Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Desemprego e Lógica do Desemprego - TEXTO


Desemprego e Lógica do Desemprego


Na sociedade capitalista, o “exército industrial de reserva” é forjado para o rebaixamento de salários, sendo o “núcleo regente da dinâmica populacional no modo de produção capitalista”. Este exército está ligado ao numero de desempregados, que foram desterritorializados no processo de êxodo rural e que estão desempregados pelo maior número de equipamentos-máquinas que trabalhadores nas empresas. Nas crises do capital o “exército industrial de reserva” é ampliado e os salários rebaixados e nas épocas de recuperação-prosperidade o “exército industrial de reserva” é reduzido e os salários aumentados. No modo de produção capitalista a população é regida nesta lógica.
 Portanto temos na sociedade capitalista uma "Lógica do Desemprego", onde temos muita demanda de mão de obra para uma insuficiente quantidade-oferta de emprego, levando ao desemprego e ao rebaixamento do salário, pois muita disputa por emprego significa salário baixo. Karl Marx chamava isso de "Lei do Exercito Industrial de Reserva".
Podemos afirmar que não existe excedente populacional, mas falta de empregos e de condições de vida da maior parte da população. Os paises desenvolvidos estão com poucos adultos e jovens, tendo pouca disputa por emprego, não havendo a “Lógica do Desemprego”. Para resolver este problema eles lançam mão de duas soluções:
-          Curto Prazo = incentivo à imigração (principalmente de africanos, latino-americanos e do sudeste asiático).
-          Longo Prazo = incentivo à natalidade, à fecundidade das famílias.



Densidade de Empregos - Região Metropolitana de São Paulo - Fonte_ Metrô. Pesquisa Origem-Destino 1987 e 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário