Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de maio de 2014

MAPAS do Afeganistão

Como a " Durand Line" configurou conflitos  do Afeganistão
Mortimer Durand foi um oficial colonial britânico que forçou os pashtuns ser minorias nos estados do Afeganistão e do Paquistão moderno. Muitos pashtun agora pertencem ou apoiar um grupo extremista em sua maioria - pashtuns chamado Taliban , que causa estragos em ambos os países e tem importantes bases operacionais ( mostradas em laranja escuro ) no lado paquistanês da fronteira. 
Fonte: http://www.vox.com/a/maps-explain-the-middle-east


A guerra 1989 no Afeganistão 
Em 1979, a União Soviética invadiu o Afeganistão para defender o governo comunista pró-Moscou de rebeliões em crescimento. Os EUA (junto com a Arábia Saudita e Paquistão), financiou e armou os rebeldes do Talibã. A CIA deliberadamente escolheu para financiar extremistas, vendo-os como melhores lutadores. Quando os soviéticos se retiraram em 1989, os grupos rebeldes virou um contra o outro, lutando uma guerra civil horrível que você pode ver neste mapa: as áreas vermelhas são, a partir de 1989, sob o controle do governo. Todas as outras cores mostra a área de um grupo rebelde de controle. Alguns desses rebeldes, como o Hezb-i Islami Gulbuddin, ainda estão lutando, embora a maioria deles foram derrotados quando o Taliban se levantou e conquistou o país na década de 1990.
Fonte: http://www.vox.com/a/maps-explain-the-middle-east


Presença Talibã nas Etnias do Afeganistão
Fonte: http://www.vox.com/a/maps-explain-the-middle-east



Áreas importantes no Afeganistão atualmente
 1) as áreas do Taliban, em sobreposição de laranja; 2) as áreas controladas por os EUA e seus aliados, em deprimente pequenas manchas de verde; 3) as principais bases militares ocidentais, marcada com pontos azuis; 4) nas áreas de produção de ópio, que são uma grande fonte de financiamento Taliban, em círculos marrons, com círculos maiores que significa mais de ópio; 5) as linhas de abastecimento através do Paquistão, em vermelho, que o Paquistão tem ocasionalmente desligados e estão sob ataque Taliban freqüente; 6) a linha de abastecimento através da Rússia, que requer aprovação russo.
Fonte: http://www.vox.com/a/maps-explain-the-middle-east



Um comentário: