Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

AULA - GUERRA FRIA, ANTIGA ORDEM MUNDIAL e NOVA ORDEM GEOPOLÍTICA MUNDIAL

Antiga Ordem Mundial significou a divisão dos Países neste período da Guerra Fria em:

·         PRIMEIRO MUNDO: países capitalistas ricos;

·         SEGUNDO MUNDO: países socialistas.

·         TERCEIRO MUNDO: países capitalistas pobres.

- Os países socialistas se concentravam mais na Ásia e na Europa Oriental (Leste Europeu) por dois motivos: proximidade territorial com URSS e a China, além das conquistas da URSS na Segunda Guerra Mundial (à medida que Stalin ia vencendo Hitler, ia conquistando as terras do Leste Europeu, fato que influenciou estes países possuírem o regime socialista).

 

- O mundo estava em uma lógica Bipolar, com a oposição dos países dos blocos Capitalistas e Socialistas.

·         Socialismo = é uma forma de organização da sociedade baseada na igualdade social (sem classes sociais), no controle popular do Estado e na distribuição igualitária das riquezas.

·         Capitalismo = é uma forma de organização da sociedade baseada na concentração de riquezas pela burguesia (desigualdade social) e no controle privado do Estado pela burguesia.

 

Guerra Fria = é um período histórico que vai de 1945 (fim da Segunda Guerra Mundial) à 1991 (fim da URSS), significando uma oposição militar e ideológica entre o Bloco de Países Capitalistas (representados pelos EUA) e o Bloco de Países Socialistas (representados pela URSS). O mundo estava Bipolarizado.

·         Não houve um conflito direto entre EUA e URSS, mas estes incentivaram e financiaram golpes/guerras/ditaduras pelo mundo. Os Blocos de Países representados por eles (Capitalistas ou Socialistas) estavam disputando territórios e países aliados para se ter mais vantagens econômicas (como matérias-primas, produtos, etc).

·         A indústria cultural da URSS e dos EUA eram utilizados para defesa ideológica do seu respectivo Bloco, como podemos ver na imagem a seguir:


“Capitão América desafia hordas comunistas”, capa da HQ “Captain America”, n. 78, nov. 1954.




A Nova Ordem Mundial não é mais Bipolar como no período da Guerra Fria, mas Multipolar, com vários países protagonistas buscando a hegemonia política e econômica, como EUA, Japão, China e União Europeia.

Inicialmente se dividiu em Países do Norte e do Sul (em uma influência do período anterior da “Antiga Guerra Mundial”, com Norte Desenvolvido e Sul Subdesenvolvido).

Entretanto, esta divisão Norte-Sul era insuficiente e se criou a possibilidade de regionalização geopolítica dos países do mundo em 2 formas: criando áreas regionais de influências de grandes potências (como podemos ver nos 2 mapas abaixo) ou na divisão dos países do mundo por critério econômicos.

 






Divisão dos países do mundo em critério econômicos:

·         PAÍSES DESENVOLVIDOS

·         PAÍSES EMERGENTES OU EM DESENVOLVIMENTO

·         PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS

O critério para esta divisão Geopolítica não é mais de Modo de Produção como na Guerra Fria, mas de poder econômico capitalista, sobretudo em relação a dados de Produto Interno Bruto (PIB) e Produto Nacional Bruto (PNB).


ATIVIDADE


Título: Mapa da Antiga Ordem Mundial
Escala: 1=30.000.000
Lergenda:
[1] Países de Primeiro Mundo
[2] Países de Segundo Mundo
[3] Países de Terceiro Mundo

3 comentários: