Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Sequência de Aulas sobre RELEVO

- RELEVOS são as formas com que as camadas rochosas assumem na paisagem, retratando a diversidade de formas da superfície terrestre. Caracteriza-se, basicamente, por formas salientes e formas deprimidas, tanto das formas do relevo emerso quanto submerso.


 

- Existem VÁRIAS formas de relevo, mas 4 formas se destacarão (PLANALTO, PLANÍCIE, DEPRESSÃO E MONTANHA). - As outras formas de relevo são mais transitórias e reduzidas, pegando uma parcela pequena da superfície terrestre, tais como: serra, cuestas basálticas, morro, colina, etc.

- As características dos principais tipos de relevo são:

  • MONTANHAS: áreas mais elevadas com acima de 2500 metros de altura, originadas dos desdobramentos tectônicos. Quando elas apresentam-se em um conjunto extenso, recebem o nome de cadeias montanhosas, que também podem ser chamadas de cordilheiras. Existem 4 processos responsáveis pela formação das montanhas: as vulcânicas (formadas pela ação e composição dos vulcões); as dobradas (as mais comuns, formadas pelos dobramentos terrestres resultantes do tectonismo); as erodidas (formadas a partir da erosão de suas áreas de entorno durante um lento processo de desgaste da superfície); e as falhadas (formadas a partir dos falhamentos dos blocos rochosos).

  • PLANALTO: áreas de altitudes intermediárias de 300m à 2500m, originadas do processo de desgastamento erosivo, geralmente com superfícies de aplainamento (mais ou menos plana) e bem acidentadas (com um maior número de serras e ondulações em suas paisagens, além de encontrarmos as chapadas). Há muitos processos erosivos, com desgaste do solo.Existem três tipos de planaltos: basálticos (formados por rochas de origem vulcânica); cristalinos (constituídos por rochas metamórficas e magmáticas intrusivas); e sedimentares (formados por rochas do tipo sedimentar).


Chapada Diamantina (BA), um clássico exemplo da constituição dos planaltos

 

  • PLANÍCIE: originado no processo de sedimentação, localizando-se nas áreas de baixas altitudes, áreas litorâneas e bacias fluviais. São áreas com uma fisionomia plana, com uma paisagem menos acidentada, altitudes menores e recebem uma grande quantidade de sedimentos provenientes do desgaste de outras formas de relevo. É o tipo de relevo mais propício para a ocupação humana, pois estão em regiões próximas a grandes cursos d'água (apesar dos riscos de enchentes). Em geral, as planícies costumam ser litorâneas (em áreas de litoral), mas podem ser também fluviais (próximas a leitos de rios).


Em áreas de planície, os rios costumam apresentar mais “curvas”, chamadas de meandros

 

  • DEPRESSÕES: originadas dos desdobramentos tectônicos ou ação erosiva, podendo chegar até 11mil metros de profundidade. São regiões de pequenas altitudes e que são mais baixas do que o nível do mar ou a região em seu entorno. Possuem, geralmente, uma superfície plana ou côncava, uma vez que passaram por um longo período de erosão e que agora se caracterizam pela predominância do acúmulo de sedimentos provenientes das regiões circundantes. Existem dois tipos de depressões: as absolutas (aquelas que se encontram abaixo do nível do mar); e as relativas (aquelas que são mais baixas do que o relevo ao seu redor). A formação acontece de duas formas: desgaste ou erosão (ao longo de milhares de anos, o que é causado pela sua composição menos resistente do que a de outras áreas), e pelos movimentos epirogenéticos da Terra (quando uma região lentamente “afunda” em razão das forças endógenas do planeta).


Imagem de satélite do Mar Cáspio, depressão absoluta com 92 metros abaixo do nível do mar

.Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/formas-relevo.htm

 


- As outras formas de relevo são mais transitórias e reduzidas, pegando uma parcela pequena da superfície terrestre, tais como: serra, cuestas basálticas, morro, colina, etc.

 

 


- O Relevo é o resultado da atuação de dois grupos de forças sucessivas ou simultâneas:

Processos Endógenos da formação do Relevo (ou dinâmica interna):

-          TECTONISMO = movimentos que deslocam e deformam as rochas que constituem a crosta terrestre. Podem ser: movimentos epirogênicos (rebaixamento e soerguimento da crosta terrestre) ou movimentos orogênicos (movimentos que dão origem à Montanhas, tendo dois tipos principais, os Dobramentos e Falhamentos).

-          VULCANISMO = relacionado com as atividades vulcânicas.

- Processos Exógenos da formação do Relevo (ou dinâmica Externa):

EROSÃO = é um processo natural, sendo um “poderoso agente de transformação da paisagem e da modelagem do relevo. Age na destruição das saliências ou reentrâncias do relevo, levando a um nivelamento ou a uma colmatagem. Toda fase erosiva corresponde, simultaneamente, a uma fase de sedimentação”. A erosão é um Processo Exógeno, um dos principais elementos para a formação dos Relevos, que se divide em:

Erosão Pluvial = ocorre pela ação da chuva, podendo ser 3 tipos de erosões: superficial (quando leva partículas de um solo sem vegetação), laminar (quando a quantidade de material carregado pela água é maior que na erosão superficial) ou de ravinamento (forma mais agressiva, formando “crateras no solo”, as voçorocas). Deslizamento causado por este tipo de erosão.

Erosão Fluvial = ação das águas dos rios sobre a superfície terrestre, o Trabalho contínuo das águas correntes. Formação de Vales Fluviais em “V” nos leitos dos rios. Temos 3 etapas: juventude, maturidade e velhice.

Erosão Marinha = ação das águas do mar sobre os litorais. As Praias são o resultado mais marcante deste processo, mas temos outras formas como as Restingas (cordões arenosos paralelos à costa), Tômbolos (cordões de areia que ligam uma ilha ao continente), Recifes (consolidação da areia de antigas praias ou pela acumulação de corais), Falésias (desgaste das rochas pela abrasão marinha).

Erosão Glacial ou Glaciária = o gelo modela o relevo através das geleiras, onde as Geleiras atuarão na formação de vale em “U”.

Erosão Eólica = vento é o agente erosivo, pela destruição ou acumulação (dunas).

Erosão Acelerada = causados pela intervenção humana acelerando a erosão em camadas superficiais do solo, ocasionados em ações como os desmatamentos, os cortes de estradas, etc.

Erosão Diferencial = Agentes erosivos atuando de maneira diferente segundo a resistência desigual das rochas, criando formas insólitas no relevo.

 

 

As estruturas geológicas são as formações rochosas e estruturais que compõem a litosfera terrestre. Elas indicam, entre outras coisas, a composição do relevo, a sua idade aproximada e também as suas características mineralógicas. Por exemplo: os combustíveis fósseis encontram-se somente em bacias sedimentares (como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral), enquanto os escudos cristalinos possuem outros tipos de minerais.

Os principais tipos de estruturas geológicas são: crátons (ou escudos cristalinos ou maciços antigos, são províncias geológicas com idade antiga e apresentam as mais antigas rochas do planeta, tendo sido muito desgastados pela ação dos agentes erosivos, relevos planálticos), bacias sedimentares (áreas formadas a partir da intensa deposição de sedimentos sobre uma área de depressão relativa ou absoluta, o que faz com que eles se acumulem em camadas ao longo do tempo e constituam as rochas sedimentares); e dobramentos modernos (inexistentes no Brasil, são áreas mais onduladas e marcadas pela formação de montanhas ou cadeias montanhosas, nas áreas de encontro entre placas tectônicas e são geologicamente recentes e instáveis com atividades vulcânicas, tendo muitas rochas magmáticas e metamórficas).

Fonte:  https://alunosonline.uol.com.br/geografia/estruturas-geologicas.html





AULAS: MAQUETE DAS FORMAS DE RELEVO
- Realização da maquete das formas de relevo.











AULAS: RELEVOS do BRASIL

- Em 1995, Jurandyr Ross, define que o Brasil possui três relevos: Depressões, Planaltos e Planícies.


- Existem algumas subdivisões do relevo brasileiro: Planaltos Norte-Amazônicos, Depressão Norte-Amazônica, Planície do Rio Amazonas, Depressão da Amazônia Ocidental, Depressão Marginal Sul-Amazônica, Planaltos e Chapadas dos Parecis, Planície do Pantaneira, Planaltos e Chapadas da Bacia do Rio Paraná, Planaltos e Serras do Atlântico, Planalto da Borborema, Planície Costeira e Planaltos da Bacia do Rio Parnaíba.


EXERCÍCIOS SOBRE RELEVO DO BRASIL

1) A partir dos seus conhecimentos sobre os processos de formação do relevo, assinale a alternativa que indica uma característica do relevo brasileiro.

A) Presença de grandes cadeias montanhosas.

B) Grande influência de processos tectônicos.

C) Formação de cordilheiras de montanhas.

D) Existência de depressões nas áreas litorâneas.

E) Predomínio de médias e baixas altitudes.

 

2) Em 1995, Jurandyr Ross desenvolveu uma nova metodologia de classificação para o relevo do Brasil. De acordo com Ross, quais são as três unidades de classificação do relevo brasileiro?

A) Planície, chapada e planalto.

B) Planalto, planície e depressão.

C) Planalto, planície e vale fluvial.

D) Cordilheira, montanha e serra.

E) Montanha, planalto e planície.

 

3) As formas de relevo brasileiras são resultantes de vários processos geomorfológicos que atuam na superfície ao longo do tempo. O predomínio de menores altitudes no Brasil, quando comparado aos países vizinhos, se deve à:

A) ocorrência de fenômenos tectônicos e à presença de vulcões adormecidos.

B) formação geológica antiga e à acentuada atuação de agentes exógenos do relevo.

C) predominância de áreas de planície e ao regime nival dos maiores rios do país.

D) elevada atuação de agentes endógenos do relevo e ao registro de terremotos.

E) estruturação recente do relevo e à existência de formações de cadeias montanhosas.

 

4) As ilhas oceânicas brasileiras, como as presentes no arquipélago de Fernando de Noronha, não guardam nenhuma relação com o relevo continental do Brasil. Dessa maneira, qual processo geomorfológico está envolvido na formação dessas ilhas?



A) Acumulação de corais marinhos.

B) Soerguimentos de blocos terrestres.

C) Presença de dorsais mesoceânicas.

D) Ocorrência de vulcanismo submarino.

E) Processo de deposição sedimentar.

 

5) O relevo terrestre é resultante da atuação de dois conjuntos de forças denominadas agentes do relevo, que compreendem os agentes internos ou criadores do relevo e os agentes externos ou modificadores do relevo. Podemos considerar agentes internos e externos, respectivamente:

a) Tectonismo e erosão

b) Águas correntes e seres vivos

c) Vento e vulcanismo

d) Águas correntes e intemperismo

e) Abalos sísmicos e vulcanismo

 

6) Observe a imagem a seguir:

A fisionomia retratada na foto acima é naturalmente típica de:

a) regiões de planície, por estar em um relevo aplainado que não propicia o escoamento em velocidade dos cursos d'água, resultando na formação de meandros.

b) regiões de planalto, pois se manifesta em superfícies onduladas geralmente delimitadas por escarpas, o que se percebe pelas oscilações existentes no leito do rio.

c) regiões de planalto, uma vez que os processos erosivos são favorecidos pela velocidade de vazão do rio.

d) depressões absolutas, porque nessas regiões a pressão atmosférica é maior e resulta em uma ausência de coesão na organização das paisagens.

e) região de montanha com muitas nascentes de rios.

 

7) Sobre a formação do relevo é correto afirmar que

a) o relevo desde o surgimento da Terra não sofreu modificações em sua estrutura.
 b) o relevo é formado por modificações resultantes da ação de agentes internos e externos.

c) o relevo é formado pela ação de agentes exógenos e transformado somente por agentes humanos.

d) o relevo é apenas a manifestação superficial do que ocorre no interior da Terra.

 

8) Identifique a forma de relevo representada na figura abaixo e assinale a opção CORRETA.

a) Chapada

b) Mar de Morro

c) Serra

d) Depressão

e) Montanha


Nenhum comentário:

Postar um comentário