Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de julho de 2020

ATIVIDADE_sobre abordagem policial e preconceito


Analise as duas charges abaixo e os 2 textos sobre abordagem policial e preconceito. Assinale a alternativa Incorreta.





“Empresário xinga e ameaça PM em Alphaville após queixa de violência doméstica”

Um policial militar foi xingado, ofendido e ameaçado pelo empresário Ivan Storel, de 49 anos, na tarde da última sexta-feira, 29. A Polícia Militar foi acionada por sua mulher, de 46, para atender a uma ocorrência de violência doméstica na residência localizada no Condomínio Alphaville 5, bairro nobre do município de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, ao lado de Barueri.
A mulher do empresário contou à equipe policial que seu marido estava sob efeito de bebidas alcoólicas e durante todo o dia a ofendeu com diversos xingamentos na frente da filha.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, que provocou a revolta de internautas, é possível ver o momento em que Storel aparece na porta de sua residência e começa a ofender com palavras de baixo calão os policiais, em especial um PM que está posicionado a alguns metros em sua frente.
"Você é um bosta. É um merda de um PM que ganha mil reais por mês, eu ganho 300 mil reais por mês. Quero que você se foda, seu lixo do caralho. Você não me conhece. Você pode ser macho na periferia, mas aqui você é um bosta. Aqui é Alphaville, mano", gritou.


“Abordagem nos Jardins tem de ser diferente da periferia, diz novo comandante da Rota”

Em entrevista exclusiva concedida ao UOL, Mello Araújo afirmou que os PMs que atuam na região nobre e na periferia de São Paulo adotam formas diferentes de abordar e falar com moradores. "É uma outra realidade. São pessoas diferentes que transitam por lá. A forma dele abordar tem que ser diferente. Se ele [policial] for abordar uma pessoa [na periferia], da mesma forma que ele for abordar uma pessoa aqui nos Jardins [região nobre de São Paulo], ele vai ter dificuldade. Ele não vai ser respeitado", disse.
"Da mesma forma, se eu coloco um [policial] da periferia para lidar, falar com a mesma forma, com a mesma linguagem que uma pessoa da periferia fala aqui no Jardins, ele pode estar sendo grosseiro com uma pessoa do Jardins que está ali, andando", complementou. "O policial tem que se adaptar àquele meio que ele está naquele momento", argumentou.

a) A polícia militar tem a mesma abordagem em bairros nobres e na periferia.
b) A polícia militar possui uma orientação oficial de realizar abordagens diferenciadas em bairros nobres e na periferia, podendo caracterizar preconceito social.
c) Os policiais militares não sofreram humilhações por parte do morador rico de Alphaville.
d) A polícia militar tem que ter abordagens mais truculentas nos bairros mais periféricos, pois só há marginais na periferia.

e) A polícia militar tem se portado como um Leão em Alphaville e um Gatinho na periferia, sendo que é um dever profissional do policial ser mais agressivo na periferia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário