Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TIpos de Governo

TIpos de Governo Pró Capitalista

1- Governo é quem comanda uma sociedade, país e Estado, sendo um elemento transitório.
2- Dividirei os Governos em Pró-Capitalistas:
-          Liberalismo Clássico: Adam Smith foi o grande idealizador e diz que “a mão-invisível do mercado regula a economia”, ou seja, não pode haver intervenção estatal ou do governante na economia. O mercado se auto-regula, as próprias empresas intervêm na economia (é o livre-mercado, livre-concorrência, livre-comércio).
-          Intervencionismo (Keynesianismo): Importante destacar que a Crise de 1929 foi uma crise de esgotamento do padrão do liberalismo clássico na economia e J. M. Keynes foi o grande idealizador do modelo intervencionista, defendendo a intervenção do Estado na economia e na sociedade. Importante contextualizar o surgimento destes ideais, pois surgiram durante a Grande Depressão da década de 1930, sendo necessária uma intervenção, que nos EUA ocorre com F. Roosevelt (com o New Deal). O Keynesianismo no mundo se populariza durante o periodo da Guerra Fria (sendo um dos motivos da continuidade deste padrão governamental nas décadas subseqüentes). No Brasil começa com Getulio Vargas na década de 1930 (vide indústrias de base) e atualmente está sendo aplicada nos governos Lula-Dilma (como no PAC, redução do IPI que incentiva o aumento do consumo, etc).
-          Neoliberalismo: A Capitalismo passa por uma outra Grande Crise dos anos 1970 (relacionada com a OPEP e o aumento do preço do barril do petróleo). Esta Crise da década de 1970 foi uma crise de esgotamento do padrão Keynesianista, pois as empresas se tornam muito poderosas e o Estado vira um obstáculo para o avanço destas empresas. O enfraquecimento da Guerra Fria ajuda neste esvaziamento do Keynesianismo, mas este não acabará por completo (sobrevivendo principalmente com as práticas de subsídios agrícola). Os grandes idealizadores do padrão Neoliberal foram M. Tachter e Ronald Reagan. Temos uma retomada das idéias do “Liberalismo Clássico” com algumas adaptações. Diz que não pode haver intervenção estatal na economia (o mercado se auto-regula) e que se deveria “diminuir o Estado” pelas privatizações (a liberalização, desregulamentalização, flexibilização e precarização).
-          A Crise de 2008-09 foi uma nova crise do Capitalismo, sinalizando um esgotamento do padrão Neoliberal. Os países capitalistas estão buscando alternativas para sair desta crise, juntando noções do Keynesianismo (em relação às economias nacionais) com o Neoliberalismo (em relação à economia global). O Brasil amenizou as conseqüências desta crise com práticas Keynesianistas (como na redução do IPI que incentiva o aumento do consumo, etc).


TIPOS DE Governos Anti-Capitalistas:

1- Se existem os Governos Pró-Capitalistas, existem os Anti-Capitalistas:
-          Social-Democracia: é um governo que critica a forma do capitalismo, mas não pretende acaba-lo, sendo “reformista”. Também é chamado de “Estado do Bem-Estar Social”. (exemplo: programa “Bolsa Família” do PT).
-          Anarquismo: critica o capitalismo, mas diz que para se ter uma sociedade justa, o Estado e os Governos tem de ser exterminados. As pessoas não podem ser governadas por ninguém, tem de haver “Auto-Gestão”.
-          Socialismo: Karl Marx e F. Engels foram os grandes idealizadores. È uma critica ao capitalismo, dizendo que este deva ser exterminado, mas para isso tem de haver um “governo popular e democrático, inicialmente através de uma ditadura do proletariado”. Primeiras experiências na “Comuna de Paris” (1893) e na “Revolução Russa” (1917).

Nenhum comentário:

Postar um comentário