Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

SUGESTÃO de AULAS sobre "FEUDALISMO, GRANDES NAVEGAÇÕES e CAPITALISMO"


Aula 1:Feudalismo.

1- Feudalismo se estende do século V (fim do Império Romano) até o século XVIII (Revolução Francesa).
2- Os BURGOS eram a “cidade dos ricos”, pois lá teria muita infra-estrutura e de rede de serviços (castelo, exercito, comércio, igreja, etc). Neste local moravam o clero (padres e religiosos da Igreja Católica), a nobreza (reis e príncipes) e alguns burgueses (comerciantes).
3- Os FEUDOS eram “a cidade dos pobres”, pois lá teria carência de infra-estrutura e de rede de serviços. Moravam alguns burgueses (comerciantes), mas principalmente o povo (servos). Era um ambiente rural, baseado na agricultura e pecuária. Quem morava no feudo tinha de entregar as riquezas para os moradores dos burgos (muitas vezes o povo se revoltava e fazia assaltos, como o caso de “Robbin Wood”).
- Organização Espacial do Feudalismo:

4- A divisão de Classes Sociais no Feudalismo: CLERO, NOBREZA, BURGUESIA E POVO/SERVOS.
5- O clero e a nobreza tinham o poder político na sociedade feudal, ou seja, mandavam e tomavam as decisões políticas.
6- A burguesia e o povo eram deixados de lado no campo político, deixando-os muito insatisfeitos.
7- A burguesia percebe que deve tirar o clero e a nobreza do poder político, ou seja, acabar com a sociedade feudal. Mas para isso acontecer ela tem de ter as “condições materiais e sociais”.
8- A burguesia percebe que tem de juntar dinheiro para tal. Ela começa a intensificar o comércio, surgindo o “capital mercantil”.
9- O período histórico aonde ela intensifica o comércio foram nas Grandes Navegações.

Aulas 2 e 3: Grandes Navegações.

- Passagem de trechos do filme: “1492: a conquista do paraíso”.

Aula 4: Debate e Exercícios do Filme.
1- Debate:
Contexto da “descoberta” da América = Império Bizantino toma a cidade de Constantinopla em 1453 e impede europeus de navegarem pelo mar Mediterrâneo e pelo mar Vermelho. A burguesia européia queria ir para Ásia (Índia e China) para comercializar (especiarias e ouro) e acumular capital mercantil (podendo mudar de sociedade).
- A Burguesia precisava ter dinheiro para ter as condições materiais de tirar o clero e a nobreza do poder político do feudalismo, começa a intensificar o comércio nas Grandes Navegações (Expansão Comercial-Marítimo).
- A burguesia começa a fazer comércio localmente, mas com as navegações ela expande territorialmente sua atuação, variando a quantidade de produtos a serem comercializados.
- Marco Pólo cria uma rota marítima que vai para a Ásia (especialmente para a Índia e à China). Esta rota marítima foi criada porque a “rota do mar Mediterrâneo e mar Vermelho” estava proibido pelos Mouros (Império Bizantino).
- Cristóvão Colombo assim como Marco Pólo (ou Bartolomeu Guimarães ou Vasco da Gama) eram comerciantes burgueses e queriam chegar à Ásia para fazer comércio.
- Cristóvão Colombo cria uma rota marítima diferente, pois achava que dava para alcançar a Ásia navegando para  o Ocidente (pelo Oceano Atlântico). Ele comprou uma briga com o Clero (que controlava o conhecimento na época) e quase foi pra fogueira (assim como Giordano Bruno, Galileu Galilei e Nicolau Copérnico).
- Depois de conseguir o apoio de banqueiros, burgueses e da rainha da Espanha, Colombo consegue navegar, descobrindo o continente América.
- Algumas pessoas dizem que Colombo não foi o primeiro não-americano à chegar à América, pois existem mapas chineses do século XVIII que mostram a costa brasileira (assim como mapas vickings da América do Norte). Os chineses tinham a frota marítima mais desenvolvida da época, tendo uma burguesia-navegadores-comerciantes que estavam prestes a tirar o clero-nobreza do poder. Entretanto isso não ocorre, pois o imperador da “Dinastia Ming” destrói todos os navios, constrói a Muralha da China e se fecha pro mundo até o século XIX (com a Guerra do Ópio, entre China e Inglaterra).

2- Os alunos se dividirão em grupos (de 2 à 4) e responderão à estas perguntas:
1) Porque Colombo resolveu fazer uma rota marítima diferente? O que ele teve de fazer?
2) Quem e o que Colombo teve de enfrentar para poder navegar? Porque?
3) De que países asiáticos saíam as mercadorias compradas pelos europeus?
4) O que realmente interessou Colombo e os burgueses europeus na América?
5) Explique o que Colombo e os burgueses europeus queriam fazer na Ásia e também com o ouro-prata dos indígenas americanos?

Aulas 6 e 7: Mapa sobre as Grandes Navegações.
- Os alunos terão cerca de 2 aulas pra fazer individualmente o seguinte mapa:

1) Título: “Mapa das Grandes Navegações (séculos XIII à XVII)”
2) Escala: 1: 30.000.000
3) Nome dos 5 Oceanos (pintar de azul depois)
4) Nome dos 5 Principais Paralelos
5) Legenda:
[] Índia e China
[] Espanha e Portugal
à Rota do Mar Mediterrâneo
à Rota do Marco Polo
à Rota do Colombo
àRota da Seda
0 Império Bizantino (séculos V à XVI)
0 Império Turco Otomano (séculos XVII à XX)



Link com Animação Interessante: http://www.ideiasnacaixa.com/laboratoriovirtual/navegacoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário