Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

AULA - GUERRA FRIA E ANTIGA ORDEM MUNDIAL


Guerra Fria e Antiga Ordem Mundial.
1- Antiga Ordem Mundial significou a divisão dos Países neste período da Guerra Fria em:
-          PRIMEIRO MUNDO: países capitalistas ricos;
-          SEGUNDO MUNDO: países socialistas.
-          TERCEIRO MUNDO: países capitalistas pobres.
2- Os países socialistas se concentravam mais na Ásia e na Europa Oriental (Leste Europeu) por dois motivos: proximidade territorial com URSS e a China, além das conquistas da URSS na Segunda Guerra Mundial (à medida que Stalin ia vencendo Hitler, ia conquistando as terras do Leste Europeu, fato que influenciou estes países possuírem o regime socialista).
3- Socialismo = é uma forma de organização da sociedade baseada na igualdade social (sem classes sociais), no controle popular do Estado e na distribuição igualitária das riquezas.
4- Capitalismo = é uma forma de organização da sociedade baseada na concentração de riquezas pela burguesia (desigualdade social) e no controle privado do Estado pela burguesia.

5- Guerra Fria = é um período histórico que vai de 1945 (fim da Segunda Guerra Mundial) à 1991 (fim da URSS), significando uma oposição militar e ideológica entre o Bloco de Países Capitalistas (representados pelos EUA) e o Bloco de Países Socialistas (representados pela URSS). O mundo estava Bipolarizado.
6- Não houve um conflito direto entre EUA e URSS, mas estes incentivaram e financiaram golpes/guerras/ditaduras pelo mundo. Os Blocos de Países representados por eles (Capitalistas ou Socialistas) estavam disputando territórios e países aliados para se ter mais vantagens econômicas (como matérias-primas, produtos, etc).


3 comentários:

  1. Professor fofo, não sou sua aluna c: foi muito fofo da sua parte ter um blog de conteudo, isso ajudou na minha liçao de casa

    ResponderExcluir