Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Lista dos Países com mais Adultos Analfabetos

Repasso texto da Prof ª Ivanilde Moreira:





VERGONHA NACIONAL!

Segundo a UNESCO, o Brasil é o oitavo país com mais adultos analfabetos do mundo. No total, segundo este levantamento, são mais de 14 milhões de analfabetos, cerca de 7% da população. Este número representa 38% de todos os analfabetos da América Latina, apesar da população brasileira representar 35% do total da região.

Enxergando em perspectiva, o número de analfabetos no Brasil representa 40% a mais que toda a população de Portugal.

Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), aponta que não estamos evoluindo, uma vez que o índice de analfabetos acima de 15 anos de idade no Brasil aumentou entre os anos de 2011 e 2012, passando de 8,6% para 8,7%.

Além disso, o Censo de 2010, realizado pelo IBGE, apontou um número de mais de 40 milhões de analfabetos funcionais no Brasil. Foram considerados analfabetos funcionais os que não são capazes de compreender ou interpretar um texto bastante simples. Nesta pesquisa, a Região Nordeste apontou uma concentração de analfabetos funcionais 50% maior que a média brasileira.

Vale lembrar que, tanto os 14 milhões de adultos analfabetos, quanto os 40 milhões de analfabetos funcionais representam juntos 38% do total de eleitores brasileiros que vão decidir o futuro do Brasil nas próximas eleições para presidente.

Para enriquecer a análise, segundo o TSE, dos 142 milhões de eleitores, encontramos o número impressionante de 53 milhões de pessoas, 37,3%, que possuem uma escolaridade que chegou no máximo até a 4ª série do ensino fundamental, dos quais somente 10 milhões conseguiram concluir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário