Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Trecho de Livro sobre TEMPO GEOLÓGICO

Repasso trecho muito interessante que extraí de um livro.

____


Neste caso – se conseguíssemos espremer todos os 5 bilhões de anos em apenas um - , os primeiros seres  vivos só surgiriam pela metade deste ano hipotético, mais precisamente em junho, e os mamíferos não apareceriam antes de se iniciar a segunda quinzena de dezembro. Os antropóides, precursores da nossa espécie, só apareceriam no último dia desse ano, e do Homo Sapiens só teríamos notícia quando faltassem pouco menos de 10 minutos para a meia-noite do dia 31 de dezembro.
Nesses minutos finais, aconteceria tudo aquilo que diz respeito à história dos homens. As primeiras cidades, por exemplo, só se constituiriam no último minuto, o Império Romano não teria durado mais de que 6 segundos e, quando faltassem apenas 3 segundos para terminar o ano, Colombo teria chegado à América. Menos de 2 segundos antes do final do dia 31, a geologia, ciência que estuda a Terra, teria sido fundada por James Hutton, e a descoberta da radioatividade, graças à qual foi possível estabelecer a própria escala geológica de tempo, só aconteceria no último segundo desse ano tumultuado, que no tempo normal corresponderia ao início do século XX.
Como se vê, a história dos homens, comparada à história da natureza, tem um significado equivalente ao que alguns segundos têm para um ano inteiro.
(CARVALHO, Marcos Bernardino de. O que é Natureza?. São Paulo: Brasiliense, 2003, p. 18-19).



Nenhum comentário:

Postar um comentário