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segunda-feira, 11 de julho de 2016

Reflexões sobre Tecnologia e Sociedade

texto que fiz.
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Para se trabalhar bem na profissão de educador na era digital, é necessário refletir sobre várias coisas, iniciando pelo significado de conectivismo (rede de múltiplas interconexões), de ciberespaço (rede de informações interconectadas ao alcance de todos) e de cibercultura (conjunto de técnicas, práticas, culturas e valores à partir do ciberespaço).
Estamos em novo momento histórico da humanidade, sendo necessária uma atualização, pois saímos de uma “sociedade industrial da informação”, passando por uma “sociedade do conhecimento” e atingindo à uma “sociedade líquida”.
As características da sociedade líquida é o consumismo, imediatismo, padrões sociais de felicidade, esforço da mente, relações pessoais vulgarizadas com falta de laços sociais, desapego de amor, solidão, segurança e isolamento, materialismo, etc.
Esta nova sociedade por ser muito rápida, fluída e dinâmica (líquida) e obriga todos as pessoas (sobretudo os profissionais da educação) à ter uma postura dialética com flexibilidade, sabendo dialogar e convergir diferentes  posturas.
As famílias dos alunos e os próprios alunos são reflexo desta sociedade moderna-líquida, obrigando o educador à mudar sua postura educacional e pedagógica. A realidade está cada vez mais heterogênea e multifacetada, obrigando uma flexibilidade e trabalho diferenciado.
Já que a aprendizagem é fim e meio, sendo mediação de todo processo, as novas formas de comunicação e de mediação auxiliam na aquisição de conhecimentos e também para a aprendizagem significativa dos educandos. Os educadores e educandos possuem uma relação de aprendizagem mútua, pois ambos são receptores e emissores.
Estamos também em uma “sociedade do espetáculo”, onde é supervalorizado a imagem, a aparência, a simulação e o simulacro, em contrapartida do real significado ou essência das coisas. Isto obriga ao professor à trabalhar diferenciadamente.
A inclusão digital não vai emancipar o ser humano socialmente, mas vai possibilitar uma inclusão social maior. É necessário que se promova e fomente vários espaços tecnológicos na escola, não se resumindo somente às “salas de informática”, mas também é necessário que se repense o método de aula, pois uma aula tradicional também pode ocorrer com o uso de tecnologias avançadas.

Os educadores necessitam saber dialogar a mídia clássica (jornais impressos e livros) com a mídia contemporânea digital e on-line. Além do mais, é necessário que este realize um hibridismo de tecnologias, ou seja, saber trabalhar com o tradicional (giz e lousa) e o digital (TEDIC’s). Os alunos também precisam se conscientizar que o uso tecnológico da cultura digital é algo importante pedagogicamente, fazendo estes refletir sobre o currículo e o seu aprendizado. Isto somente reforça a característica interativa e critica de nossa sociedade líquida.

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