Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de julho de 2020

Relação Desigualdades sociais e mortalidade de COVID-19 no Brasil


MAPA DA DESIGUALDADE: RENDA E MORTALIDADE POR COVID-19 NAS CAPITAIS BRASILEIRAS
Publicado em 26/05/2020 17:25:40 
Longe de serem homogêneas, as capitais brasileiras retratam a desigualdade expressa em diversos aspectos da realidade e atualmente são foco de grandes debates sobre o futuro da vida nas cidades, pois abrigam 22% da população do país, ou seja, mais de 47 milhões de pessoas.
Levantamento realizado para o Mapa da Desigualdade entre as Capitais indica que aquelas com maior número de pessoas abaixo da linha da pobreza também apresentam elevada taxa de mortalidade por Covid-19. Em São Luís, Recife e Manaus, onde mais de 30% da população vive com menos de US$ 5,5 por dia (faixa que define a linha da pobreza, segundo o Banco Mundial), foram registrados mais de 40 óbitos para cada 100 mil habitantes.
Já as capitais estaduais que apresentam os melhores indicadores relacionados à pobreza também registram taxas de mortalidade inferiores às demais. Em Florianópolis, onde apenas 9% da população vive com menos de US$ 5,5 por dia, a mortalidade por Covid-19 não chega a dois óbitos por 100 mil habitantes.
https://www.cidadessustentaveis.org.br/noticia/detalhe/mapa-da-desigualdade-renda-e-mortalidade-por-covid-19-nas-capitais-brasileiras


Nenhum comentário:

Postar um comentário