Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de julho de 2020

ATIVIDADE_Relação COVID-19 e Desigualdades Sociais em SP


Analise os 3  Mapas abaixo e os textos sobre a relação dos casos de mortes da Covid-19 com as taxas de Expectativa de Vida ao Nascer, a concentração da população negra e a localização de moradias precárias na cidade de São Paulo. Assinale a alternativa Correta.



Mapa da Desigualdade: Endereço é fator de risco para covid-19 em SP

Os dois distritos de São Paulo onde a população tem uma maior idade média ao morrer registram um número baixo de óbitos por covid-19. Em Moema, na zona sul, a expectativa de vida é de 81 anos e no Jardim Paulista, na região central, 80 anos. Juntos, eles somam 130 mortes durante a pandemia.
Já entre os três distritos com a menor idade média ao morrer, dois têm altos índices de falecimentos pela doença. No Grajaú, na zona sul, os moradores vivem em média 59 anos e em Cidade Tiradentes, na zona leste, 57 anos, mas as regiões concentram 460 mortes, sendo 267 só no Grajaú. Segundo o levantamento, são 3,5 vezes mais óbitos nessas regiões do que nos dois distritos com maior expectativa de vida.


População negra

Os dois distritos com maior proporção de população negra entre os habitantes, Jardim Ângela (60%) e Grajaú (57%), ambos na zona sul da capital, apresentam alto número de óbitos por covid-19: 507 mortes, sendo 240 óbitos e 267, respectivamente.
Em contrapartida, o Alto de Pinheiros, na zona oeste, tem 8% de negros e 44 mortes, e Moema, na zona sul, com 6% dos moradores negros, registra 66 óbitos. Os dois distritos com menor proporção de negros entre os moradores somam 110 mortes por covid-19. O número é cinco vezes menor do que no Jardim Ângela e Grajaú.
Segundo a Rede Nossa São Paulo, é possível compreender que os óbitos por covid-19 afetam mais a população negra, já que "os distritos que representam os maiores números de mortes também são os que concentram a maioria dos negros. Enquanto os distritos com menos óbitos são também os que têm números reduzidos de residentes pretos e pardos".


Domicílios em favelas

De acordo com o estudo, os 11 distritos que não reúnem domicílios em favelas, segundo dados oficiais, têm baixo número de óbitos por covid-19, em comparação com a média da cidade. São eles: Alto de Pinheiros, Bela Vista, Brás, Cambuci, Consolação, Jardim Paulista, Moema, Perdizes, República, Santa Cecília e Sé.
No Alto de Pinheiros, foram 44 mortes, no Jardim Paulista outras 64 e em Moema, 66.
Já os dois distritos que têm mais mortes pela covid-19 têm o percentual de domicílios em favelas três vezes maior do que a média. Brasilândia, na zona norte, e Sacomã, na zona sul, têm 30% e 28% de casas em comunidades. Juntos, concentram 503 mortes.
O levantamento indica, portanto, que nos locais onde há maior concentração de favelas, a pandemia faz mais vítimas.


a) Há uma grande incidência de Covid-19 nos bairros com maior quantidade de moradia precária (favelas e cortiços), como Moema e Alto de Pinheiros.
b) Há uma pequena incidência de Covid-19 nos bairros com maior quantidade moradores negros, como Jardim Ângela e Grajaú.
c) Há uma grande  incidência de Covid-19 nos bairros com maior quantidade moradores negros, como Jardim Ângela e Grajaú.
d) Há uma pequena incidência de Covid-19 nos bairros com menores índices de expectativa de vida ao nascer, como Moema e Alto de Pinheiros.
e) Não existe uma relação entre a incidência de Covid-19 e as desigualdades sociais entre os diferentes bairros na cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário