Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

SEQUÊNCIA de AULAS: ROCHAS, MINERAIS, MINÉRIOS e PETRÓLEO

AULA 1: PLACA TECTÔNICA, VULCÃO, ROCHAS, MINERAIS e MINÉRIOS
- Superfície Terrestre divida em Placas Tectônicas, que se movimentam facilitada pela Astenosfera. Em cima desta superfície ficam continentes e oceanos.
- Os vulcões se localizam nas falhas de Placas Tectônicas e nas áreas de choque ou separação de Placas Tectônicas.
- Quando a lava vulcânica (Astenosfera) resfria, ela vira rocha e minerais.
- Rocha (latim) e Pedra (grego) significam a mesma coisa = agregado de minerais.
- Minerais = são as partes das rochas, um corpo homogêneo composto por elementos químicos.
- Minérios = são os minerais refinados pelo ser humano para utilização econômica.
- Amostras de minerais.
- As rochas, que se subdividem em 3 tipos:
MAGMÁTICAS ou ÍGNEAS: formadas a partir do resfriamento e da solidificação do magma ou da lava vulcânica. A ígnea intrusiva possui resfriamento lento no interior da Terra (granito). A ígnea extrusiva tem rápido resfriamento na superfície (basalto). Exs: pedra pome, basalto, granito, etc.;
SEDIMENTARES: formadas quando rochas já existentes se fragmentam e seus sedimentos são carregados (transportados pela água, pelo vento ou pelo gelo, da origem até o ponto de deposição) para alguma área onde possam ser novamente compactados ou cimentados, quando se depositam em camadas. Exs: arenito, calcário, argilito, petróleo, etc;
METAMÓRFICAS: são as “rochas mutantes”, formadas através de modificações de temperatura e de pressão em rochas já existentes, provocando uma reação química que altera sua composição ou estrutura original Exs: mármore, ardósia, gnaisse, quartizito, folhelho, etc.
> Trazer Amostras de rochas

AULAS 2 e 3: MINÉRIOS e SOCIEDADE
É necessário diferenciar:
- Recursos Minerais = materiais rochosos que podem ser explorados pelo ser humano.
- Reservas Minerais = parte do recurso mineral identificado e reconhecido pelo seu valor econômico.
- Jazidas Minerais = local aonde está sendo explorado o minério.
- Minérios = são os minerais refinados pelo ser humano para utilização econômica.
- Exemplos de Minérios e sua utilização econômica: hematita e manganês (ferro e aço), grafite (grafite), petróleo (é uma rocha sedimentar), carvão mineral, esfarelita (zinco e latão), bauxita (alumínio e latão), galena (chumbo e prata), caolim (cerâmica, porcelana), talco (talco), enxofre (ácido sulfúrico e explosivos), willemita (zinco e remédios), magnetita (imã), fluorita (pasta de dente), calcita (giz de lousa), cristais de sal (sal de cozinha), ouro, rubi, esmeralda, diamante, mica (isolantes, filamentos de lâmpadas), quartzo (vidro), argilito (argila), gipsita (cimento), calcário (cal), etc
- Responder a tabela:
Recursos Minerais Presentes na Sala de Aula
MATERIAL
MATÉRIA-PRIMA
RECURSOS MINERAIS
Lousa ou Quadro-Negro


Giz de Lousa


Caderno


Caneta


Lápis


Forro


Telhado


Carteira Escolar


Portas e Janelas


Piso




AULAS 4 e 5: MINÉRIOS e RECICLAGEM
- Todas as sociedades utilizarão minerais, algumas mais e outras menos. A sociedade capitalista depende cada vez mais de minerais, porque é altamente tecnológica e consumista. Mineral é matéria-prima na produção capitalista sempre será utilizada.
- Com a sociedade capitalista, os recursos minerais estão cada vez mais escassos.
- Recursos minerais não são recursos naturais não-renováveis, pois demoram milhões de anos para se formar e podem acabar à curto prazo.
- Entretanto, os minérios podem ser reciclados. A reciclagem é importante porque não destrói a natureza (não degrada ambientes) para se extrair mais.
- Para as empresas capitalistas é mais rentável economicamente abrir novas jazidas de exploração de minérios do que reciclar, pois significa maior aquecimento no mercado.
- A extração e o Consumo de minérios são desiguais. É o caso do Brasil (possue muitas jazidas de vários minérios e não possui indústrias siderúrgicas e metalúrgicas na mesma quantidade) e do Japão (não possui jazida de quase nenhum minério, mas possui inúmeras indústrias siderúrgicas e metalúrgicas).

AULAS 6, 7, 8, 9 e 10: CARVÃO MINERAL
- É uma mineral cuja formação se dá pela sedimentação de matéria orgânica em áreas de antigos rios. É um hidrocarboneto sólido, encontrado em cavidades ou depressões preenchidas por sedimentos.

- Locais de jazidas: Alemanha, França, Reino Unido, China, Rússia, EUA, etc.
- Importância econômica: uso industrial e residencial (por ter alto valor calórico), tendo significativo destaque durante a Primeira Revolução Industrial.
- Poluição do ar na sua queima e destruição do solo na sua extração.

 >Passar filme “Germinal”.
- Alunos responderão questionário:
1)    Como eram as condições de trabalho na mina de Carvão Mineral do Filme?
2)    Qual a viabilidade econômica do Carvão Mineral? Diferencie este minério com o Carvão Vegetal?
3)    Qual foi a importância deste minério para a sociedade capitalista que estava em sua fase industrial?
4)    Como viviam os burgueses e os proletários no filme? Havia harmonia entre eles?
5)    Porque os mineiros se revoltaram?

AULAS 11 e 12: PETRÓLEO
- É um hidrocarboneto liquido que ocorre naturalmente nos interstícios das rochas sedimentares e porosas (como fica a água numa esponja).
- É uma rocha Sedimentar.
- A formação se dá pela sedimentação de matéria orgânica em áreas de ação tectônica.
- Locais de jazidas: Golfo Pérsico, Golfo do México, Golfo de Maracaibo, mOntes Urais na Rússia, Pré-Sal Brasileiro, etc.
- Curiosidades: 1º Poço de Petróleo furado (EUA, 1859), 1º Motor à Explosão (1883), 1 Barril de Petróleo possui 159 litros.
- Poluição do ar na sua queima e destruição do solo na sua extração.
- Importância econômica: facilidade no transporte, alto valor calórico para uso industrial e residencial (aonde 1 TONELADA de Petróleo = 1,5 TONELADA de Carvão Mineral), seus derivados.
- Craqueamento do Petróleo e seus Derivados:


AULAS 13, 14, 15, 16 e 17: GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO
- Até a década de 1960, quem dominava todas as etapas da produção-extração-transporte do petróleo, além da definição dos preços do barril do petróleo eram as “7 IRMÃS” (TEXACO, EXXON, MOBIL OIL, SHELL, GULF OIL, STANDAT OIL OF CALIFORNIA, BRITISH PETROLEUM). Estas empresas eram importantíssimas para países do centro de controle do capitalismo (caso dos EUA).
- Quando a OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo) é criada em 1960 os EUA diminuirão seu monopólio e os países produtores de petróleo farão um aumento do preço do barril do petróleo (para acima de 30 dólares), criando a primeira Crise do Petróleo Mundial.
> Atuais Membros da OPEP: Angola (janeiro de 2007), Argélia (julho de 1969), Líbia (dezembro de 1962), Nigéria (julho de 1971), Venezuela (setembro de 1960), Equador (de 1973 até 1992, retornou como membro em dezembro de 2007), Arábia Saudita (setembro de 1960), Emirados Árabes Unidos (novembro de 1967), Irã (setembro de 1960), Iraque (setembro de 1960), Kuwait (setembro de 1960), Catar (dezembro de 1961). Os Ex-Membros da OPEP são Gabão (de 1975 a 1994) e Indonésia (de 1962 a 2009).
- Descoberta de novas jazidas de petróleo e de fontes de energias alternativas (década de 1980, redução do barril do petróleo para 25 dolares). O medo do petróleo acabar (fim dos anos 1970 e começo dos anos 1980, aumento do preço do barril do petróleo para acima de 30 dólares).

- A partir das décadas de 1970-80 teremos crises cíclicas de disputas de locais de exploração do petróleo:
- REVOLUÇÃO ISLÂMICA DO IRÃ (1979) = o pró-ocidente Xá Reza Pahlev é deposto pela revolução islâmica, comandada por Aiatolá Khomeine.
- GUERRA IRÃ-IRAQUE (1980-88) = com a revolução islâmica no Irã o Ocidente tem grandes prejuízos financeiros (principalmente os EUA) e financia o vizinho Iraque para derrotar o Irã. O Iraque cujo líder era Saddam Hussein, foi financiado com armas, dinheiro e apoio político na ONU, mas esta guerra não teve vencedores e a crise persistiu. Barril do petróleo aumentou para 36 dólares.
- GUERRA AFEGANISTÃO-URSS (década de 1980) = com o enfraquecimento da URSS o Afeganistão (com apoio do Ocidente capitalista) começou a deixar de ser “comunista”. Os guerrilheiros “Mujaidins” e os “Talebans” começaram a ser financiados com armas, dinheiro e apoio político principalmente pelos EUA.
- GUERRA DO GOLFO (1992) = o Iraque de Saddam Hussein torna-se muito poderoso regionalmente (tanto militarmente quanto economicamente) e começa a ter ambições expansionistas, invadindo o Kwait (que sempre foi um aliado-quintal dos EUA). Os EUA invadem o Kwait com a intenção de desanexar este país dos iraquianos, fato que conseguirá rapidamente.
Descoberta de Novas fontes de energia diminui preço do barril do petróleo para 25 dolares.
- GUERRA DO AFEGANISTÃO (2001-2002) = depois do “Atentado Terrorista das Torres Gêmeas de Nova Iorque no dia 11 de Setembro de 2001”, os EUA inventam a desculpa de invadir o Afeganistão para matar ou prender Osama Bin Laden, a “Al Qaeda” e os “Talebans”. Não consegue o objetivo divulgado, mas derruba os “Talebans” do poder político deste país, colocando um aliado como presidente. O Afeganistão é um dos maiores produtores de petróleo e de gás natural do mundo (local aonde passa importantes gasodutos vindo da Rússia e Ucrânia). Até hoje existe uma ocupação militar dos EUA neste país.
- GUERRA IRAQUE-EUA (2004) = depois do “Atentado Terrorista das Torres Gêmeas de Nova Iorque no dia 11 de Setembro de 2001”, os EUA inventam a desculpa de invadir o Iraque para matar ou prender Saddam Hussein. Conseguem o que queriam, matam Saddam Hussein e colocam um aliado como presidente. O Iraque é um dos maiores produtores de petróleo do mundo. O preço do Barril do petróleo aumentou para mais de 100 dolares.
- Atualmente temos muitas Revoltas e Guerras-Civis nos países produtores de petróleo (incentivados por vários países capitalistas): Ucrânia, Irã, Iraque, Afeganistão, Síria, Líbia, Líbano, etc.
>- Sugestão de filme: “11/09 - Fahrenheit”
Exercícios do Filme:
1- Como G. W. Bush convenceu os estado-unidenses à começarem as Guerras contra Iraque e Afeganistão?
2- Quais foram os reais motivos destas guerras?
3- A geopolítica do petróleo foi mudada com estas guerras?
4- Quais são as conseqüências negativas para o meio ambiente da excessiva extração de minérios e petróleo?
5- Porque a sociedade industrial é muito dependente das fontes de energia? Qual a importância das fontes de energia?
6- Quais são as vantagens e as desvantagens da utilização do petróleo e do carvão mineral?
7- No que o aumento do preço do barril do petróleo interferiu no uso das fontes de energia mundial?
8- Você acredita que o petróleo poderá ser totalmente substituído?
9- Porque o petróleo é um produto tão importante em nossa sociedade? Cite 2 derivados que você utiliza em seu cotidiano?
10- Quais são os motivos que levaram a criação da OPEP?

Nenhum comentário:

Postar um comentário