Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de maio de 2014

MAPAS da Arábia Saudita e o Petróleo no Oriente Médio

Mapa da Arábia Saudita e Oriente Médio há mais de 100 anos
A península Arábica tem um muito, muito longa história , e a família saudita tem controlado em grande parte desde 1700 . Mas, para entender como a península tem que ser o que é hoje , volte cerca de 100 anos para 1905. Os sauditas nesse ponto controlado muito pouco , tendo perdido seu território em uma série de guerras. A península foi dividida em lotes de pequenos reinos e emirados. O Império Otomano controlou a maior parte deles , com o Império Britânico controlando o terceiro mais ao sul ou então da península - que a linha através do meio mostra como ele foi dividido . Após a Primeira Guerra Mundial entrou em colapso do Império Otomano, os sauditas expandido para toda a área roxa marcado aqui, como os britânicos haviam prometido para ajudar a combater os otomanos .  Este negócio é dramatizada no filme "Lawrence da Arábia") . No início da década de 1920, os britânicos efetivamente controlaram quase toda a península, que foi dividido em várias dependências , protetorados e mandatos. Mas os sauditas persistiram .
Fonte: http://www.vox.com/a/maps-explain-the-middle-east



Petróleo e Gás no Oriente Médio
O Oriente Médio produz cerca de um terço do petróleo do mundo e um décimo de seu gás natural. ( Ele tem um terço de todas as reservas de gás natural , mas eles são mais difíceis de transportar. ) Muito do que é exportado . Isso faz com que toda a economia mundial muito dependente do fluxo contínuo do que gás e petróleo, que só acontece de passar por uma região que tem visto uma enorme quantidade de conflito nas últimas décadas. Este mapa mostra onde as reservas são e como eles são transportados por via terrestre ; muito do que também atende pelo mar através do Golfo Pérsico, um corpo de água , que também é o lar de algumas das maiores reservas na região e no mundo. Os recursos energéticos são fortemente agrupados em três países vizinhos que historicamente odiavam uns aos outros : Irã , Iraque e Arábia Saudita . A tensão entre os três é algo que os Estados Unidos , como um grande importador de energia, tem sido profundamente interessado em há anos : é unilateral contra o Irã durante a guerra Irã-Iraque de 1980, contra o Iraque quando invadiu o Kuwait e ameaçou a Arábia Saudita na década de 1990 , mais uma vez contra o Iraque com a invasão de 2003 , e agora está apoiando a Arábia Saudita em sua rápida deterioração guerra por procuração contra o Irã .
Fonte: http://www.vox.com/a/maps-explain-the-middle-east




A questão do Petróleo, do comércio e do militarismo no Estreito de Ormuz 
A economia mundial depende dessa hidrovia estreito entre o Irã e a Península Arábica. Desde que o presidente Jimmy Carter emitiu a 1980 "Doutrina Carter", que declarou que os EUA iriam usar a força militar para defender o seu acesso ao petróleo do Golfo Pérsico, o pequeno estreito de Ormuz, na saída do Golfo foi um pouco da água mais fortemente militarizada em terra. Os EUA instalou uma grande força naval, primeiro para proteger as exportações de petróleo do brutal Guerra Irã-Iraque dos anos 1980, em seguida, para protegê-los de Saddam Hussein na década de 1990 Guerras do Golfo, e agora para protegê-los de novo do Irã, que tem um gesto na direção desligando óleo deve guerra se levante contra Israel ou os EUA. Enquanto o mundo roda em combustíveis fósseis e não há tensão no Oriente Médio, não haverá forças militares no Estreito de Ormuz.
Fonte: http://www.vox.com/a/maps-explain-the-middle-east

Nenhum comentário:

Postar um comentário