Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Texto sobre relação Homem-Natureza e Recursos Minerais

repasso texto que eu fiz.
___
Sem natureza não há sociedade, sem sociedade não há natureza. Digo isto porque sem sociedade não há natureza porque foi o ser humano que deu nome aos objetos do mundo (seja um cachorro, árvore, montanha, rio). A natureza é um elemento concreto do mundo, sendo também o palco dos acontecimentos. Natureza também é um conceito, sendo uma construção humana e social. Portanto, natureza é um conceito social, sem sociedade não pode haver a idéia de natureza, até porque alguém disse que a natureza existe e certamente não foi o Planeta Terra ou um ser superior (deus). Sem natureza não há sociedade porque toda sociedade necessita da natureza para sobreviver, pois o homem bebe água, alimenta, respira, utiliza roupas, etc.
É equivocada a visão que diz que o homem não pode interferir na natureza. Ele sempre vai interferir, só que com menor ou maior intensidade. De acordo com o Modo de Produção das Sociedades ela pode interferir mais ou menos na natureza, ou conceber o Homem como sendo superior ao restante da natureza.
A sociedade Capitalista interfere mais no Meio Ambiente e concebe o homem como sendo superior ao restante da natureza. O Capitalismo interfere mais no Meio Ambiente porque somos uma sociedade altamente tecnológica e consumista. Os objetos tecnológicos precisam muito de natureza (seja ele um computador, um avião ou uma embalagem plástica) e o consumismo é uma necessidade da sociedade capitalista (pois o rápido consumo gira a economia de mercado e impossibilita riscos de crises de superprodução).
Esta relação da sociedade, modo de produção e a natureza podem ser vistas nesta passagem de GONÇALVES. Toda sociedade cria o seu conceito de natureza, sendo uma construção humana e social, como vemos na passagem de Carlos Walter Porto GONÇALVES Os (Des)caminhos do Meio Ambiente (São Paulo: Contexto, 2000, p.23) a seguir:
 “Toda sociedade, toda cultura cria, inventa, institui uma determinada idéia do que seja natureza. Nesse sentido, o conceito de natureza não é natural, sendo na verdade criado e instituído pelos homens. Constitui um dos pilares através do qual os homens erguem as suas relações sociais, sua produção material e espiritual, enfim, a sua cultura”.
Todas as sociedades utilizarão minerais, algumas mais e outras menos. A sociedade capitalista depende cada vez mais de minerais, porque é altamente tecnológica e consumista. Mineral é matéria-prima na produção capitalista sempre será utilizada. No entanto, é necessário diferenciar:
Recursos Minerais = materiais rochosos que podem ser explorados pelo ser humano.
Reservas Minerais = parte do recurso mineral identificado e reconhecido pelo seu valor econômico.
Jazidas Minerais = local aonde está sendo explorado o minério.
Minérios = são os minerais refinados pelo ser humano para utilização econômica.
Os recursos minerais estão cada vez mais escassos e demoram milhões de anos para se formar (são recursos naturais não-renováveis, pois podem acabar).
Recursos minerais não são renováveis, mas podem ser reciclados. Sua reciclagem é importante porque não destrói a natureza (não degrada ambientes) para se extrair mais. Na produção de alumínio se gasta muita bauxita: 1 tonelada de alumínio = 4 a 6 toneladas de bauxita. A reciclagem é muito bom pro meio ambiente, pois 1 quilo de alumínio reciclado é uma economia de 5 quilos de bauxita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário