Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Sobre os "rolezinhos" promovidos por jovens de periferia



Em relação aos "rolezinhos" que os jovens de periferia estão fazendo nos shoppings centers em 2013 e 2014.

Isto é uma total falta de criatividade destes jovens, pois poderiam fazer coisas mais interessantes.

Entretanto, tal como nas jornadas de junho de 2013, o positivo foi que o brasileiro saiu mais uma vez da apatia imobilista. Estes jovens são um reflexo de nossa sociedade consumista e contraditória, pois há uma carência na oferta de bens culturais na periferia e estes jovens vão aos shoppings para "apavorar playboysada" (mas contraditoriamente ouvem funks ostentação e usam roupas de marca, que podem ter sido pagas à várias prestações).

"Criticam" (alienadamente) os boys mas querem ser playboys, querem ostentar. 

 Não devemos defender a "apologia da miséria", mas também é necessário que se compreenda que não precisa "ter para ser".

Ter bens materiais gerou uma falsa sensação de liberdade, mas aguçou o individualismo na sociedade brasileira, fato que freia mobilizações sociais e reproduz o egoísmo “ostentatório” entre as pessoas. A fetichização da mercadoria está em suas últimas consequências. "Ter não é ser", pois possuir bens materiais não significa uma emancipação social, fato que somente ocorrerá com a derrocada da sociedade capitalista. 

Os jovens reproduzem o que é bombardeado cotidianamente em suas cabeças. Nem tudo está perdido, mas é necessário politizar senão vira algo acéfalo. Eu queria ver eles fazendo este rolê no Shopping Morumbi ou no Iguatemi, mas de maneira crítica e anti-capitalista. Certamente estarei por lá.

________________



A direita já está reagindo aos rolezinhos:
http://www.youtube.com/watch?v=8hZ4cewFSl4 (o ícone da direita, Rachel Sheherazade, falando a este respeito em 16.12.2013).
Até a presidenta Dilma está reagindo: http://noticias.r7.com/brasil/dilma-convoca-reuniao-para-falar-sobre-os-rolezinhos-15012014
 Esta mensagem de facebook, mostra como a burguesia está criando "perfis fake" pra tentar disputar a juventude nos rolezinhos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário