Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sugestão de AULAS sobre CLIMA

AULA: “Atmosfera”

- Divisão da Atmosfera (“esfera do ar” com cerca de 900 Km da superfície terrestre até o Universo). A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais distante da superfície terrestre, e é por isso que os alpinistas normalmente levam oxigênio com eles quando escalam altas montanhas. A troposfera é a única camada em que os seres vivos podem respirar normalmente.

Troposfera - As condições climáticas acontecem na camada inferior da atmosfera, chamada troposfera. Essa camada se estende até 20 km do solo, no equador, e a aproximadamente 10 km nos pólos.

Estratosfera - A estratosfera chega a 50 km do solo. A temperatura vai de 60ºC negativos na base ao ponte de congelamento na parte de cima. A estratosfera contém ozônio, um gás que absorve os prejudiciais raios ultravioleta do Sol. Hoje, a poluição está ocasionando "buracos" na camada de ozônio.

Mesosfera - O topo da mesosfera fica a 80 km do solo. É muito fria, com temperaturas abaixo de 100ºC negativos. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera.

Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC.

Exosfera - A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra. O ar é muito rarefeito e as moléculas de gás "escapam" constantemente para o espaço. Por isso é chamada de exosfera (parte externa da atmosfera).

 




Fonte: https://www.iag.usp.br/siae98/atmosfera/estrutura.htm#:~:text=A%20atmosfera%20%C3%A9%20constitu%C3%ADda%20de,eles%20quando%20escalam%20altas%20montanhas.   


 - Gases constituintes da Atmosfera: Hidrogênio (78,1%), Oxigênio (21%), Argônio (0,93%), Dióxido de Carbono ou Gás Carbônico (0,04%), Néon (0,002%), Hélio (0,0005%), Metano (0,0002%), etc.  O ar contém uma quantidade variável de vapor de água, em média 1%.


- O Aquecimento Global e o Efeito Estufa são fenômenos que influenciam o Clima do Planeta Terra.

 - O Aquecimento Global e o Efeito Estufa são fenômenos naturais e necessários para a existência de vida no planeta Terra, pois:

·         Sol emite raios solares, através de explosões em sua atmosfera altamente inflamável;

·         Estes raios atingirão todos os planetas de seu Sistema Solar, como o planeta Terra;

·         Ao entrar na Atmosfera terrestre estes raios atingirão o solo, sendo parte deles absorvidos pelo planeta (discutir ALBEDO) e alguns deles refletidos de volta para o espaço/universo;

·         Os “gases estufa” da atmosfera (especialmente o vapor d’água, o Ozônio-O³, o metano e o CO²) impedirão a saída completa destes raios solares, criando um “Efeito Estufa Natural” no planeta Terra e um “Aquecimento Global” natural do planeta Terra.

 

- Em 90% da história do Planeta Terra ele está mais frio do que mais quente.

 

- No último milhão de ano a Terra passou por 9 Glaciações (que duram aproximadamente 100 mil anos) e esta é interrompida por períodos mais quentes, chamados de Inter-Glaciais (que duram de 10 a 12 mil anos). Estamos em um Inter-Glacial (o ultimo que tivemos foi em 130-240 mil anos atrás, com temperaturas muito altas).

 

- O Aquecimento Global sempre existiu e sempre existirá no planeta Terra, sendo inevitável e imprescindível para a existência de vida no Planeta Terra. Estes fenômenos podem ser de maior ou de menor intensidade, devido ao aumento dos gases estufa (que são emitidos em sua grande maioria de maneira natural).

- Existem teorias que sobrevalorizam o papel humano no processo de “Aquecimento Global” e outras teorias que sobrevalorizam o papel da natureza neste processo. Tem pontos positivos nas duas proposições, levantarei algumas considerações:

·         Os gases estufas são vapor d’água (o principal), o Ozônio-O³, o metano e o CO².

·         Destes gases estufas, o ser humano emite principalmente o CO² (6 bilhões de toneladas de Carbono por ano) contra 200 bilhões de toneladas de Carbono por ano por motivos naturais (oceano, plantas, bactérias e solos).

·         O CO² é o “gás da vida” e não “controla” o clima global, pois ele é necessário para que haja o “efeito estufa natural” do planeta, ajuda na fotossíntese das plantas, contribuindo na produtividade das plantas e na agricultura. Há aumento de CO² na atmosfera pelo aumento da temperatura do globo terrestre, que faz com que o CO² saia das águas dos oceanos.

·         A “Camada de Ozônio” não é decisivo na função filtradora de raios UV e o buraco da Camada de Ozônio não existe.

·         O nível do mar sobe ou desce principalmente por causa de um Ciclo Lunar de 18,6 anos. A Lua no máximo deste ciclo puxa gravitacionalmente o nível do mar por mais de 12 cm, retornando posteriormente aos níveis anteriores. Este movimento tem seu ápice no final de um ciclo de 18 anos, tendo depois um declínio.

·         Para subir o nível do mar no Planeta Terra, a Antártida deveria derreter (pois é um continente com gelo, diferentemente do Ártico que é um oceano congelado), mas isso somente irá acontecer com o aumento da temperatura de 20 a 30 graus Celsius. 

 

"Diferentes Teorias sobre Aquecimento Global e Efeito Estufa”.


- Há duas visões sobre a questão do "Aquecimento Global e Efeito Estufa", uma que “desconsidera o ser humano” e outra que “sobrevaloriza o papel humano” na dinâmica climática global. Existem pontos negativos e positivos nas 2 visões, sendo que podemos aproveitar muitas coisas destes 2 posicionamentos.

 

VISÃO 1 (AQUECIMENTO GLOBAL E EFEITO ESTUFA SOMENTE COM CAUSAS NATURAIS)

- Esta visão desconsidera o ser humano nas dinâmicas climáticas globais têm seus méritos, mas possuem equívocos, pois desvaloriza em demasia a importâncias das sociedades neste assunto.

 

VISÃO 2 (AQUECIMENTO GLOBAL E EFEITO ESTUFA SOMENTE CAUSADO PELO SER HUMANO)

- É a visão hegemônica sobre o assunto, diz que somente o ser humano é responsável pelo “aquecimento global e o efeito estufa”. Ela possui as suas falhas, pois não considera as determinações da natureza.

- Segundo esta visão, estas interferências das sociedades no meio ambiente global estariam interferindo no clima:

·         Desflorestamento ou Desmatamento;

·         Emissão de Gases Poluentes (automóveis, queimadas, metano);

·         Ilha de Calor Urbano;

·         Efeito Estufa Intensificado.

- As “Consequências do Aquecimento Global Exagerado” seriam:

·         Derretimento calotas polares e geleiras;

·         Desregulação climática (influindo em fenômenos climáticos como o El Niño, furacões, nível de precipitações, etc);

·         Aumento do nível dos oceanos e possibilidade de inundação de cidades litorâneas;

·         Aumento da temperatura global;

·         Prejuízos para a prática agrícola;

·         Aumento de doenças respiratórias e doenças tropicais (tais como malária, dengue e febre amarela);

- As “Soluções e Alternativas Climáticas ao Aquecimento Global Exagerado”:

·         Diminuição do desflorestamento;

·         Diminuição de emissões de gases poluentes;

·         Fontes de energia limpas;

·         Tratados Climáticos;

·         Necessidade de uma mudança de mentalidade na sociedade consumista-predatória-capitalista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário