Filme “Revolução dos Bichos”.
“A Revolução dos Bichos” de John
Stephenson
Numa alegoria a corrupção do poder na União
Soviética comandada por seu líder, Josef Stalin, o escritor George Orwell
escreveu "A Revolução dos Bichos". Considerada um best-seller, a obra
narra a história do fazendeiro Jones (Pete Postlephwaite). Um homem beberrão e
cruel que explora seus animais. Revoltados com seu proprietário, eles se
organizam em seu lar. De posse da terra, os bichos passam a controlar o lugar,
decretando uma série de novas regras. Mas na busca de uma sociedade ideal se
vêem traídos pela opressiva atuação dos novos dirigentes.
_____
Debate do Filme e Exercícios.
1- Durante
o Debate, É importante falar que o filme é uma “fábula” que queria falar sobre
a Revolução Russa e queria criticar o “stalinismo” na União Soviética.
Importante também fazer as seguintes analogias dos personagens do filme com
personagens reais:
·
Humanos: os capitalistas
·
Animais: os trabalhadores
·
Fazenda
Manor: A Rússia
·
Fazenda
Animal: URSS
·
Animalismo: Socialismo
·
Fazendeiro
Mr Jones:
irresponsável, cruel (Czar Nicolau II)
·
Pilkington: Inglaterra (país que detinha
a maior parte dos capitais investidos na Rússia antes da revolução)
·
Old
Major: sábio,
respeitado, ajuda a organizar a revolução (Karl Marx ou Lênin)
·
Snowball: grande teórico e orador, um dos
líderes da revolução (Trotsky)
·
Napoleon: líder oportunista, cruel e corrupto
(Stálin)
·
Squealer: persuasivo, símbolo da máquina de
propaganda do aparato stalinista
·
Boxer: trabalhador incansável e dedicado,
simboliza o proletariado.
·
Corvo
Moisés: símbolo
religioso. Impressão de Orwell sobre a Igreja
·
Porcos: militantes do Partido Comunista
·
Cães: exército privativo dos porcos, muito
parecido com a KGB
·
Moinho
de Vento: a indústria
russa.
2- Alunos responderão às seguintes questões:
1)
Como
viviam os animais e os humanos antes da Revolução dos Bichos?
2)
Porque
os animais se revoltaram contra o fazendeiro? Eles representam quem na
Revolução Russa?
3)
Explique
como os animais viviam no período do “Animalismo”?
4)
Porque
a Revolução dos Bichos não deu Certo? O que alguns porcos começaram a fazer?
5)
O
que deveria ser feito para que o “Animalismo” continuasse na fazenda?
___
1. QUALQUER COISA QUE ANDA SOBRE DUAS PERNAS É INIMIGO.
2. O QUE ANDA SOBRE QUATRO PERNAS, OU TENHA ASAS, É AMIGO.
3. NENHUM ANIMAL USARÁ ROUPA.
4. NENHUM ANIMAL DORMIRÁ NA CAMA.
5. NENHUM ANIMAL BEBERÁ ÁLCOOL.
6. NENHUM ANIMAL MATARÁ OUTRO ANIMAL.
7. TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS.
___
SETE MANDAMENTOS DO ANIMALISMO
1. QUALQUER COISA QUE ANDA SOBRE DUAS PERNAS É INIMIGO.
2. O QUE ANDA SOBRE QUATRO PERNAS, OU TENHA ASAS, É AMIGO.
3. NENHUM ANIMAL USARÁ ROUPA.
4. NENHUM ANIMAL DORMIRÁ NA CAMA.
5. NENHUM ANIMAL BEBERÁ ÁLCOOL.
6. NENHUM ANIMAL MATARÁ OUTRO ANIMAL.
7. TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS.
infelizmente não posso... tem que ver o filme, fazer o debate e responder as questões...
ResponderExcluir1- momento que compõem o enredo (o todo da narrativa)??
ResponderExcluirGostei muito desse filme. É ótimo para trabalhar em sala de aula.
ResponderExcluir