Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Atividades do filme "O ÓDIO"


O contexto é de uma insurreição popular de moradores da periferia de Paris (principalmente imigrantes), pois o imigrante Abdel Ichah foi espancado em um interrogatório policial e estava em coma.
São três os personagens principais.
Said é um norte-africano, com a sexualidade “à flor da pele” e desesperançoso para o futuro, sendo que sua irmã está envolvida com drogas.
Hubert é negro, maduro, canaliza raiva para o boxe (cuja academia de boxe que ele ministrava foi depredada e incendiada nos conflitos dos dias anteriores) e complementa a sua renda vendendo drogas.
Vinz era um judeu, raivoso e com sinais de esquizofrenia (via vacas andando pela cidade). É angustiado, pois tem o sonho de ser gangster, mas lamenta por ser um dos únicos do bairro a não ter sido preso. A criminalidade é uma grande possibilidade de alcançar status social, mas não consegue reproduzir os códigos de violência da criminalidade. Mora com a irmã, mãe e avó (que vive reclamando que os netos não respeitavam mais a tradição). Achará uma arma e estabelecerá uma “relação instantânea de poder”, querendo matar algum policial para se vingar da agressão e da morte de Abdel Ichah.

1.    Os Imigrantes foram e são importantes para os europeus?

2.    O que é xenofobia? Por que ela existe?

3.    Qual a função da polícia? Para que e para quem ela serve?

4.    Houve abuso policial em algum momento no filme? O que você acha a respeito disso?

5.    Por que estava ocorrendo uma insurreição popular em Paris? Isso era vandalismo?

6.    Podemos afirmar que os moradores da periferia parisiense estavam marginalizados e sem perspectiva de vida? Por que?

7.    Cite alguns elementos do Hip-Hop que aparecerá no filme?

8.    Explique a citação: “ódio traz mais ódio”.

9.    O que acontece quando Vinz, Said e Hubert vão para o centro de Paris? Por que eles não acabam se encaixando na vida do centro de Paris?


Mais informações em: https://oolhoderramado.wordpress.com/2011/09/14/la-haine/

Nenhum comentário:

Postar um comentário