texto que fiz.
___
Para
se trabalhar bem na profissão de educador na era digital, é necessário refletir
sobre várias coisas, iniciando pelo significado de conectivismo (rede de múltiplas
interconexões), de ciberespaço (rede de informações interconectadas ao alcance
de todos) e de cibercultura (conjunto de técnicas, práticas, culturas e valores
à partir do ciberespaço).
Estamos
em novo momento histórico da humanidade, sendo necessária uma atualização, pois
saímos de uma “sociedade industrial da informação”, passando por uma “sociedade
do conhecimento” e atingindo à uma “sociedade líquida”.
As
características da sociedade líquida é o consumismo, imediatismo, padrões
sociais de felicidade, esforço da mente, relações pessoais vulgarizadas com
falta de laços sociais, desapego de amor, solidão, segurança e isolamento,
materialismo, etc.
Esta
nova sociedade por ser muito rápida, fluída e dinâmica (líquida) e obriga todos
as pessoas (sobretudo os profissionais da educação) à ter uma postura dialética
com flexibilidade, sabendo dialogar e convergir diferentes posturas.
As
famílias dos alunos e os próprios alunos são reflexo desta sociedade moderna-líquida,
obrigando o educador à mudar sua postura educacional e pedagógica. A realidade
está cada vez mais heterogênea e multifacetada, obrigando uma flexibilidade e
trabalho diferenciado.
Já
que a aprendizagem é fim e meio, sendo mediação de todo processo, as novas
formas de comunicação e de mediação auxiliam na aquisição de conhecimentos e também
para a aprendizagem significativa dos educandos. Os educadores e educandos
possuem uma relação de aprendizagem mútua, pois ambos são receptores e
emissores.
Estamos
também em uma “sociedade do espetáculo”, onde é supervalorizado a imagem, a aparência,
a simulação e o simulacro, em contrapartida do real significado ou essência das
coisas. Isto obriga ao professor à trabalhar diferenciadamente.
A
inclusão digital não vai emancipar o ser humano socialmente, mas vai
possibilitar uma inclusão social maior. É necessário que se promova e fomente
vários espaços tecnológicos na escola, não se resumindo somente às “salas de informática”,
mas também é necessário que se repense o método de aula, pois uma aula
tradicional também pode ocorrer com o uso de tecnologias avançadas.
Os
educadores necessitam saber dialogar a mídia clássica (jornais impressos e
livros) com a mídia contemporânea digital e on-line. Além do mais, é necessário
que este realize um hibridismo de tecnologias, ou seja, saber trabalhar com o
tradicional (giz e lousa) e o digital (TEDIC’s). Os alunos também precisam se
conscientizar que o uso tecnológico da cultura digital é algo importante pedagogicamente,
fazendo estes refletir sobre o currículo e o seu aprendizado. Isto somente
reforça a característica interativa e critica de nossa sociedade líquida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário