"A UTILIZAÇÃO DE TIC’S EM SALA DE AULA"
Wladimir Jansen Ferreira
As TIC's são importantes instrumentos de trabalho para os
professores em sala de aula. As TIC’s podem ser[1]: Computadores
pessoais (PCs, personal computers); Câmeras de vídeo e foto para computador ou
Webcams; Gravação doméstica de CDs e DVDs; Suportes para guardar e portar dados
como discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, zipdrives, entre
outros; Telemóveis ou celulares; Tv por Assinatura, TV a cabo, TV por antena
parabólica, TV por parabólica, TV digital; Correio eletrônico (e-mail) e as
Listas de discussão (mailing lists); Internet, a World Wide Web, websites e
home pages, quadros de discussão (mensage boards); Streaming, podcasting,
wikipedia entre outros; Tecnologias digitais de captação e tratamento de
imagens e sons (Vimeo, Ypoutube, last Fm); Captura eletrônica ou digitalização
de imagens por meio de scaners; A fotografia, cinema, vídeo e som digital (TV e
rádio digital); Tecnologias de acesso remoto: Wi-Fi, Bluetooth, RFID.
A utilização das TIC's é interessante, pois se trabalha muito
com o sensório dos alunos, entretanto, esta não é uma precondição para a
superação das "aulas tradicionais ou autoritárias", pois existem
"aulas expositivas no giz e lousa" que são ótimas (no sentido de reflexivas e críticas), além do fato de
que pode se reproduzir uma "aula tradicional ou autoritária" com o uso
de TIC's.
As Desvantagens ocorrem muitas vezes pela falta de
infra-estrutura nas escolas públicas, como não haver alguma “sala multimídia” (com
TV, DVD e retroprojetor), ou não ter Wi-Fi na escola, ou a ausência de infra-estrutura nas escolas (como uma simples tomada, etc), etc. Também
depende muito da aula do professor para que este consiga dar uma boa utilização
pedagógica para as TIC's, pois a utilização inadequada desta pode
impossibilitar o aprendizado diferenciado dos alunos.
As novas tecnologias são importantes para a organização e
acesso do conhecimento, sendo essencial que ocorra uma inclusão digital das
pessoas, pois conhecimento é poder. Como educadores, cabe ao professor conscientizar
os alunos sobre algumas reflexões, como a de que a “inclusão digital” não
significa “emancipação social” ou o “fim das contradições sociais da sociedade
capitalista”, etc.
Conceber que "todos são iguais” cria uma desigualdade, porque as pessoas não são iguais "a prior"i. Concordo que se deva defender a tolerância e a alteridade, mas isto não significa que se conceba a realidade dialogicamente “pactualizada” e em harmonia. A noção de “cidadania em dimensão mundial” é equivocada porque cidadania vai além de deveres, devendo se levar em conta os direitos.
Conceber que "todos são iguais” cria uma desigualdade, porque as pessoas não são iguais "a prior"i. Concordo que se deva defender a tolerância e a alteridade, mas isto não significa que se conceba a realidade dialogicamente “pactualizada” e em harmonia. A noção de “cidadania em dimensão mundial” é equivocada porque cidadania vai além de deveres, devendo se levar em conta os direitos.
As tecnologias ligadas
à informação podem ser uma grande ferramenta para a democratização do ensino, o
problema está no acesso à essa informação, ou à tecnologias (internet) que levem
o aluno a uma forma de aprendizado diferenciada. Na internet está à informação, não
necessariamente o conhecimento, este para que se tenha em sua plenitude, é
importante a figura do professor para argumentar, debater idéias, sugerir
outras pesquisas, enfim, fazer com que o aluno tenha uma visão ampla do
pesquisado.
Nós professores de
geografia devemos usar esses novos meios tecnológicos para facilitar o processo
de ensino aprendizagem, sempre levando em consideração que o aluno é um fruto
desta sociedade, e esta se transforma a todo instante, cabendo assim a escola e
o professor acompanhar estas mudanças.
A revolução tecnológica
cria um novo tipo de desigualdade ou exclusão, ligada ao uso das tecnologias de
comunicação que hoje mediam o acesso ao conhecimento e aos bens culturais. É
indesejável e inaceitável a exclusão pela falta de acesso a bens materiais ou a
exclusão pela falta de acesso ao conhecimento e aos bens culturais. Entretanto,
percebemos uma tentativa de se excluir a “luta de classes”, jogando a
emancipação das classes somente pelo simples consumo e por ter acesso à
recursos tecnológicos.
Compreendo que somente se chegará à eqüidade com “tratamento
desigual dos desiguais”, mas, principalmente, com igualdade social, a extinção
das classes sociais e a distribuição de riquezas, ou seja, com uma mudança do
Modo de Produção.
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