Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Estratégias Financeiras e Empresariais para Organização e Centralização do Capital


Estratégias Financeiras e Empresariais para Organização e Centralização do Capital.

1- Concentração financeira e também chamada de concentração empresarial, surgiu no final do século XIX com o capitalismo monopolista. No século XX sobretudo nos dias atuais, essas concentrações estão representadas pelas transnacionais, gigantescas empresas que dominam a maior parte do mercado mundial. Atualmente como se tornou proibido o monopólio, notamos a presença de diversos acordos empresariais para a manutenção do mercado, são eles:
-          Monopólio: É o domínio do mercado de um determinado produto ou serviço por uma única empresa ou pelo Estado. (exs: Microsoft, Petrobrás, Tetra Pak, Nextel, Boeing, Embraer).
-          Oligopólio: É o domínio do mercado por um pequeno grupo de empresas. (exemplo1: no mercado automobilístico dos EUA, aonde a GM, Ford e Chysler dominam 70% do mercado). (exemplo 2: mercado de refrigerantes no Brasil, dominada por Coca-Cola, Ambev, Dolly e Pepsi).
-          Truste: É quando uma empresa domina todos os elos da produção, quando uma empresa domina todas as etapas da cadeia produtiva. (ex: Petrobrás que tem empresas dominando todas as etapas, como na: prospecção, extração, refinamento e transporte).
-          Cartel: É um acordo ou associação de varias empresas independentes ou autônomas para controlar ou dominar a produção de determinados produtos. Tem caráter internacional e, em alguns casos, é formado até mesmo por países. (exemplos: as sete irmãs do petróleo, união GAROTO+NESTLE e a comunidades européia de aço e carvão).
-          Dumping: é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país, por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado. Esta técnica é utilizada como forma de ganhar quotas de mercado. (Exemplos: baixos preços dos produtos chineses, paraguaios, indonésios, tailandeses, etc).
-          Conglomerados: São grupos de empresas que atuam em diferentes setores ou ramos da economia, sendo que normalmente nenhuma delas fornece elementos à linha de produção das demais. (Exemplos: Grupo Votorantim, PEPSICO, Grupo Silvio Santos, JPMORGAN, GRUPO ROCKEFELLER).
Holding: É uma empresa ou organização que controla outras empresas mediante a aquisição majoritária das suas ações. Sua função básica não é produzir, mas sim administrar as outras empresas. As multinacionais e os CONGLOMERADOS são geralmente controlados por holding, que pode estar situada no país-sede ou em outro país.

Um comentário:

  1. Os trustes correspondem à fusão ou união entre duas empresas de um mesmo ramo ou de áreas diferentes da economia, constituindo uma única companhia ou um grupo de associados de maior porte. Essa forma de monopólio é muito utilizada por grandes empresas que se vêm ameaçadas pelo crescimento de pequenas concorrentes em fase de rápido crescimento, mas também pode envolver empresas de porte maior.

    ResponderExcluir