Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Reflexões acerca de "Educação e Diversidade".

texto que eu fiz.
____

A educação sempre foi tratada na retórica da “igualdade alienada” em que homogeneíza os alunos, tirando suas subjetividades e particularidades sociais e culturais.
É correta a mudança de retórica da educação para a diversidade, sendo que os indivíduos possuem suas particularidades que devem ser valorizadas e respeitadas. as pessoas são iguais, mas diferentes, múltiplos e diferenciados.
Esta nova postura que surgiu pela demanda dos movimentos sociais a partir da década de 1990, possibilita vários avanços sociais e na aprendizagem do aluno, sendo que obriga o professor a realizar mudanças curriculares e ao Estado realizar mudanças nas políticas públicas.
A luta pela educação para a diversidade deve buscar o respeito e tolerância às diferenças (alteridade), além de uma luta contra a cultura da violência social e na escola.
Esta retórica nova possibilita que se pense o sujeito coletivamente na sociedade, reforçando o aspecto positivo de que a educação é essencial para a prática social e para a emancipação social.
  
Um debate sobre multiplicidades e diversidades étnico-raciais é válido na medida que se a busca uma educação para todos, é necessário que se inclua os excluídos na discussão e fisicamente nos espaços de educação (seja na escola ou no ensino superior com cotas)
É preciso que se conheçam os conceitos de raça e etnia, para que se saiba sobre o significado do racismo e para que haja o devido combate à este.
O racismo ocorre diferenciadamente em diversos pontos do globo, tendo sua particularidade no Brasil. É necessário que se desvende aos alunos como se construiu o “racismo à brasileira”, desde a diáspora negra, perpassando pelo período escravagista, pela construção dos “mitos de democracia racial” e de como as desigualdades étnico-raciais ocorrem no Brasil.
Os movimentos sociais conquistaram algumas coisas, caso da Lei 10639, que está permitindo uma revisão de identidades no Brasil e uma ruptura pedagógica nos currículos escolares. Muita coisa tem de ser revista, repensada e mudada nos currículos escolares ainda.
Por fim, o debate sobre sexualidade possibilitou novas reflexões, sendo que este é essencial para que se concretize a educação para a diversidade e para a formação de pessoas/sujeitos/indivíduos para viver coletivamente.

Para que a educação sexual se realize, é necessário que o professor saiba de alguns conceitos-chave, tais como: sexualidade, identidades (seja corporais, sexuais ou de gênero), sexo biológico, gênero, orientação sexual e as fases do desenvolvimento da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário