Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de maio de 2014

MAPAS da Líbia e Iraque

A divisão entre Sunitas e Xiitas no Oriente Médio
A história da divisão do Islã entre sunitas e xiitas começou com a morte do profeta Maomé , em 632 . Houve uma luta de poder sobre quem iria sucedê-lo em governar o Califado Islâmico , com a maioria dos muçulmanos que querem eleger o próximo líder, mas alguns argumentando que o poder deve ir por herança divina para genro - de Mohammed , Ali . Essa facção pró -Ali era conhecido como o " Partidários de Ali ", ou " Shi'atu Ali ", em árabe , daí " xiita ". Eventual ascensão de Ali ao trono desencadeou uma guerra civil, que ele e seus partidários perdido. O Shia manteve a idéia de que Ali era o legítimo sucessor, e se transformou em um ramo totalmente separada do Islã. Hoje, cerca de 10 a 15 por cento dos muçulmanos em todo o mundo são xiitas - que são o grupo majoritário no Irã e só o Iraque - enquanto a maioria dos muçulmanos são sunitas . " Sunita " mais ou menos significa " tradição". Hoje, essa divisão religiosa é novamente um político bem : é uma luta por influência regional entre poderes políticos xiitas , liderados pelo Irã , contra os poderes políticos sunitas , liderados pela Arábia Saudita. Esta luta parece muito com uma guerra fria regional, com batalhas de proxy na Síria e em outros lugares .
Fonte: http://www.vox.com/a/maps-explain-the-middle-east


A limpeza étnica de Bagdá durante a Guerra do Iraque 
Há poucos símbolos mais sombrias para a devastação da Guerra do Iraque do que o que ele fez para uma vez diversos bairros de Bagdá. O mapa da esquerda mostra religioso make-up da cidade em 2005. Bairros mistos, então a norma, são em amarelo. O mapa à direita mostra o que parecia em 2007, após dois anos terríveis de assassinato entre sunitas e xiitas: bombardeios (mostrados com pontos vermelhos), os esquadrões da morte e milícias. Despejos forçados e milhares de mortes efetivamente limpos bairros, para ser de maioria xiita (azul) ou de maioria sunita (vermelho). Desde o final de 2012, a guerra civil sectária ampliou back-up, em Bagdá e em todo o país.
Fonte: http://www.vox.com/a/maps-explain-the-middle-east



Mapa dos Curdos (possível Curdistão) 

O grupo étnico conhecido como os curdos, que há muito viviam como uma minoria desfavorecida em vários países do Oriente Médio, têm lutado por uma nação de sua própria por um longo tempo. Este mapa mostra onde vivem em sobreposição verde, e as fronteiras nacionais que tenham propostas em três ocasiões distintas, todos eles falharam. Os curdos lutaram muitas rebeliões armadas, incluindo campanhas em curso na Síria e na Turquia, e sofreu muitos abusos, de tentativas de genocídios a proibições oficiais sobre sua língua e cultura. Seu uma grande vitória no último século tem sido no Iraque: como resultado da invasão liderada pelos EUA que derrubou Saddam Hussein, os curdos iraquianos têm auto-governo autônomo no norte do Iraque.
Fonte: http://www.vox.com/a/maps-explain-the-middle-east



A re-desenho hipotético da Síria e do Iraque 
Esta é uma idéia antiga que recebe nova atenção a cada poucos anos, quando a violência entre sunitas e xiitas reacende: devem as fronteiras arbitrárias impostas por potências européias ser substituídas por novas fronteiras ao longo divisão religiosa cada vez mais turbulento da região? A idéia é impraticável na realidade e, provavelmente, apenas criar novos problemas. Mas, em certo sentido, isso já é o que a região se parece. O governo iraquiano controla leste xiita de maioria do país, mas os extremistas sunitas tomaram grande parte do Iraque ocidental e oriental da Síria. O governo sírio xiita, enquanto isso, a maioria só controla Shia-oeste e cristão-pesado do país. Os curdos, por sua vez, são juridicamente autónoma no Iraque e funcionalmente tão na Síria. Este mapa, então, não é mais tanta especulação apenas ociosos; isso é algo que os iraquianos e sírios estão a criar-se.
Fonte: http://www.vox.com/a/maps-explain-the-middle-east



Como Guerra da Líbia em 2011 mudou África
A destruição da ditadura de Muamar Kadafi por uma revolta "espontânea" e uma intervenção ocidental acaba causando estragos na metade norte de África. Este mapa tenta mostrar tudo o que veio depois da queda de Kadafi ; que é tão esmagadoramente complexo é precisamente o ponto. O lugar para centrar seu olhar é a sobreposição de laranja modelada através da Líbia , Argélia , Mali, Níger e : isso mostra que os tuaregues , um grupo étnico minoritário semi- nômade , vive . Kadafi usou a riqueza do petróleo da Líbia para treinar, braço, e financiar um grande número de tuaregues para combater a insurreição armada em 2011. Quando ele caiu, os tuaregues tomaram as armas de volta com eles para a Argélia e Mali , onde assumiu o controle do território. No Mali, que liderou uma rebelião de pleno direito , que , por um tempo , tomou metade norte do país. Al- Qaeda se mudou para o vácuo que eles deixaram , conquistando cidades inteiras no Mali e apreensão instalações de combustíveis fósseis na Argélia. Empresas criminosas floresceram neste cinturão semi- árido de terra conhecida como o Sahel. Então, tem grandes rotas de migração , de africanos que procuram encontrar trabalho e uma vida melhor na Europa. Ao mesmo tempo , os conflitos armados está a piorar na Nigéria e Sudão , os dois principais produtores de petróleo . A queda de Kadafi estava longe de ser a única causa de tudo isso, mas trouxe apenas a combinação certa de desordem , armas e milícias para fazer tudo muito pior.
Fonte: http://www.vox.com/a/maps-explain-the-middle-east



Nenhum comentário:

Postar um comentário