Aula 1:Feudalismo.
1-
Feudalismo se estende do século V (fim do Império Romano) até o século XVIII
(Revolução Francesa).
2-
Os BURGOS eram a “cidade dos ricos”, pois lá teria muita infra-estrutura
e de rede de serviços (castelo, exercito, comércio, igreja, etc). Neste local
moravam o clero (padres e religiosos da Igreja Católica), a nobreza (reis e
príncipes) e alguns burgueses (comerciantes).
3-
Os FEUDOS eram “a cidade dos pobres”, pois lá teria carência de
infra-estrutura e de rede de serviços. Moravam alguns burgueses (comerciantes),
mas principalmente o povo (servos). Era um ambiente rural, baseado na
agricultura e pecuária. Quem morava no feudo tinha de entregar as riquezas para
os moradores dos burgos (muitas vezes o povo se revoltava e fazia assaltos,
como o caso de “Robbin Wood”).
- Organização Espacial do Feudalismo:
4-
A divisão de Classes Sociais no Feudalismo: CLERO, NOBREZA, BURGUESIA E POVO/SERVOS.
5-
O clero e a nobreza tinham o poder político na sociedade feudal, ou seja,
mandavam e tomavam as decisões políticas.
6-
A burguesia e o povo eram deixados de lado no campo político, deixando-os muito
insatisfeitos.
7-
A burguesia percebe que deve tirar o clero e a nobreza do poder político, ou
seja, acabar com a sociedade feudal. Mas para isso acontecer ela tem de ter as
“condições materiais e sociais”.
8-
A burguesia percebe que tem de juntar dinheiro para tal. Ela começa a
intensificar o comércio, surgindo o “capital mercantil”.
9-
O período histórico aonde ela intensifica o comércio foram nas Grandes Navegações.
Aulas 2 e 3: Grandes Navegações.
-
Passagem de trechos do filme: “1492: a conquista do paraíso”.
Aula 4: Debate e Exercícios do Filme.
1-
Debate:
- Contexto da “descoberta” da América = Império Bizantino toma a cidade de Constantinopla em 1453 e impede europeus de navegarem pelo mar Mediterrâneo e pelo mar Vermelho. A burguesia européia queria ir para Ásia (Índia e China) para comercializar (especiarias e ouro) e acumular capital mercantil (podendo mudar de sociedade).
- A Burguesia precisava ter dinheiro para ter as condições materiais de tirar o clero e a nobreza do poder político do feudalismo, começa a intensificar o comércio nas Grandes Navegações (Expansão Comercial-Marítimo).
- A Burguesia precisava ter dinheiro para ter as condições materiais de tirar o clero e a nobreza do poder político do feudalismo, começa a intensificar o comércio nas Grandes Navegações (Expansão Comercial-Marítimo).
-
A burguesia começa a fazer comércio localmente, mas com as navegações ela
expande territorialmente sua atuação, variando a quantidade de produtos a serem
comercializados.
-
Marco Pólo cria uma rota marítima que vai para a Ásia (especialmente para a
Índia e à China). Esta rota marítima foi criada porque a “rota do mar
Mediterrâneo e mar Vermelho” estava proibido pelos Mouros (Império Bizantino).
-
Cristóvão Colombo assim como Marco Pólo (ou Bartolomeu Guimarães ou Vasco da
Gama) eram comerciantes burgueses e queriam chegar à Ásia para fazer comércio.
-
Cristóvão Colombo cria uma rota marítima diferente, pois achava que dava para
alcançar a Ásia navegando para o
Ocidente (pelo Oceano Atlântico). Ele comprou uma briga com o Clero (que
controlava o conhecimento na época) e quase foi pra fogueira (assim como
Giordano Bruno, Galileu Galilei e Nicolau Copérnico).
-
Depois de conseguir o apoio de banqueiros, burgueses e da rainha da Espanha,
Colombo consegue navegar, descobrindo o continente América.
-
Algumas pessoas dizem que Colombo não foi o primeiro não-americano à chegar à
América, pois existem mapas chineses do século XVIII que mostram a costa
brasileira (assim como mapas vickings da América do Norte). Os chineses tinham
a frota marítima mais desenvolvida da época, tendo uma
burguesia-navegadores-comerciantes que estavam prestes a tirar o clero-nobreza
do poder. Entretanto isso não ocorre, pois o imperador da “Dinastia Ming”
destrói todos os navios, constrói a Muralha da China e se fecha pro mundo até o
século XIX (com a Guerra do Ópio, entre China e Inglaterra).
2-
Os alunos se dividirão em grupos (de 2 à 4) e responderão à estas perguntas:
1)
Porque Colombo resolveu fazer uma rota marítima diferente? O que ele teve de
fazer?
2)
Quem e o que Colombo teve de enfrentar para poder navegar? Porque?
3)
De que países asiáticos saíam as mercadorias compradas pelos europeus?
4)
O que realmente interessou Colombo e os burgueses europeus na América?
5)
Explique o que Colombo e os burgueses europeus queriam fazer na Ásia e também
com o ouro-prata dos indígenas americanos?
Aulas 6 e 7: Mapa sobre as Grandes Navegações.
-
Os alunos terão cerca de 2 aulas pra fazer individualmente o seguinte mapa:
1)
Título: “Mapa das Grandes Navegações (séculos XIII à XVII)”
2)
Escala: 1: 30.000.000
3)
Nome dos 5 Oceanos (pintar de azul depois)
4)
Nome dos 5 Principais Paralelos
5)
Legenda:
[] Índia
e China
[] Espanha e
Portugal
à Rota do Mar Mediterrâneo
à Rota do Marco Polo
à Rota do Colombo
àRota da Seda
àRota da Seda
0 Império Bizantino (séculos V à XVI)
0 Império
Turco Otomano (séculos XVII à XX)
Link com Animação Interessante: http://www.ideiasnacaixa.com/laboratoriovirtual/navegacoes.html
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