texto que eu fiz.
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A
educação sempre foi tratada na retórica da “igualdade alienada” em que homogeneíza
os alunos, tirando suas subjetividades e particularidades sociais e culturais.
É
correta a mudança de retórica da educação para a diversidade, sendo que os
indivíduos possuem suas particularidades que devem ser valorizadas e
respeitadas. as pessoas são iguais, mas diferentes, múltiplos e diferenciados.
Esta
nova postura que surgiu pela demanda dos movimentos sociais a partir da década
de 1990, possibilita vários avanços sociais e na aprendizagem do aluno, sendo
que obriga o professor a realizar mudanças curriculares e ao Estado realizar
mudanças nas políticas públicas.
A
luta pela educação para a diversidade deve buscar o respeito e tolerância às
diferenças (alteridade), além de uma luta contra a cultura da violência social
e na escola.
Esta
retórica nova possibilita que se pense o sujeito coletivamente na sociedade,
reforçando o aspecto positivo de que a educação é essencial para a prática
social e para a emancipação social.
Um debate sobre multiplicidades e diversidades étnico-raciais é válido na medida que se a
busca uma educação para todos, é necessário que se inclua os excluídos na discussão e fisicamente nos espaços de educação (seja na escola ou no ensino superior com cotas)
É
preciso que se conheçam os conceitos de raça e etnia, para que se saiba sobre o
significado do racismo e para que haja o devido combate à este.
O
racismo ocorre diferenciadamente em diversos pontos do globo, tendo sua
particularidade no Brasil. É necessário que se desvende aos alunos como se
construiu o “racismo à brasileira”, desde a diáspora negra, perpassando pelo
período escravagista, pela construção dos “mitos de democracia racial” e de
como as desigualdades étnico-raciais ocorrem no Brasil.
Os
movimentos sociais conquistaram algumas coisas, caso da Lei 10639, que está
permitindo uma revisão de identidades no Brasil e uma ruptura pedagógica nos
currículos escolares. Muita coisa tem de ser revista, repensada e mudada nos
currículos escolares ainda.
Por
fim, o debate sobre sexualidade possibilitou novas reflexões, sendo que este é
essencial para que se concretize a educação para a diversidade e para a
formação de pessoas/sujeitos/indivíduos para viver coletivamente.
Para
que a educação sexual se realize, é necessário que o professor saiba de alguns
conceitos-chave, tais como: sexualidade, identidades (seja corporais, sexuais
ou de gênero), sexo biológico, gênero, orientação sexual e as fases do
desenvolvimento da criança.
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