Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

EXERCÍCIO sobre ROTAÇÃO, FUSO HORÁRIO e o LIVRO "O PEQUENO PRÍNCIPE"


EXERCÍCIO SOBRE ROTAÇÃO, FUSO HORÁRIO E O LIVRO "O PEQUENO PRÍNCIPE"

"Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol."SAINT-EXUPÉRY, A.. "O Pequeno Príncipe".

A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?

a) Achatamento de suas regiões polares.
b) Movimento em torno de seu próprio eixo.
c) Arredondamento de sua forma geométrica.
d) Variação periódica de sua distância do Sol.
e) Inclinação em relação ao seu plano de órbita.

Resolução
O movimento que a Terra descreve em torno de si mesma é o chamado movimento de rotação que dá origem ao dia e à noite. Este movimento nos dá a impressão da passagem do tempo e possibilita a determinação dos diferentes fusos horários a partir da posição longitudinal dos lugares. Isto faz com que França e Estados Unidos apresentem diferentes fusos horários em seus respectivos territórios.
Observação: a alternativa c, “arredondamento de sua forma geométrica”, refere-se a uma característica física da Terra, mas que sozinha, sem considerar o movimento da rotação da Terra, não é causa única do dia e da noite. Portanto, “arredondamento” e “rotação” são complementares na explicação da causa de haver o dia e a noite.
Resposta: B

Fonte: Objetivo


Um comentário:

  1. O único problema que vamos ter que mudar toda a geografia e a história, porque aos poucos a população mundial esta descobrindo que a terra é plana e fixa.

    ResponderExcluir