Aulas: Paisagem da Sociedade Capitalistas (trabalhar vários conceitos)
Desenvolver habilidades de observação, descrição, análise e síntese.
https://profwladimir.blogspot.com/2012/05/atividade-de-paisagem-regionalizacao-e.html
Passar esta paisagem e exercícios (https://profwladimir.blogspot.com/2012/05/atividade-de-paisagem-regionalizacao-e.html) para falar sobre paisagem da sociedade capitalista e a relação campo-cidade.
1) Descreva a paisagem humana (ou cultural ou humanizada).
2) Descreva a paisagem natural.
3) Diga o que há no Campo.
4) Diga o que há na Cidade.
5) Quais são as atividades produtivas:
a) do Campo =
b) da Cidade =
6) Observando a imagem, diferencie:
a) agricultura familiar =
b) agricultura mecanizada =
7) Diga quais são as desigualdades sociais do Campo e na Cidade.
8) Relate os problemas ambientais.
9) Dê soluções para os problemas ambientais.
Dá para trabalhar com estes materiais também:
https://profwladimir.blogspot.com/2014/11/atividade-descricao-da-paisagem.html
https://profwladimir.blogspot.com/2012/09/mudancas-de-paisagem-charge-de-robert.html
Aulas: Paisagem e Sociedade
Trabalhar "conceitos de sociedade e natureza" ao descrever "paisagem natural" e "paisagem humanizada ou cultural".
Trabalhar significado de urbano e rural, campo e cidade, desigualdades sociais no campo e na cidade.
O que define a razão de ser "cidade" ou "campo" são as "atividades produtivas" realizadas nestes territórios, sendo que esta distinção somente surgirá na sociedade capitalista.
Aulas: Problemas Ambientais
Trabalhar significado do conceito de natureza, meio ambiente, seres humanos, problemas ambientais (desmatamento e os tipos de poluições).
Aulas: Conceito de Natureza
ATIVIDADE
6) A música se refere a qual período da Pré-História? Quais são as características desta?
- A formação do ser humano e a relação do trabalho com a formação das sociedades.
- Noção de Setores:
PRIMÁRIO = agricultura, pecuária, extrativismo (vegetal e mineral) e pesca.
SECUNDÁRIO = indústria.
TERCIÁRIO = serviços e comércio.
2) Qual é a reclamação ou lamentação presente na música “Tradição” de Geraldo Filme?
3) Apesar das mudanças, o que de positivo persistiria na música “Tradição” de Geraldo Filme?
4) Descreva a paisagem da fotografia de 1891?
8) Tinha condições da Avenida Paulista (e do Brasil) continuarem como eram nos dias de hoje? Por que a Avenida Paulista mudou?
1) Qual o nome dos 2 RIOS que São Paulo foi construída no meio?
2) Qual era a inovação de saneamento básico que tinha nos bairros-jardins dos ricos?
3) O que os prefeitos fizeram com os rios de São Paulo no início do Século 20?
4) Quando a cidade de São Paulo cresceu no início do Século 20, ela ficará presa entre quais outros 2 rios?
5) O que há embaixo da maioria das avenidas e ruas de São Paulo? O que acontece com eles quando chove muito?
6) Qual a diferença do Plano de Avenidas de São Paulo com as que ocorreram em outras cidades do mundo (Paris, Viena e Moscou)?
Os mapas servem
para localizar e representar graficamente uma dada área do espaço terrestre.
Os mapas não conseguem representar todas as informações presentes na
superfície, mas apenas aquilo que o autor deseja demonstrar. Por isso, os mapas
podem ser divididos em vários tipos e a sua classificação varia de acordo com
o tema tratado.
Por esse motivo, dá-se o nome de mapas
temáticos, como por exemplo:
Mapas físicos Mapas econômicos Mapas demográficos Mapas políticos Mapas históricos Mapas estilizados (como a anamorfose) |
Um mapa
mudo é um tipo de mapa que não fornece informações acerca
do lugar que representa, ou seja, é um mapa que está em branco. Este tipo de mapa
tem finalidade didática, permitindo se assinalem os distintos elementos
geográficos que se querem aprender, ou mesmo a de criar um novo mapa, com referências
novas. Exemplos de Mapas
Mudos: Planisfério mudo, com
os oceanos em azul.
Mapa mudo da África, com as fronteiras políticas e os principais rios e
lagos do continente. |
1) O que são Mapas Mudos? Para que eles servem?
2) Quais são os elementos obrigatórios dos Mapas?
3) Para que serve o Título e a Legenda dos Mapas?
4) O que são Mapas Temáticos? De exemplos.
5) Acima há 4 Mapas Temáticos, identifique-os como:
1. ANAMORFOSE,
2. MAPA FÍSICO,
3. MAPA HISTÓRICO,
4. MAPA POLÍTICO.
Os mapas nunca
conseguirão representar todas as informações presentes nesta superfície, somente
aquilo que o autor deseja demonstrar. As Imagens de Satélite dão uma noção real da superfície terrestre, mostrando o que a lente de fotografia conseguir captar, mas estes não podem ser considerados mapas, porque não possuem elementos obrigatórios de mapas (como título, escala, legenda, etc). |
A representação do planeta Terra pode se dar em forma de Globo
Terrestre e de Projeções Cartográficas.
O globo terrestre nos dá uma noção em 3 dimensões do planeta Terra, mas a versão conhecida é simplificada, pois o nosso planeta é cheio de deformidades na superfície. O planeta Terra não é esférico ou circular, ele é um GEÓIDE, como podemos verificar abaixo: PLANETA TERRA - GEÓIDE
|
As
Projeções Cartográficas são
representações de uma superfície esférica em uma superfície plana. Existem
diversos tipos de projeções, mas todas
apresentam deformações. PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Projeção Mollweide Projeção Winkel Tripel Projeção de Bertin (1953) Projeção de Mercator Projeção de Kepler. Projeção de Buckminster Fuller Projeção de Peters |
EXERCÍCIOS
1)
O que são pinturas rupestres? Explique se eles podem ser considerados Mapas ou
não?
2) Qual o nome do
considerado oficialmente o primeiro mapa do mundo?
3) O que são Imagens de
Satélites?
4) Quais são as
características da representação de um Globo terrestre?
5) Qual é o real formato do
Planeta terra?
6) Explique o que são
Projeções Cartográficas?
7)
dentre os exemplos de projeções existe a melhor Projeção Cartográfica?
Paralelos e Meridianos (conceito)
https://profwladimir.blogspot.com/2019/12/exercicios-de-coordenadas-geograficas.html
Latitude Longitude a b c d e f g h i
- Destes 29% de terras emersas no Planeta Terra = 15% é deserto e terra gelada, 7% de florestas boreais e tropicais e somente 7% é modificada pelo homem, sendo uma participação muito pequena.
CONTINENTE |
ÁREA (Km²) |
PERCENTUAL DE SUPERFÍCIE TOTAL |
POPULAÇÃO APROXIMADA EM 2008 |
PERCENTUAL DE POPULAÇÃO TOTAL |
DENSIDADE DE HABITANTE POR Km² |
NÚMERO DE PAÍSES |
ÁSIA |
43.810.000 |
29,5% |
3.879.000.000 |
60% |
86,70 |
47 países e 3 Territórios de Soberania Nacional |
AMÉRICA |
42.330.000 |
28,5% |
924 000 000 |
14% |
21,0 |
35 países e 20 Territórios de Soberania Nacional |
ÁFRICA |
30.720.000 |
20,4% |
922 011 000 |
14% |
29,30 |
54 países e 2 Territórios de Soberania Nacional |
ANTÁRTIDA |
13.720.000 |
9,2% |
1.000 |
0,00002% |
0,00007 |
- |
EUROPA |
10.180.000 |
6,8% |
731.000.000 |
11% |
69,7 |
43 países e 10 Territórios de Soberania Nacional |
OCEANIA |
9.008.500 |
5,9% |
22.000.000 |
0,5% |
3,6 |
14 países e 11 Territórios de Soberania Nacional |
1) Qual continente possui
maior área territorial?
2) Qual continente possui menor área territorial?
3) Qual continente é o mais populoso?
4) Qual continente é o menos populoso?
5) Em que continente há o maior número de países?
6) Quantos países existem na Oceania?
7) Você sabe por que a Antártida não possui população fixa?
8) Qual continente maior densidade demográfica populacional?
9) Qual continente menor densidade demográfica populacional?
10) Quais são os dados de população, área territorial e número de países do continente aonde você mora?
11) O Brasil fica em qual continente?
12) Qual Oceano banha o Brasil?
ATIVIDADE 4
- O planeta Terra é um conjunto de partes autônomas e integradas,
reunidas pela lei da gravidade, lei da unidade do planeta, extensiva à
unidade do universo. - Definição de Natureza: são as 4 esferas (biosfera, atmosfera,
litosfera, hidrosfera), que são autônomas, mas interdependentes/articuladas.
BIOSFERA (esfera da vida):
animais, plantas, seres humanos, bactérias, protozoários, vírus, fungos,... ATMOSFERA (esfera do ar):
nuvens, chuva, arco-íris, vento, gases, ar,... LITOSFERA (esfera da pedra): continentes,
ilhas, vulcão, pedra, rocha, minerais, areia, relevo,... HIDROSFERA (esfera da água): rios, oceanos, lagos, geleiras, gelo, granizo, chuva, água subterrânea ou lençol freático,... |
- Ser Humano é e não é natureza
ao mesmo tempo, pela sua condição racional. Homem faz parte da
Biosfera e da Natureza, pois é Fauna (animal racional). Fazem parte da
Biosfera todas as construções que o Homem realiza, seja um computador,
prédio, carro, etc. O Ser Humano é e não natureza ao mesmo tempo, pois é
uma natureza racional (“o homem é a natureza que toma consciência de si
mesma”). Dizer que o Homem é natureza não é um “acúmulo suficiente”. - Sem natureza não há sociedade, sem sociedade não há
natureza. Sem sociedade não há natureza porque foi o ser humano que deu
nome aos objetos do mundo (seja um cachorro, árvore, montanha, rio). A
natureza é um elemento concreto do mundo, sendo também o palco dos acontecimentos.
Natureza também é um conceito, sendo uma construção humana e social.
Portanto, natureza é um conceito social, sem sociedade não pode haver a ideia
de natureza, até porque alguém disse que a natureza existe e certamente não
foi o Planeta Terra ou um ser superior (deus). Sem natureza não há
sociedade porque toda sociedade necessita da natureza para sobreviver, pois o
homem bebe água, alimenta, respira, utiliza roupas, etc. - É equivocada a visão que diz que o homem não pode interferir na
natureza. Ele sempre vai interferir, só que com menor ou maior intensidade,
de acordo com os interesses produtivos de cada sociedade. |
3) Explique o Projeto Avatar?
4) Quais eram as intenções dos seres humanos no Planeta Pandora?
5) Diferencie:
a) Como os seres humanos se relacionavam com a natureza =
b) Como os Na'Vi se relacionavam com a natureza =
6) Para você, qual seria a melhor maneira de se relacionar com a natureza? Como atingir ?
7) Há a possibilidade de uma convivência pacífica entre humanos e Na'Vi em Pandora? Explique.
https://profwladimir.blogspot.com/2014/08/sequencia-de-aulas-sobre-biodiversidade.html
· estão concentrados na área Inter-Trópicos (ou Zona Tropical do globo) e um pouco na zona Temperada.
> 12 países do planeta Terra concentram de 60% a 70% da Biodiversidade Mundial: Brasil, Colômbia, Peru, Equador, México, Madagascar, República Democrática do Congo, Índia, China, Indonésia, Malásia e Austrália.
> Mapa dos “Locais com Megadiversidade Biológica”.
(http://profwladimir.blogspot.com.br/2014/09/atividade-mapa-dos-locais-com.html)
Aulas: Biomas e Ecossistemas
https://profwladimir.blogspot.com/2012/06/mapas-mundi-biomas-e-vegetacao.html
https://profwladimir.blogspot.com/2012/02/brasil-mapas-de-biomas-ecossistemas.html
https://profwladimir.blogspot.com/2012/06/fotos-brasil-biomas.html
https://profwladimir.blogspot.com/2012/02/fotos-mapas-de-biomas-e-vegetacao.html
- Os Biomas e Ecossistemas do Planeta Terra estão cada vez mais degradados.
Influencia o ser humano: cultivos agrícolas, costumes, alimentação, modo de vestir, etc.
É determinado pelo Sol, Oceanos, Vulcões, Formato do Planeta Terra, Inclinação do Planeta Terra em Relação ao Sol, Massas de Ar, Seres Humanos, Movimentos do Planeta Terra, Barreiras topográficas (como relevo), Maritimidade, Altitude do Relevo, etc.
ou
Observe a Imagem de Satélite e o Mapa, que retratam o mesmo fenômeno de maneira diferente, que são a presença de nuvens de chuva, frentes frias e áreas de tempo ensolarado. Responde as perguntas a seguir:
3) Dê o nome de 3 estados brasileiros em que o tempo está ensolarado (sem nuvens em quase todo o estado).
4) Dê o nome de 3 estados brasileiros em que o tempo está chuvoso (com nuvens em quase todo o estado).
5) Qual é a previsão de tempo nos seguintes estados:
a) Amazonas:
b) Bahia:
c) Goiás:
d) Pernambuco:
e) Rio Grande do Sul:
https://profwladimir.blogspot.com/2012/02/mapas-e-imagens-fuso-horario-rotacao-e.html
https://profwladimir.blogspot.com/2019/07/movimentos-da-terra.html
O planeta
Terra realiza cerca de 14 movimentos, envolvendo a precessão, a nutação,
a revolução, entre outros, mas se destacam a Rotação e a Translação. |
Rotação: movimento realizado pelo planeta Terra em torno do próprio eixo no sentido de oeste para leste. Este é o movimento que determina a sucessão dos dias e noites. Convencia-se dizer que dura 24h, mas a duração exata é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos (23h 56min 4,09s). |
Translação: movimento que
a Terra executa em torno do Sol de forma elíptica.
Esse movimento influencia nas estações do ano. Convencia-se dizer
que o movimento de translação completa da Terra ao redor do Sol demora
365 dias e 6h (sendo que a 4 anos temos 1 dia a mais no ano, chamado de
"bissexto" com o 29 de fevereiro), mas leva exatamente 1 "ano
sideral" ou 365,256363 dias solares a
uma velocidade orbital média de 29,78 km/s (ou 108 mil Km/h). A distância
entre os dois (Terra e Sol) é de 147.500.000 km no Periélio (em 3 de janeiro)
e de 152.500.000 km no Afélio (em 4 de julho). |
AULA: “Atividade sobre Tempo, Sol e Rotação da Terra”
Observe o desenho abaixo e complete as lacunas escolhendo uma das palavras entre parênteses.
a) O movimento aparente do Sol se realiza de ________________ para ________________ (leste/oeste).
b) O deslocamento da sombra da casa ocorre de ______________ para ________________ (leste/oeste).
1) Responda de acordo com o texto:
2) Cite uma característica de cada estação do ano:
3) Coloque ( V ) se for verdadeiro ou ( F ) se for falso:
4) Correlacione de acordo com o início e o término de cada estação do ano no hemisfério sul:
( )Início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro
5) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:
VERÃO – OUTONO – CHUVOSOS – INVERNO – PRIMAVERA
a) O verão possui dias geralmente ____________________.
1) formato do Planeta Terra (esférico e achatado nos polos, o chamado "Geóide");
2) a Inclinação Axial ou Obliquidade do Planeta Terra em relação ao Sol (é o ângulo entre o eixo de rotação e seu plano orbital, ele permanece confinado entre 21,8° e 24,4°. Atualmente, ela é de 23°26'14'' mas se recupera cerca de 0.46" por ano o 1 grau a cada 7800 anos. Este eixo oscila em torno de um cone com um ciclo completo de 360 ° e dura 25.765 anos.)
3) influências dos movimentos do Planeta Terra (principalmente o de rotação e de translação).
- · Polar ou Glacial = menores temperaturas, menores incidência de raios solares, vegetação rasteira, pouca urbanização.
- · Temperada = equilíbrio e média de temperaturas, maior incidência de raios solares que na zona polar/glacial, estações do ano bem definidas, maiores concentrações urbanas.
- · Tropical = maiores temperaturas, maiores incidência de raios solares, grandes desertos, florestas com grande biodiversidade, significativa concentração urbana.
> Alunos realizarão "Mapa das Zonas Climáticas"
https://www.infoescola.com/meteorologia/massas-de-ar/
Mostrar as Massas de Ar Brasileiras e relacionar com ciclo hidrológico e tipos de chuva.
Exercícios sobre o tema.
AULAS: "Exercícios sobre Temperatura e Chuva"
1) Qual o mês teve a maior temperatura? Qual foi a quantidade?
2) Qual o mês teve a menor temperatura? Qual foi a quantidade?
3) Qual o mês foi o mais chuvoso? Qual foi a quantidade?
4) Qual o mês foi o mais seco? Qual foi a quantidade?
5) Analisando os 2 gráficos e o mapa abaixo, responda as perguntas:
a) qual é o clima de Brasília?
b) quais são as características do clima de Brasília? É quente? Úmido? Seco? Chuvoso? Varia de acordo com a Estação do Ano? Com qual estação do ano?
- Continentalidade "é um fator climático relacionado à distância do oceano. Quanto mais distante dos oceanos e mares, ou seja, quanto maior a influência da continentalidade, menor será a umidade do ar de uma região e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas). Em regiões de interior, ou seja, distantes dos oceanos, ocorre também maior variação de temperatura no decorrer do dia. Esta variação é observada também entre o inverno e o verão. Estas variações de temperatura ocorrem em regiões distantes de grandes massas de água, pois a terra perde calor mais rapidamente do que a água. Se pegarmos a diferença entre a máxima e a mínima temperatura de um dia numa região de interior (maior influência da continentalidade) e de uma do litoral (maior influência da maritimidade), veremos que esta diferença é muito maior na região de interior".
- Maritimidade "é um fator climático relacionado à proximidade de mares e oceanos. Regiões próximas a grandes massas de água (oceanos e mares) são influenciadas pela maritimidade. Quanto mais próxima uma região está do oceano, maior será a umidade do ar e o índice pluviométrico e menor a variação de temperatura diária. Esta variação também é menor entre o verão e o inverno. A amplitude térmica (diferença entre a máxima e a mínima temperatura) é menor, pois a água demora mais tempo para perder calor do que a terra. Assim, ela retém calor durante a noite, fazendo com que as temperaturas não baixem tanto quanto ocorre em áreas do interior".
- Aerosóis = gases da erupção vulcânica/poeira/pólem que influenciam balanço de energia do planeta;
- Teoria de Milankovith = se divide em 3 coisas. Excentricidade (influencias de mudanças naturais no movimento de translação do planeta Terra no clima global, pois este movimento pode ser elíptico ou circular); Precessão (mudanças naturais no movimento de rotação do planeta Terra no clima global); e Obliqüidade (alterações naturais da inclinação do planeta Terra que interferem no clima global);
- Deriva dos Continentes = movimentação natural dos continentes e oceanos, que muda a distribuição de zonas climáticas e circulação oceânica;
- Teoria da Evolução Estelar = fato de há alguns bilhões de anos atrás, o Sol ser mais “fraco” (irradiando menos radiação solar do que atualmente), situação que era compensada pelo forte efeito estufa natural que o planeta sofria na época. Portanto, no decorrer dos anos, o Sol naturalmente modifica sua intensidade de radiação solar, interferindo no planeta Terra (e nos planetas de seu Sistema Solar);
- Divisão da Atmosfera (“esfera do ar” com cerca de 900 Km da superfície terrestre até o Universo). A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais distante da superfície terrestre, e é por isso que os alpinistas normalmente levam oxigênio com eles quando escalam altas montanhas. A troposfera é a única camada em que os seres vivos podem respirar normalmente. Troposfera - As condições climáticas acontecem na camada inferior da atmosfera, chamada troposfera. Essa camada se estende até 20 km do solo, no equador, e a aproximadamente 10 km nos pólos. Estratosfera - A estratosfera chega a 50 km do solo. A temperatura vai de 60ºC negativos na base ao ponte de congelamento na parte de cima. A estratosfera contém ozônio, um gás que absorve os prejudiciais raios ultravioleta do Sol. Hoje, a poluição está ocasionando "buracos" na camada de ozônio. Mesosfera - O topo da mesosfera fica a 80 km do solo. É muito fria, com temperaturas abaixo de 100ºC negativos. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera. Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC. Exosfera - A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra. O ar é muito rarefeito e as moléculas de gás "escapam" constantemente para o espaço. Por isso é chamada de exosfera (parte externa da atmosfera).
|
- Gases constituintes da Atmosfera: Hidrogênio (78,1%), Oxigênio (21%), Argônio (0,93%), Dióxido de Carbono ou Gás Carbônico (0,04%), Néon (0,002%), Hélio (0,0005%), Metano (0,0002%), etc. O ar contém uma quantidade variável de vapor de água, em média 1%. |
- O Aquecimento Global e o Efeito Estufa são fenômenos que influenciam o Clima do Planeta Terra. · Sol emite raios solares, através de explosões em sua atmosfera altamente inflamável; · Estes raios atingirão todos os planetas de seu Sistema Solar, como o planeta Terra; · Ao entrar na Atmosfera terrestre estes raios atingirão o solo, sendo parte deles absorvidos pelo planeta (discutir ALBEDO) e alguns deles refletidos de volta para o espaço/universo; · Os “gases estufa” da atmosfera (especialmente o vapor d’água, o Ozônio-O³, o metano e o CO²) impedirão a saída completa destes raios solares, criando um “Efeito Estufa Natural” no planeta Terra e um “Aquecimento Global” natural do planeta Terra. |
- Em 90% da história do Planeta Terra ele está mais frio do que mais quente.
- No último milhão de ano a Terra passou por 9 Glaciações (que duram aproximadamente 100 mil anos) e esta é interrompida por períodos mais quentes, chamados de Inter-Glaciais (que duram de 10 a 12 mil anos). Estamos em um Inter-Glacial (o ultimo que tivemos foi em 130-240 mil anos atrás, com temperaturas muito altas). |
- O Aquecimento Global sempre existiu e sempre existirá no planeta Terra, sendo inevitável e imprescindível para a existência de vida no Planeta Terra. Estes fenômenos podem ser de maior ou de menor intensidade, devido ao aumento dos gases estufa (que são emitidos em sua grande maioria de maneira natural). - Existem teorias que sobrevalorizam o papel humano no processo de “Aquecimento Global” e outras teorias que sobrevalorizam o papel da natureza neste processo. Tem pontos positivos nas duas proposições, levantarei algumas considerações: · Os gases estufas são vapor d’água (o principal), o Ozônio-O³, o metano e o CO². · Destes gases estufas, o ser humano emite principalmente o CO² (6 bilhões de toneladas de Carbono por ano) contra 200 bilhões de toneladas de Carbono por ano por motivos naturais (oceano, plantas, bactérias e solos). · O CO² é o “gás da vida” e não “controla” o clima global, pois ele é necessário para que haja o “efeito estufa natural” do planeta, ajuda na fotossíntese das plantas, contribuindo na produtividade das plantas e na agricultura. Há aumento de CO² na atmosfera pelo aumento da temperatura do globo terrestre, que faz com que o CO² saia das águas dos oceanos. · A “Camada de Ozônio” não é decisivo na função filtradora de raios UV e o buraco da Camada de Ozônio não existe. · O nível do mar sobe ou desce principalmente por causa de um Ciclo Lunar de 18,6 anos. A Lua no máximo deste ciclo puxa gravitacionalmente o nível do mar por mais de 12 cm, retornando posteriormente aos níveis anteriores. Este movimento tem seu ápice no final de um ciclo de 18 anos, tendo depois um declínio. · Para subir o nível do mar no Planeta Terra, a Antártida deveria derreter (pois é um continente com gelo, diferentemente do Ártico que é um oceano congelado), mas isso somente irá acontecer com o aumento da temperatura de 20 a 30 graus Celsius. |
"Diferentes Teorias sobre Aquecimento Global e Efeito Estufa”.
VISÃO 1 (AQUECIMENTO GLOBAL E EFEITO ESTUFA SOMENTE COM CAUSAS NATURAIS) - Esta visão desconsidera o ser humano nas dinâmicas climáticas globais têm seus méritos, mas possuem equívocos, pois desvaloriza em demasia a importâncias das sociedades neste assunto. VISÃO 2 (AQUECIMENTO GLOBAL E EFEITO ESTUFA SOMENTE CAUSADO PELO SER HUMANO) - É a visão hegemônica sobre o assunto, diz que somente o ser humano é responsável pelo “aquecimento global e o efeito estufa”. Ela possui as suas falhas, pois não considera as determinações da natureza. - Segundo esta visão, estas interferências das sociedades no meio ambiente global estariam interferindo no clima: · Desflorestamento ou Desmatamento; · Emissão de Gases Poluentes (automóveis, queimadas, metano); · Ilha de Calor Urbano; · Efeito Estufa Intensificado. - As “Consequências do Aquecimento Global Exagerado” seriam: · Derretimento calotas polares e geleiras; · Desregulação climática (influindo em fenômenos climáticos como o El Niño, furacões, nível de precipitações, etc); · Aumento do nível dos oceanos e possibilidade de inundação de cidades litorâneas; · Aumento da temperatura global; · Prejuízos para a prática agrícola; · Aumento de doenças respiratórias e doenças tropicais (tais como malária, dengue e febre amarela); - As “Soluções e Alternativas Climáticas ao Aquecimento Global Exagerado”: · Diminuição do desflorestamento; · Diminuição de emissões de gases poluentes; · Fontes de energia limpas; · Tratados Climáticos; · Necessidade de uma mudança de mentalidade na sociedade consumista-predatória-capitalista. |
DIVISÃO INTERNA DO PLANETA TERRA Internamente o planeta terra se divide nas seguintes Camadas ou estruturas, que podem ser divididos de duas maneiras (de acordo com a rigidez dos materiais do interior da Terra ou na composição dos materiais do interior da Terra): _____ |
https://profwladimir.blogspot.com/2018/09/exercicios-do-filme-viagem-ao-centro-da.html
2) Por que eles resolveram entrar lá?
3) Como eles entrarão no "centro" da Terra?
4) O que eles acharam lá?
5) Como eles saíram? Eles sairão aonde?
6) Diga o que tem de verdadeiro e o que tem de "falso" no filme.
AULAS: "PLACA TECTÔNICA e Vulcanismo"
https://profwladimir.blogspot.com/2012/02/placas-tectonicas-vulcao-e-terremoto.html
PLACA TECTÔNICA E VULCANISMO - A Superfície Terrestre é fragmentada e estes
fragmentos se chamam Placas Tectônicas, que se movimentam facilitada pela
Astenosfera ou Manto Superior. Em cima desta superfície ficam continentes e
oceanos. - Os vulcões se localizam nas falhas de Placas
Tectônicas e nas áreas de choque ou separação de Placas Tectônicas. - Quando a lava vulcânica (Astenosfera
ou Manto
Superior) resfria, ela vira rocha e minerais. Lava indo pro mar e virando
rocha Pessoas Petrificadas na Cidade de
Pompéia, 79dC Partes de um vulcão |
ROCHAS E MINERAIS
- Rocha (latim)
e Pedra (grego) significam a mesma coisa = agregado de
minerais. - Minerais = são as
partes das rochas, um corpo homogêneo composto por elementos químicos. - Minérios = são os
minerais refinados pelo ser humano para utilização econômica.
- As rochas, que se subdividem em 3
tipos: > MAGMÁTICAS ou ÍGNEAS:
formadas a partir do resfriamento e da solidificação do magma ou da lava
vulcânica. A ígnea intrusiva possui resfriamento lento no interior da Terra
(granito). A ígnea extrusiva tem rápido resfriamento na superfície (basalto).
Exs: pedra pome, basalto, granito, etc.; > SEDIMENTARES:
formadas quando rochas já existentes se fragmentam e seus sedimentos são
carregados (transportados pela água, pelo vento ou pelo gelo, da origem até o
ponto de deposição) para alguma área onde possam ser novamente compactados ou
cimentados, quando se depositam em camadas. Exs: arenito, calcário, argilito,
petróleo, etc;
> METAMÓRFICAS: são as
“rochas mutantes”, formadas através de modificações de temperatura e de
pressão em rochas já existentes, provocando uma reação química que altera sua
composição ou estrutura original Exs: mármore, ardósia, gnaisse, quartizito,
folhelho, etc. |
> Trazer Amostras de rochas e minerais
https://alunosonline.uol.com.br/geografia/estruturas-geologicas.html
As estruturas
geológicas são as formações rochosas e estruturais que compõem a litosfera
terrestre. Elas indicam, entre outras coisas, a composição do relevo, a sua
idade aproximada e também as suas características mineralógicas. Por exemplo:
os combustíveis fósseis encontram-se somente em bacias sedimentares (como o
petróleo, o gás natural e o carvão mineral), enquanto os escudos cristalinos
possuem outros tipos de minerais. Os principais tipos de
estruturas geológicas são: crátons (ou
escudos cristalinos ou maciços antigos, são províncias
geológicas com idade antiga e apresentam as mais antigas rochas do planeta,
tendo sido muito desgastados pela ação dos agentes erosivos, relevos
planálticos), bacias
sedimentares (áreas formadas a partir da intensa deposição de
sedimentos sobre uma área de depressão relativa ou absoluta, o que faz com
que eles se acumulem em camadas ao longo do tempo e constituam as rochas
sedimentares); e dobramentos
modernos (inexistentes no Brasil, são áreas mais onduladas e
marcadas pela formação de montanhas ou cadeias montanhosas, nas áreas de
encontro entre placas tectônicas e são geologicamente recentes e instáveis
com atividades vulcânicas, tendo muitas rochas magmáticas e metamórficas). Fonte: https://alunosonline.uol.com.br/geografia/estruturas-geologicas.html |
2) Qual a importância dos minérios para a sociedade?
3) Qual Estrutura Geológica tem mais minérios no Brasil?
4) Diga o nome de 2 estados com mais minérios no Brasil?
5) Qual estado possui mais:
a) alumínio/bauxita =
b) carvão mineral =
c) chumbo =
d) cobre =
e) diamante =
f) estanho/cassiterita =
g) ferro =
h) manganês =
i) níquel =
j) ouro =
k) petróleo e gás natural =
l) urânio =
MINÉRIOS e SOCIEDADE É necessário diferenciar: - Jazidas Minerais = local aonde está sendo explorado
o minério. - Minérios = são os minerais refinados pelo ser humano para utilização econômica. - Recursos Minerais = materiais rochosos que podem
ser explorados pelo ser humano. - Reservas Minerais = parte do recurso mineral
identificado e reconhecido pelo seu valor econômico.
- Exemplos de Minérios e sua utilização econômica: hematita e manganês
(ferro e aço), grafite (grafite), petróleo (é uma rocha sedimentar), carvão
mineral, esfarelita (zinco e latão), bauxita (alumínio e latão), galena
(chumbo e prata), caolim (cerâmica, porcelana), talco (talco), enxofre (ácido
sulfúrico e explosivos), willemita (zinco e remédios), magnetita (imã),
fluorita (pasta de dente), calcita (giz de lousa), cristais de sal (sal de
cozinha), ouro, rubi, esmeralda, diamante, mica (isolantes, filamentos de
lâmpadas), quartzo (vidro), argilito (argila), gipsita (cimento), calcário
(cal), etc
|
Recursos Minerais Presentes na Sala de Aula
| ||
MATERIAL
|
MATÉRIA-PRIMA
|
RECURSOS MINERAIS
|
Lousa ou Quadro-Negro
| ||
Giz de Lousa
| ||
Caderno
| ||
Caneta
| ||
Lápis
| ||
Forro
| ||
Telhado
| ||
Carteira Escolar
| ||
Portas e Janelas
| ||
Piso
|
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tect%C3%B3nica_de_placas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Deriva_continental
PLANETA TERRA DAQUI A 150 MILHÕES DE ANOS
PLANETA TERRA DAQUI A 250 MILHÕES DE ANOS
AULAS: "Filme 2012 - fim do mundo”.
https://profwladimir.blogspot.com/2014/10/exercicios-e-cronica-do-filme-2012-fim.html
AULAS: "Terremotos”.
1) Responder a tabela, colocando a “matéria-prima” (material que é feito o objeto) e colocar o “recurso mineral” (se algum destas matérias-primas são de minérios):
Recursos Minerais Presentes na Sala de Aula |
||
MATERIAL |
MATÉRIA-PRIMA |
RECURSOS MINERAIS |
Lousa ou
Quadro-Negro |
Madeira e alumínio |
Alumínio (bauxita) |
Giz de Lousa |
||
Caderno |
||
Caneta |
||
Lápis |
||
Forro |
||
Telhado |
||
Carteira Escolar |
||
Portas e Janelas |
||
Piso |
2) Qual o nome da placa tectônica em que o Brasil
está localizado?
3) Ocorrem terremotos no Brasil, já que o seu
território está no centro de uma placa tectônica? Qual é o tipo de terremoto no
Brasil (choque de placas ou falhas tectônicas)?
4) Veja os mapas abaixo e diga o nome de 3 estados
brasileiros onde ocorrem terremotos.
5)
Observe os locais de mineração no sudeste brasileiro e diga o nome dos minérios
explorados no estado de São Paulo e em qual estado desta região há uma maior produção de minérios (SP, RJ, MG
ou ES)?
6)
Observe os locais de produção mineral no
Brasil e responda o nome de 2 estados de maior produção de:
a)
alumínio =
b)
ferro =
c)
petróleo e gás natural =
d)
cobre =
7) Observe abaixo o “Mapa dos estados brasileiros
que mais produzem minério de ferro” e o “Gráfico dos países compradores do
minério de ferro brasileiro”. Diga
a) quais os 2 estados brasileiros que somados
produzem cerca de 90% do ferro brasileiro =
b) qual o maior país comprador do ferro
brasileiro =
https://profwladimir.blogspot.com/2014/11/sequencia-de-aulas-sobre-relevo.html
- RELEVOS são as formas com que as camadas rochosas assumem na paisagem, retratando a diversidade de formas da superfície terrestre. Caracteriza-se, basicamente, por formas salientes e formas deprimidas, tanto das formas do relevo emerso quanto submerso. |
- Existem VÁRIAS formas de relevo, mas 4 formas se destacarão (PLANALTO, PLANÍCIE, DEPRESSÃO E MONTANHA). - As outras formas de relevo são mais transitórias e reduzidas, pegando uma parcela pequena da superfície terrestre, tais como: serra, cuestas basálticas, morro, colina, etc. - As características dos principais tipos de relevo são:
.Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/formas-relevo.htm
|
- As outras formas de relevo são mais transitórias e reduzidas, pegando uma parcela pequena da superfície terrestre, tais como: serra, cuestas basálticas, morro, colina, etc. |
- O Relevo é o resultado da atuação de dois grupos de forças sucessivas ou simultâneas: Processos Endógenos da formação do Relevo (ou dinâmica interna): - TECTONISMO = movimentos que deslocam e deformam as rochas que constituem a crosta terrestre. Podem ser: movimentos epirogênicos (rebaixamento e soerguimento da crosta terrestre) ou movimentos orogênicos (movimentos que dão origem à Montanhas, tendo dois tipos principais, os Dobramentos e Falhamentos). - VULCANISMO = relacionado com as atividades vulcânicas. - Processos Exógenos da formação do Relevo (ou dinâmica Externa): EROSÃO = é um processo natural, sendo um “poderoso agente de transformação da paisagem e da modelagem do relevo. Age na destruição das saliências ou reentrâncias do relevo, levando a um nivelamento ou a uma colmatagem. Toda fase erosiva corresponde, simultaneamente, a uma fase de sedimentação”. A erosão é um Processo Exógeno, um dos principais elementos para a formação dos Relevos, que se divide em: - Erosão Pluvial = ocorre pela ação da chuva, podendo ser 3 tipos de erosões: superficial (quando leva partículas de um solo sem vegetação), laminar (quando a quantidade de material carregado pela água é maior que na erosão superficial) ou de ravinamento (forma mais agressiva, formando “crateras no solo”, as voçorocas). Deslizamento causado por este tipo de erosão. - Erosão Fluvial = ação das águas dos rios sobre a superfície terrestre, o Trabalho contínuo das águas correntes. Formação de Vales Fluviais em “V” nos leitos dos rios. Temos 3 etapas: juventude, maturidade e velhice. - Erosão Marinha = ação das águas do mar sobre os litorais. As Praias são o resultado mais marcante deste processo, mas temos outras formas como as Restingas (cordões arenosos paralelos à costa), Tômbolos (cordões de areia que ligam uma ilha ao continente), Recifes (consolidação da areia de antigas praias ou pela acumulação de corais), Falésias (desgaste das rochas pela abrasão marinha). - Erosão Glacial ou Glaciária = o gelo modela o relevo através das geleiras, onde as Geleiras atuarão na formação de vale em “U”. - Erosão Eólica = vento é o agente erosivo, pela destruição ou acumulação (dunas). - Erosão Acelerada = causados pela intervenção humana acelerando a erosão em camadas superficiais do solo, ocasionados em ações como os desmatamentos, os cortes de estradas, etc. - Erosão Diferencial = Agentes erosivos atuando de maneira diferente segundo a resistência desigual das rochas, criando formas insólitas no relevo.
|
https://profwladimir.blogspot.com/2014/11/maquete-das-formas-de-relevo.html
https://profwladimir.blogspot.com/2014/11/sequencia-de-aulas-sobre-relevo.html
PASSO 1 = alunos farão esta atividade das formas de relevo.
- Até a década de 1960, quem dominava todas as etapas da produção-extração-transporte do petróleo, além da definição dos preços do barril do petróleo eram as “7 IRMÃS” (TEXACO, EXXON, MOBIL OIL, SHELL, GULF OIL, STANDAT OIL OF CALIFORNIA, BRITISH PETROLEUM). Estas empresas eram importantíssimas para países do centro de controle do capitalismo (caso dos EUA).
https://profwladimir.blogspot.com/2014/11/exercicios-do-filme-1109-fahrenheit.html
Exercícios do Filme:
Nenhum comentário:
Postar um comentário