Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Sequência de AULAS sobre Biodiversidade e Biomas


AULAS 1 e 2 “Biodiversidade”
- Biodiversidade está relacionada com a diversidade de vida (seja do Reino Animal/Vegetal/Monera/Fungi/Protista/Vírus)
- A Biodiversidade está presente em qualquer lugar do Planeta Terra, mas os locais com muita biodiversidade são chamados de Mananciais de Megadiversidade Biológica.
> estão concentrados na área Inter-Trópicos (ou Zona Tropical do globo) e um pouco na zona Temperada.
> 12 países do planeta Terra concentram de 60% a 70% da Biodiversidade Mundial: Brasil, Colômbia, Peru, Equador, México, Madagascar, República Democrática do Congo, Índia, China, Indonésia, Malásia e Austrália.

> Mapa dos “Locais com Megadiversidade Biológica”.
(http://profwladimir.blogspot.com.br/2014/09/atividade-mapa-dos-locais-com.html)
1) Título: “Locais com Megadiversidade Biológica no Mundo”.
2) Escala: 1 = 30.000.000
3) Escrever o nome dos 5 Paralelos (Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Antártico)
4) Legenda:
[] Países com Megadiversidade Biológica (Brasil, Colômbia, Peru, Equador, México, Madagascar, República Democrática do Congo, Índia, China, Indonésia, Malásia e Austrália).
[] Zona Climática Tropical (fazer linhas entre os Trópico de Câncer e de Trópico de Capricórnio)

AULAS 3 e 4: “Biomas e Ecossistemas”

- Biomas = uma região de biodiversidade com grupos similares.
- Ecossistemas = designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades, ou seja, leva em conta a biodiversidade e elementos como temperatura, pressão, salinidade, umidade, luz, chuva, vento, etc. Dentro de um bioma podemos ter ecossistemas diferentes, caso da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica (presentes no bioma das Florestas Tropicais).
-  Os Biomas já estão muito degradados pelo ser humano, mas os principais são:
> Floresta Tropical = Américas do Sul e Central, Centro da África, Índia e Sudeste Asiático.
> Floresta Temperada = sul do Chile, EUA, Europa Ocidental e Lesta da China.
> Taiga, Floresta boreal ou de coníferas = Canadá/Rússia/Finlândia/Suécia/Coréias.
> Tundra e Alpino = N do Canadá/Rússia
> Deserto e Semi-desertos (ou Subarbustivo Desértico) = patagônia, Atacama, Saara, caatinga, angola e Namíbia, Austrália, oriente médio, centro da Ásia, México e sul dos EUA.
> Cerrado ou Savana = centro do Brasil e Venezuela, centro-norte e centro-sul da África, sul da Índia, norte da Austrália.
> Pradaria de Clima Temperado (Estepes) ou Campo Temperado = sul do Brasil, Uruguai, oeste dos EUA, sul da Rússia e Mongólia, Norte da China, norte dos EUA e sul do Canadá.
> Vegetação de Montanhas (arbustos?) = Andes, Monte Quilimanjaro, Montanhas Rochosas dos EUA, Himalaia.
> Vegetação Mediterrânea e florestas e Bosques Esclerófilos = oeste dos EUA, norte do Chile, sudoeste da África do Sul, sul da Austrália e região do Mar Mediterrâneo (entre norte da África e sul da Europa).
> Área Úmida ou Brejos, Mangues e Pântanos = pântanos, planícies, lagos e deltas pelo mundo.

> Exercício com Mapa sobre Biomas e Ecossistemas do Brasil.
Pode ser no mapa abaixo também:

"Mapa de Biomas Brasileiros"
Escala (1: 7.000.000)
"Mapa dos Ecossistemas Brasileiros"
Escala (1: 7.000.000)

AULAS 5 e 6:Desmatamento”
- Os Biomas e Ecossistemas do Planeta Terra estão cada vez mais degradados.
- As florestas estão perdendo boa parte de sua vegetação original.
- Todas as sociedades desmatam, mas a sociedade Capitalista é a que mais desmata, pois as florestas significam lucro e custo de produção.
- As florestas são transformadas em matéria-prima de produtos industrializados (para as indústrias madeireiras, de celulose, etc), sendo que em seus locais são construídos cidades, plantações agrícolas, pastos para a pecuária, etc.

- Importância de se preservar as florestas: preservam a biodiversidade local (mantém a cadeia alimentar, etc), mantém a permeabilidade do solo e diminui riscos de enchentes, impede a erosão (que pode até assorear um rio) e o desmoronamento de terras de encostas, deixa o ar com mais Oxigênio, mantém a umidade relativa do ar alta,  reduz danos de desastres ambientais (ex: a força de um tsunami é menor em um local com floresta original preservada, servindo de “para-choque natural”), etc.
Mapa das Florestas Originais e Florestas Remanescentes
Fonte: http://www.unep-wcmc-apps.org/forest/original.htm



Cobertura florestal no estado de SP

> Atividade sobre desmatamento da Mata Atlântica em SP (http://profwladimir.blogspot.com.br/2014/09/atividade-sobre-mata-atlantica.html)

AULAS 7 e 8: “Desenvolvimento Sustentável”
- O Desenvolvimento Sustentável é uma idéia que só pode surgir na sociedade capitalista, sendo incompatível numa sociedade que não concebe a natureza como recurso natural (como a indígena e a socialista).
- o capitalista criou esta idéia de Desenvolvimento Sustentável porque estava destruindo muito a natureza e porque percebeu que a “sustentabilidade” é um rentável nicho de mercado.
- o termo “desenvolvimento sustentável” não é um conceito, mas uma idéia que pretende encontrar soluções para problemas de esgotamento, poluição das riquezas naturais, num futuro... Idéia genérica que abstrai a realidade, oculta a complexidade, a reflexividade do modo de produção de mercadorias, cria uma espessa cortina de fumaça sobre a apropriação dos territórios, a existência de classes sociais, dificulta a análise crítica.
- A idéia de Desenvolvimento Sustentável é insustentável, nunca ocorrerá numa sociedade capitalista e o indígena não precisa deste conceito porque isso já faz parte de sua existência. Impossível no capitalismo se desenvolver sem destruir (mantendo as coisas).
-A Idéia de Desenvolvimento Sustentável começa a ser formatada na Primeira Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (em 1978) e sofreu forte influência do “Clube de Roma” (formado no final da década de 1960, dizendo que a terra tinha recursos naturais limitados e defendia como solução o controle de natalidade e do crescimento econômico dos países pobres). Estas idéias elitistas e preconceituosas foram amenizadas no relatório “Nosso Futuro Comum” (publicado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1987) ao dizer que não são os países pobres os maiores responsáveis pela devastação do planeta, mas os países mais ricos, que consomem mais recursos e geram mais poluição. O relatório “Nosso Futuro Comum” foi assinado pelos representantes dos países na Eco-92, já com nome de Agenda 21. A idéia de Desenvolvimento Sustentável foi consagrada no ECO-92, sendo entendida como meta a ser atingida pelos países e está presente até os nossos dias.
- A idéia de desenvolvimento sustentável utiliza-se de uma idéia equivocada de meio ambiente, pois separa o meio externo do homem, retirando a sociedade de suas análises. É uma lenda, um mito, uma idéia para o futuro.
-Este ideário mantém o modo de produção de mercadorias e atribui “os problemas aos desvios do “modelo” de cada país, e não ao modo de produção dominante”. (...) um ajuste das “responsabilidades”, pois todos passaram a ser responsáveis pelos problemas de esgotamento e poluição dos recursos.
-Na Agenda 21 temos a idéia de que a “preservação e a conservação” dos recursos naturais poderão provocar a “inclusão” social.
- Um dos grandes questionamentos a serem colocados é de que o Desenvolvimento Sustentável e uma relação sustentável entre Sociedade-Natureza só poderá se realizar em uma sociedade que não seja capitalista. Temos de nos perguntar que tipo de sociedade tem de ser construído para se atingir tal objetivo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário