Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

REFLEXÕES sobre "FORMAÇÃO do UNIVERSO, PLANETA TERRA e HOMEM"


AULA 1:FORMAÇÃO DO UNIVERSO”
1- Existem várias formas de se compreender a formação do Universo e do Planeta Terra, além da formação. Eu utilizarei a forma científica.

2- Universo formado há 13-14 bilhões de anos atrás, no evento chamado de Big Bang, quando matéria, tempo, energia e espaço vieram todos à existência.
Uma prova decisiva que sustenta a teoria do Big Bang é a existência de Radiação Cósmica de Fundo, que é uma fraca radiação de calor que emana uniformemente de todos os pontos do universo. A única explicação plausível é que ela se originou nas condições da bola de fogo quente do inicio do universo, tal como descrito pela teoria do Big Bang.
Após o Big Bang, surge um “Universo primitivo” que era pequeno, quente e denso. Desde então, ele vem se expandindo e se resfriando.
- Em um nanossegundo (ou bilionésimo de segundo) chegou a centenas de milhões de quilômetros de diâmetro, com uma temperatura de dezenas de trilhões de graus Kelvins (graus acima de –273ºC ou zero absoluto).
- Nesta fase, o universo era uma “sopa” fervente de partículas criadas a partir da energia, ao lado de um grande numero de fótons (pequenos pacotes de energia radiante). A maioria destas partículas era composta de elétrons e quarks, mas também havia outros tipos que hoje não existem mais. Apesar de conter abundancia de elétrons, o universo primitivo não conservou nenhuma das outras principais matérias-primas de átomos: prótons e nêutrons.
- Depois de apenas um microssegundo (um milionésimo de segundo), porem, ele resfriara o suficiente para grandes quantidades de prótons e nêutrons se formarem como dois diferentes tipos de quarks.
- A maioria dos prótons estava destinada a ser os núcleos dos átomos de Hidrogênio, mas, cerca de um segundo após o Big Bang, as colisões entre prótons e nêutrons começaram a formar os núcleos de alguns elementos leves (Hélio e pequenas quantidades de Berílio e Lítio). Esse processo, chamado de nucleossíntese do Big Bang foi concluído em 3 minutos e formou os núcleos de 98% dos átomos de Helio presentes hoje no Universo. Alem disso, ele consumiu todos os nêutrons.
- Nos 100 mil anos seguintes (cerca de 12,990 bilhões de anos atrás), o universo continuou a se expandir e a resfriar-se, mas ainda estava demasiadamente energético para formar os átomos, a formação destes era ainda impossível. Se os elétrons e os núcleos atômicos se uniram por um instante, foram rapidamente separados por fótons, que se prenderam automaticamente num processo de colisão continua com as partículas. Eventualmente, após, 300 mil anos, quando a temperatura caiu para cerca de 3 mil graus Kelvin, os prótons e outros núcleos atômicos começaram a capturar elétrons de forma permanente, formando os primeiros átomos, que eram principalmente de Hidrogênio e de Hélio. Ao mesmo tempo os fótons foram liberados e se espalharam livremente em todas as direções. Nessa fase o universo se tornou transparente, conforme a “nevoa” inicial de energia e partículas clareou.
- A gravidade começou a fazer os átomos se juntarem. Ao longo de centenas de milhões de anos, turbilhões de nuvens de Hidrogênio e de Hélio se formaram e começaram a se estender em longas linhas finas. Há cerca de 13 bilhões de anos (ou 500 milhões de anos após o Big Bang), as linhas finas começaram a se aglomerar para formar as primeiras galáxias. A maior concentração de matéria dentro das galáxias levou a criação das estrelas, a produção de energia (incluindo calor e luz) nas estrelas começou quando os núcleos de hidrogênio em seus centros iniciaram a fusão para formar Helio.
- Quando as primeiras galáxias e estrelas se formaram, ainda havia apenas quatro elementos químicos no Universo: hidrogênio, Helio, lítio e berílio. A formação das primeiras estrelas foi altamente significativa, pois é dentro delas que elementos químicos mais pesados são criados a partir dos mais leves, através de vários processos de fusões. Muitos dos elementos químicos mais comuns na Terra, como oxigênio, silício e ferro, foram feitos dessa forma. Os elementos muito mais pesados, como o chumbo, não podem ser criados nas estrelas normais, mas somente nas supernovas – explosões massivas de estrelas gigantes em sua agonia final. Essas explosões também distribuíram novos elementos através das galáxias, onde foram incorporados em novas estrelas e planetas.
SISTEMA SOLAR
Via Láctea formada há cerca de 10-11 bilhões de anos. Cerca de 4,56 bilhões de anos atrás, dentro de nossa galáxia, um aglomerado de poeira (nebulosa) começou a se condensar e a formar o nosso Sistema Solar. O Sol foi formado porque a matéria se tornou mais densa numa região central, neste local a temperatura aumentou muito e o hidrogênio se fundiu para formar o hélio (e o Sol nasceu). Materiais sólidos e gelos se fundiram e formaram “planetesimais”, alguns destes se fundiram para formar planetas e outros se transformaram em asteróides e cometas.

AULA 2:FORMAÇÃO DO PLANETA TERRA E O SURGIMENTO DA VIDA”
No éon Pré-Cambriano, há cerca de 4,6 bilhões de anos, o planeta Terra foi formado. Há cerca de 4,5 bilhões de anos a Terra foi bombardeada por “planetesimais” (arrancando vários fragmentos que se fundirão e formarão a Lua). Há 4,3 bilhões de anos surgem as primeiras moléculas orgânicas/bactérias e há 4,2 bilhões de anos o planeta se resfria e são formados os primeiros oceanos.
Entre 4,2 à 3,8 bilhões de anos o planeta Terra sofre o bombardeio de muitos meteoritos, que vaporizarão oceanos, destruirão vida nascente (que não usava Oxigênio e suportava a forte temperatura, pois não tinha a Camada de Ozônio).
Será que estes bombardeios trouxeram vida extraterrestre para a Terra?
Aos poucos a temperatura abaixou e sobe o nível de oxigênio (produzido por microorganismos fotossintetizantes,/estromatólitos que também produzia O³).
Havia grande tectonismo, vulcanismo e muitas alterações climáticas (como glaciações), fato que contribuirá para a evolução do planeta e da vida. Vulcanismo liberou nitrogênio, dióxido de carbono e vapor d’água (que virava O², O ³ e a água dos oceanos). Sais se dissolveram nos oceanos e geraram salinidade (água salgada).
O minério sílica formará a crosta terrestre e as erupções vulcânicas formarão novas rochas na superfície (rochas mais pesadas afundaram e formarão o fundo dos oceanos). A crosta terrestre se fragmenta e formam as placas tectônicas.
Surgem os primeiros eucariontes (organismo com células simples, mas com núcleo) há cerca de 2,7 bilhões de anos. Estes eucariontes elevarão o nível de O² na atmosfera inicial (mas ainda era 1% do total de gases) e quando o O² atinge 2% surge o Ozônio (O³) que filtrará raios UV, permitirá a evolução e a sobrevivência de novas formas de vida. Há cerca de 1,9 bilhões de anos o O² chega a 15% do total de gases.
Há cerca de 1 bilhão de anos surgem os organismo com reprodução sexuada, que abrirá caminho para organismo maiores e mais diversos. Ocorrerá troca de material genético, diversificando ainda mais a vida. Entre 580-550 milhões de anos surgem animais grandes (ediacaranos, uma espécie de água-viva com 2m de comprimento) e animais com conchas. Entre 543-252 milhões de anos no período Paleozóico surgem animais com exo-esqueleto ou carapaça (como esponjas, mexilhões/moluscos, caracóis marinhos, baratas), cefalópoles (lula, polvos), grupos extintos (rastejadores trilobitas, conodontes nadadores e graptólitos flutuadores), coral/algas/atrópodes/vermes, vertebrados sem carapaça, peixes sem mandíbula, anfíbios (depois répteis) e surgem plantas com troncos. Temos o supercontinente Pangeia (mudanças tectônicas geravam mudanças climáticas, extinções, evoluções e adaptações). Há mais ou menos 300 milhões de anos os répteis evoluem para os dinossauros/tartarugas/mamíferos.
Entre 252-65 milhões de anos no período Mesozóico surgem moscas, peixes teleósteos (ósseos e cartilaginosos), tubarões modernos, mamíferos primitivos, mamíferos com mandíbulas, mamíferos placentários, cobras, alguns dinossauros evoluem para répteis ou aves, plantas com flores primitivas e pólen.
No período Cenozóico (65 milhões de anos até hoje) temos uma extinção em massa (há 65 milhões de anos) por causa de um grande meteorito em combinação com erupções vulcânicas e mudanças climáticas. Surgem primeiro primata mamífero, peixes ósseos modernos, plantas com flores, insetos polinizadores, aves, mamíferos (marinhos e terrestres, marsupiais/ovíparos/placentários), cavalos/roedores/hipopótamos/cachorros/felinos/morcegos.
Hominídios evoluirão de primatas na África há 19 milhões de anos e vai evoluir em gorilas (6-8 milhões de anos), chipanzés e humanos (que tinham um ancestral comum há 5-7 milhões de anos). Há 3 milhões de anos surgem australopitecus e pouco depois surgem o Homos (primeiro habilis há 2,6 milhões de anos; erectos há 1,8-1,9 milhões de anos; neanderthal há 230 mil anos até 30 mil anos atrás, sapiens que surgiu há 200 mil anos atrás e migraram há 120 mil anos).
Homo sapiens migraram há 120 mil anos, indo pro norte da áfrica há 100 mil anos, oeste do Mediterrâneo há 90 mil anos (encontro com neandertais), na China há 30 mil anos, Austrália há 50 mil anos, interior da Europa há 40 mil anos, Chile há 12,5 mil anos (depois que o Estreito de Bering ficou exposto a baixos níveis do mar, entre 18-10,2 mil anos).
Com o resfriamento do clima os animais se adaptam à mudança criando pêlos e penas nos corpos ou criando roupas, além de reserva de gordura, camuflagem, membros diferenciados, raízes profundas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário