Reflexões sobre Agronegócio, Agroecologia, Transgênicos e Agrotóxicos
Refletindo sobre as pressões do Agronegócio ao "Pequeno Agricultor Familiar", tirei as conclusões:
- o agronegócio faz uso de ameaças físicas à críticos de agrotóxicos e de transgênicos, além de violência contra o pequeno agricultor para tomar a sua terra (ou acabar com a concorrência);
- há muitas mortes por câncer e por intoxicação das pessoas que consomem comida ou água contaminada por agrotóxico. Muitos trabalhadores em fazendas que utilizam agrotóxicos (principalmente no agronegócio) morrem intoxicadas e com câncer.
- há um grande nicho de mercado a exploração do "capitalismo verde", ou seja, do uso do orgânico em produtos agrícolas para agregar valor.
- o alto valor do imóvel rural é uma grande pressão para o pequeno agricultor, pois não conseguindo pagar o IPTR ou aluguel, terá de vender a sua terra para o agronegócio.
- o fato de somente alguns agrotóxicos eliminar algumas pragas (muitas vezes "plantadas" e fabricadas e nos laboratórios do agronegócio), faz com que haja expulsão do pequeno agricultor de sua terra, pois este não tem condições financeiras para comprar o agrotóxico e acaba vendendo a sua terra.
- o acesso ao crédito rual nos bancos (especialmente no Banco do Brasil) é um grande empecilho para o pequeno agricultor, fazendo este desistir de sua terra e vendê-la. Isto ocorre porque os bancos cobram do agricultor um "Projeto" muito detalhado e com garantia de produtividade (e de retorno financeiro, promessa de pagamento da dívida ao Banco). Há um projeto para que neste projeto tenha o uso de agrotóxicos e transgênicos, que são caros para o pequeno agricultor, mas garantem a alta produtividade.
- os agricultores ricos (ligados ao agronegócio) sempre possuem "terras como garantia" para conseguir empréstimos de bancos, fato que o pequeno agricultor não possui e sempre acaba se prejudicando no pedido de crédito rural.
- as sementes transgênicas não são replantáveis, fato que obriga o agricultor à estar sempre comprando novas sementes transgênicas. Geralmente, somente o agricultor rico consegue comprá-las sempre.
- O ideal seria que o pequeno agricultor se utilizasse somente das "sementes crioulas" (que são replantáveis. As "sementes híbridas" não são tão boas, porque não se consegue replantá-las depois da segunda ou terceira tentativa de replantio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário