Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Atividades do FILME “A MISSÃO”

Atividades do FILME: “A MISSÃO” (1986)


1) O filme se passa em 1758 na fronteira de quais países? (Brasil-Paraguai-Argentina)

2) Explique o que foram as missões jesuíticas e a ação dos bandeirantes contra os indígenas?

3) Diga os pontos positivos e negativos da ação dos Jesuítas com os indígenas. (usavam musica, os protegiam, mas os aculturavam).

4) Por que o Bandeirante Rodrigo matou o rapaz? Como ele resolve pagar penitência? No que ele se tornará? (amante da mulher, é preso e escolhe pagar uma penitência trabalhando com os jesuítas. Depois dos indígenas “aceitarem” ele, virará um padre jesuíta.)

5) Por que os indígenas tinham o costume de matar o segundo filho? (para poder fugir com mais tranqüilidade.)

6) Apesar dos espanhóis negarem, havia escravidão indígena no lado português e espanhol? (os dois países formavam um Reino Unido e espanhóis escravizavam indígenas, comprando de portugueses.)

7) Por que Portugal e Espanha queriam que jesuítas fossem expulsos das colônias? (Marquês de Pombal de Portugal era contrário a presença dos jesuítas.)

8) Por que um cardeal enviado pela Igreja Católica inspecionava as missões jesuítas (como em São Carlos e São Miguel)?

9) Faça uma crítica às missões. (não escravizavam, mas aculturava indígena e fazia-os trabalhar servilmente.)

10) Porque os indígenas conjuntamente com os jesuítas rompem com a Igreja e começam uma guerra contra os colonizadores? (os índios seriam obrigados a sair da missão, ir desprotegidos para a floresta para serem perseguidos e escravizados. Os jesuítas ficarão a favor dos indígenas)

11) O que acontecerão com os jesuítas e os indígenas? (jesuítas serão expulsos de Portugal/Espanha/França/Itália/Igreja Católica e a maioria dos indígenas serão mortos, escravizados e aculturados).


12) O que ocorreu na batalha da missão de São Carlos? (os jesuítas se juntam aos indígenas, matam espanhóis, mas foram massacrados e mortos.)

6 comentários: