade, porque as pessoas não são iguais "a prior"i. Concordo que se deva defender a tolerância e a alteridade, mas isto não significa que se conceba a realidade dialogicamente “pactualizada” e em harmonia. A noção de “cidadania em dimensão mundial” é equivocada porque cidadania vai além de deveres, devendo se levar em conta os direitos.
As tecnologias ligadas à informação podem ser uma grande ferramenta para a democratização do ensino, o problema está no acesso à essa informação, ou à tecnologias (internet) que levem o aluno a uma forma de aprendizado diferenciada. Na internet está à informação, não necessariamente o conhecimento, este para que se tenha em sua plenitude, é importante a figura do professor para argumentar, debater idéias, sugerir outras pesquisas, enfim, fazer com que o aluno tenha uma visão ampla do  pesquisado.
Nós professores de geografia devemos usar esses novos meios tecnológicos para facilitar o processo de ensino aprendizagem, sempre levando em consideração que o aluno é um fruto desta sociedade, e esta se transforma a todo instante, cabendo assim a escola e o professor acompanhar estas mudanças.
A revolução tecnológica cria um novo tipo de desigualdade ou exclusão, ligada ao uso das tecnologias de comunicação que hoje mediam o acesso ao conhecimento e aos bens culturais. É indesejável e inaceitável a exclusão pela falta de acesso a bens materiais ou a exclusão pela falta de acesso ao conhecimento e aos bens culturais. Entretanto, percebemos uma tentativa de se excluir a “luta de classes”, jogando a emancipação das classes somente pelo simples consumo e por ter acesso à recursos tecnológicos.
Compreendo que somente se chegará à eqüidade com “tratamento desigual dos desiguais”, mas, principalmente, com igualdade social, a extinção das classes sociais e a distribuição de riquezas, ou seja, com uma mudança do Modo de Produção. 





[1] Fonte: http://infojovem.org.br/infopedia/tematicas/tics/

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